Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jefferson Diego de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/313048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313048 | - |
Descrição: dc.description | O Produto Educacional aqui apresentado foi elaborado como parte dos requisitos do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Ele tem por principal objetivo ampliar o repertório de professores(as), gestores(as) e demais interessados(as) quanto às formações ofertadas pelo Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), com foco na Educação Especial. A proposta surgiu a partir da análise dos resultados desta pesquisa, que evidenciaram uma lacuna significativa na oferta de formação continuada em serviço voltada a docentes especializados(as), bem como a outros profissionais da educação que atuam na perspectiva inclusiva. Tal carência refere-se tanto à dificuldade de acesso às informações quanto à profundidade e aplicabilidade dos conteúdos disponibilizados. Diante desse cenário, foi elaborado um infográfico interativo, com base em princípios da acessibilidade e da praticidade, que reúne dez formações autoinstrucionais ofertadas EFAPE, por meio do CMSP. As formações foram organizadas por temáticas pertinentes ao contexto da Educação Especial e Inclusiva, e destacadas nos resultados da pesquisa de forma a facilitar o acesso e promover o uso crítico e reflexivo dos materiais. Cada formação é apresentada com hiperlink direto ao acesso, acompanhada de um resumo explicativo que sintetiza os principais conteúdos abordados. | - |
Descrição: dc.description | The Educational Product presented here was developed as part of the Professional Master's Degree in Inclusive Education, linked to the Graduate Program in Inclusive Education (PROFEI) at the Júlio de Mesquita Filho São Paulo State University (UNESP). Its main objective is to expand the repertoire of teachers, administrators, and other interested parties regarding the training offered by the São Paulo Media Center (CMSP), with a focus on Special Education. The proposal arose from the analysis of the results of this research, which highlighted a significant gap in the provision of continuing education in service for specialized teachers, as well as other education professionals working with an inclusive perspective. This deficiency refers both to the difficulty in accessing information and to the depth and applicability of the content provided. Given this scenario, an interactive infographic was created, based on principles of accessibility and practicality, which brings together ten self-instructional training courses offered by EFAPE, through CMSP. The training sessions were organized by themes relevant to the context of Special and Inclusive Education and highlighted in the search results to facilitate access and promote critical and reflective use of the materials. Each training session is presented with a direct hyperlink, accompanied by an explanatory summary summarizing the main content covered. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/313047 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de mídias de São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoformação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo Media Center | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher self-training | - |
Título: dc.title | Infográfico: autoformação de professores(as), gestores(as) e profissionais interessados(as) na educação inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: