Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jefferson Diego de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:52:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:52:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/313047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313047 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), integrando a linha de pesquisa "Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva". O objetivo principal do estudo é compreender como as formações ofertadas pela EFAPE, utilizando a TDIC por meio do CMSP, podem contribuir com professor(a) do AEE e, também, como esse(a) profissional aplica os conhecimentos adquiridos, mediando a compreensão dos saberes desenvolvidos por meio das ações formativas e auxiliando na adaptação desses conhecimentos às realidades específicas de cada escola. Busca-se compreender os efeitos dessas formações na utilização pedagógica das TDIC, no aprimoramento das práticas educativas e na promoção de uma cultura inclusiva nas escolas da rede estadual de ensino. O CMSP foi implementado em 2020 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUCSP), como resposta às necessidades educacionais impostas pela pandemia de COVID-19. Desde então, consolidou-se como uma plataforma de formação continuada, com um canal específico dedicado à Educação Especial. Esse espaço contempla temáticas relacionadas à Educação Inclusiva, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: um questionário eletrônico e uma entrevista semiestruturada, aplicados à Professoras Especialistas em Currículo (PEC) da rede estadual paulista. A seleção das dez (10) participantes foi realizada por meio de sorteio rigoroso, com base na Tabela 84 da quinta coluna, conforme proposto por Zar (2010), assegurando critérios estatísticos de validade na amostragem. A análise dos dados seguiu a metodologia da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), permitindo a identificação de categorias emergentes a partir das falas das participantes. Os resultados indicam que, embora as formações mediadas por TDICs sejam reconhecidas como relevantes para ampliar o repertório pedagógico e fomentar reflexões sobre a inclusão, persiste investigar os resultados desse processo, considerando as particularidades das formações sobre Educação Especial e as demandas dos(as) professores(as) que atuam nessa área. A pesquisa também evidenciou que o CMSP tem contribuído para o fortalecimento da corresponsabilização entre professores(as) regentes e especializados(as), embora essa colaboração varie conforme o contexto e o grau de engajamento dos(as) profissionais envolvidos(as). | - |
Descrição: dc.description | This research was developed within the Graduate Program in Inclusive Education (Profei) of the Faculty of Science and Technology of São Paulo State University (FCT/Unesp), as part of the research line "Training Practices and Processes of Educators for Inclusive Education." The main objective of the study is to understand how the training offered by EFAPE, using ICT through the CMSP, can contribute to AEE teachers and, also, how these professionals apply the knowledge acquired, mediating the understanding of the knowledge developed through the training actions and assisting in the adaptation of this knowledge to the specific realities of each school. The aim is to understand the effects of these trainings on the pedagogical use of ICT, on the improvement of educational practices, and on the promotion of an inclusive culture in state schools. The CMSP was implemented in 2020 by the São Paulo State Department of Education (SEDUCSP) in response to the educational needs imposed by the COVID-19 pandemic. Since then, it has established itself as a continuing education platform, with a specific channel dedicated to Special Education. This space covers topics related to Inclusive Education, with a focus on strengthening pedagogical practices. Two instruments were used for data collection: an electronic questionnaire and a semi-structured interview administered to Curriculum Specialist Teachers (PEC) from the São Paulo state school system. The ten (10) participants were selected through a rigorous random selection process, based on Table 84 in the fifth column, as proposed by Zar (2010), ensuring statistical validity in the sampling. Data analysis followed the content analysis methodology, as proposed by Bardin (2016), allowing the identification of emerging categories from the participants' statements. The results indicate that, although training mediated by ICTs is recognized as relevant for expanding the pedagogical repertoire and fostering reflections on inclusion, the outcomes of this process continue to be investigated, considering the particularities of Special Education training and the demands of teachers working in this area. The research also showed that the CMSP has contributed to strengthening co-accountability between regular and specialized teachers, although this collaboration varies depending on the context and the level of engagement of the professionals involved. | - |
Descrição: dc.description | La presente investigación fue desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación Inclusiva (Profei), de la Facultad de Ciencias y Tecnología de la Universidad Estatal Paulista (FCT/Unesp), integrando la línea de investigación “Prácticas y Procesos Formativos de Educadores para la Educación Inclusiva”. El objetivo principal del estudio es comprender cómo las formaciones ofrecidas por EFAPE, utilizando las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) a través del CMSP, pueden contribuir con el/la docente del AEE y, además, cómo este/a profesional aplica los conocimientos adquiridos, mediando la comprensión de los saberes desarrollados mediante las acciones formativas y colaborando en la adaptación de dichos conocimientos a las realidades específicas de cada escuela. Se busca analizar los efectos de estas formaciones en el uso pedagógico de las TDIC, en el perfeccionamiento de las prácticas educativas y en la promoción de una cultura inclusiva en las escuelas de la red estatal de enseñanza. El CMSP fue implementado en 2020 por la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEDUC-SP) como respuesta a las necesidades educativas impuestas por la pandemia de COVID-19. Desde entonces, se ha consolidado como una plataforma de formación continua, con un canal específico dedicado a la Educación Especial. Este espacio contempla temáticas relacionadas con la Educación Inclusiva, con un enfoque en el fortalecimiento de las prácticas pedagógicas. Para la recolección de datos, se utilizaron dos instrumentos: un cuestionario electrónico y una entrevista semiestructurada, aplicados a Profesoras Especialistas en Currículo (PEC) de la red estatal paulista. La selección de las diez (10) participantes se realizó mediante un sorteo riguroso, basado en la Tabla 84 de la quinta columna, conforme lo propuesto por Zar (2010), asegurando criterios estadísticos de validez en la muestra. El análisis de los datos siguió la metodología del análisis de contenido, según Bardin (2016), lo que permitió identificar categorías emergentes a partir de los discursos de las participantes. Los resultados indican que, aunque las formaciones mediadas por las TDIC son reconocidas como relevantes para ampliar el repertorio pedagógico y fomentar reflexiones sobre la inclusión, persiste la necesidad de investigar los resultados de este proceso, considerando las particularidades de las formaciones en Educación Especial y las demandas de los/as docentes que actúan en esta área. La investigación también evidenció que el CMSP ha contribuido al fortalecimiento de la corresponsabilidad entre docentes regulares y especializados/as, aunque esta colaboración varía según el contexto y el grado de compromiso de los/as profesionales involucrados/as. | - |
Descrição: dc.description | Não se aplica | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/313048 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores especializados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de mídias de São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da informação e da comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specialized teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo Media Center | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación de profesores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profesores Especializados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de medios del estado de São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnología digital de la información y la comunicación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación especial inclusiva | - |
Título: dc.title | Formação de professores(as): tecnologias digitais da informação e comunicação e seus resultados no atendimento educacional especializado | - |
Título: dc.title | Formación de docentes especializados: tecnologías de la información y la comunicación digital y sus resultados en los servicios educativos especializados | - |
Título: dc.title | Teacher training: digital information and communication technologies and their results in specialized educational services | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: