O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza Filho, Moacir Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T20:17:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T20:17:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/90946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/90946-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação para a Ciência - FC-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central deste trabalho é a Tese de que o processo dialético entre o erro e a verdade, entre a razão e a experiência, propicia a formação de novas zonas do perfil epistemolótico e, consequentemente, contribui para a aquisição de um conhecimento mais sistematizado e mais elaborado. O estudo da epistemologia de Bacharel por meio de suas características: histórica, descontinuísta, dialética e racionalista, e também, pelas noções de obstáculos epistemológicos e perfil epistemológico, fornece subsídios que nos ajudam a compreender a importância do erro e da verdade no desenvolvimento e na aquisição de conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica. Primeiramente, pro meio de uma recorrência histórica regressamos à história do eletromagnetismo. As concepções deste período se enquadram em duas regiões do perfil: a idéia de ação a distância e noção da teoria de campo. Podemos verificar a importância do erro e da verdade para a formação de uma nova zona do perfil. Em seguida, no campo pedagógico, fizemos uma pesquisa de campo. Elaboramos um curso de extensão universitária denominado Fundamentos Históricos do Eletromagnetismo e, aplicamos aos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP/Bauru durante o ano letivo de 2006. Os encontros ocorriam quinzenalmente, nos quais, estudávamos alguns episódios históricos relevantes da temática proposta. A metodologia da análise foi dividida em três etapas do processo de psicanálise propostas por Santos (1998): Na conscientização, aplicamos um questionário logo no primeiro dia de aula. A desestruturação consistiu na gravação dos encontros para análises (gravação, transcrição e interpretação de dados). Esta etapa foi dividida em dois módulos que ocorreram no primeiro e segundo semestres letivos. No primeiro módulo, estudamos o período até a descoberta do eletromagnetismo...-
Descrição: dc.descriptionThe central goal of this work is the Thesis that the dialectic process between error and truth and, between reason and experience, propitiates the formation of epistemological profiles, new zones, and consequently, it contributes for the acquisition of a better knowledge. The study of the Bachelard's epistemology through its historical, discontinuous, dialectical and relationalist characteristics and, through the notions of epistemological obstacles and profiles supplies subsidies that help us to understand the importance of the error and of the truth in the development and acquisition of news concepts. This is a theorical and empirical research. First, through a historical recurrence we return to the history of the electromagnetism. The conceptions of this period show two zones of the profiles: Action at a Distance and theory of field. We can verify the importance of the error and of the truth for the formation of the epistemological profiles's new zones. In the pedagogical field, we did a research in the classroom with some students. We elaborated a course of extension. It has been called Historical Fundaments of the electromagnetism and, we applied it to the students of the Physical Teaching Course at Unesp/Bauru during the year of 2006. The meeting happened biweekly, in which, we studied some excellent episodes of thematic proposal. The methodology of analysis was divided in three stages of the psychonalysis process proposals by Santos (1998). In the awareness, we applied a questionnaire in the first day of class. The destabilization consisted in the recording of the meeting for analysis (recording, transcription and interpretation of the data). This stage was divided in two modules that had occurred in the first and second semesters of the year. In the first module, we studied the period until the discovery of eletromagnetism and, in the second module, its posterior interpretations... (Complete abstract click electronic access below)-
Formato: dc.format203 f.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectFisica - Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Science-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetism-
Título: dc.titleO erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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