Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorZapater, André Rocha-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Duani Moraes-
Autor(es): dc.creatorVitta, Alberto de-
Autor(es): dc.creatorPadovani, Carlos Roberto-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Carlos Plácido da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T16:31:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T16:31:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2004-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/881-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/881-
Descrição: dc.descriptionAvaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.-
Descrição: dc.descriptionThis work had as aim the seat posture evaluation program from first-grade students in elementary school, in a public, private and municipal school, in Bauru. For that 71 students were evaluated (pre-test) about knowledges related to seat posture education after all it was given an education program about it, made by exposured class, proof techniques and feedback associated of an effort program supplied by trained professors and finally the revaluation (post-test) of participants knowledge. As a result: 1) on the pre-test ocurred valuable difference between schools, the municipal school presented less mistakes number than the private and the public schools; 2) the post-test showed that there was a valuable difference showing that the municipal and private schools have had less mistakes number related to the public; 3) in all the schools the mistake situation was bigger before the test than after the test. Comparing schools, according to the mistake situation, when it increased public school has better answers than private schoolt. It's concluded that the program is efficient to increase the school's knowlegde about the seat posture education.-
Formato: dc.format191-199-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)-
Relação: dc.relationCiência & Saúde Coletiva-
Relação: dc.relation0.757-
Relação: dc.relation0,566-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPostura sentada-
Palavras-chave: dc.subjectEscolares-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção-
Palavras-chave: dc.subjectEducation program-
Palavras-chave: dc.subjectSeat posture-
Palavras-chave: dc.subjectScholars and prevention-
Título: dc.titlePostura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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