A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRufatto, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Marcelo Carbone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T16:31:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T16:31:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/901-
Descrição: dc.descriptionProcurou-se identificar as consequências mais importantes da concepção de ciência de Popper, que deu origem a um rico debate na Filosofia das Ciências, para o Ensino de Ciências. O acompanhamento deste debate permite perceber a riqueza do processo científico, reconhecendo as contribuições daqueles que debateram com Popper; bem como a importância dos aspectos da ciência que Popper valorizou e procurou preservar. As críticas e os debates em torno das abordagens de mudança conceitual contribuíram para a percepção da riqueza e complexidade desse processo. Quando considerados os objetivos institucionais das escolas e as expectativas sociais em torno da compreensão adequada e da procura de superação dos paradigmas vigentes a manutenção de certos aspectos, inerentes ao processo de mudança conceitual, pode se mostrar relevante. Neste sentido, a obra de Popper pode oferecer importante apoio para valorizar aspectos racionais que poderiam presidir o processo de aprender Ciências.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed at identifying the most important consequences of Popper's conception of science education, which started a fertile debate in the Philosophy of Science. By following this debate, it is possible to notice the richness of the cientific process, recognizing the contributions brought by those who debated with Popper, and the importance of aspects of science that Popper valued and attempted to preserve. The criticism and the debate over the approaches towards conceptual change contributed to the perception of the wide extent and complexity of this process. However, the maintenance of certain aspects, inherent in the process of conceptual change, may be relevant when the institutional objectives of the schools and the social expectations over the appropriate understanding and over the attempt to overcome current paradigms are considered. In this way, Popper's work may offer important support to valuing rational aspects that could inform the process of learning Science.-
Formato: dc.format269-289-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia popperiana-
Palavras-chave: dc.subjectEscolha e debate racional-
Palavras-chave: dc.subjectMudança conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of Science-
Palavras-chave: dc.subjectPopper's epistemology-
Palavras-chave: dc.subjectRational choice and debate-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual change-
Título: dc.titleA concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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