Trajetórias didático-pedagógicas de uma professora de uma escola pública de ensino médio ao orientar o trabalho de três meninas no desenvolvimento de um projeto de robótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Lucas Bizarria-
Autor(es): dc.creatorDalaqua, Andreza Cristine Marata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:23:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:23:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/313040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313040-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga as trajetórias didático-pedagógicas de uma professora de uma escola pública de ensino médio ao orientar três alunas no desenvolvimento de um projeto de robótica educacional, analisando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para superá-los. A investigação está inserida no contexto das transformações do Novo Ensino Médio e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valorizam o ensino por competências e habilidades e incentivam metodologias ativas como a Cultura Maker e a robótica educacional. Para compreender as implicações dessa abordagem na formação discente e docente, foi fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, com triangulação de dados e da análise de dados, oriundos do grupo focal, observações participantes, diário de bordo e documentos do projeto. A análise qualitativa dos dados foi realizada com apoio do software IRAMUTEQ, e foi complementada por uma análise bibliométrica internacional sobre os temas investigados. Os resultados revelam uma série de contribuições pedagógicas significativas. De um lado, destaca-se o papel da robótica como promotora de interdisciplinaridade e como recurso para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais fundamentais no século XXI, como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. A experiência também fortaleceu o protagonismo estudantil e a inclusão de meninas em áreas historicamente masculinizadas, como a computação e a engenharia. Por outro lado, foram identificados entraves estruturais, como a fragmentação curricular, a carência de formação específica dos docentes e os desafios de adaptação às exigências tecnológicas e pedagógicas da robótica. Ao trazer uma análise aprofundada das interações entre ensino, tecnologia e currículo, esta pesquisa oferece subsídios teóricos e empíricos para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas. Os achados reforçam a relevância da robótica educacional como instrumento de inovação pedagógica e sugerem a necessidade de investimentos em formação docente, infraestrutura e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Também se destaca a importância de estudos futuros que ampliem a compreensão sobre o impacto dessas práticas em diferentes realidades escolares.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the didactic-pedagogical trajectories of a public high school teacher as she guides three female students in the development of an educational robotics project, analyzing the challenges faced and the strategies employed to overcome them. The study is situated within the context of Brazil's New High School reform and the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which emphasize competency-based education and encourage active methodologies such as the Maker Culture and educational robotics. To understand the implications of this approach for both student and teacher development grounded in action research methodology. Data were triangulated from interviews, participant observation, the teacher's reflective diary, and project documentation. Qualitative data analysis was supported by the IRAMUTEQ software and complemented by an international bibliometric review on the investigated themes. The findings reveal a range of significant pedagogical contributions. On one hand, robotics emerges as a key promoter of interdisciplinarity and a powerful tool for developing essential 21st-century cognitive and socio-emotional competencies such as critical thinking, creativity, and problem-solving. The project also fostered student protagonism and the inclusion of girls in traditionally male-dominated fields such as computing and engineering. On the other hand, structural barriers were identified, including curriculum fragmentation, a lack of teacher training, and the challenges of adapting to the technological and pedagogical demands of robotics. By providing an in-depth analysis of the intersections between teaching, technology, and curriculum, this research offers theoretical and empirical insights for educators, policymakers, and curriculum designers. The results underscore the relevance of educational robotics as a tool for pedagogical innovation and highlight the need for investment in teacher training, infrastructure, and interdisciplinary project development. The study also points to the importance of future research to further explore the impact of such practices in diverse educational contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura maker-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por competências-
Palavras-chave: dc.subjectNovo ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducational robotics-
Palavras-chave: dc.subjectMaker culture-
Palavras-chave: dc.subjectCompetency-based education-
Título: dc.titleTrajetórias didático-pedagógicas de uma professora de uma escola pública de ensino médio ao orientar o trabalho de três meninas no desenvolvimento de um projeto de robótica-
Título: dc.titleDidactic-pedagogical trajectories of a public high school teacher while guiding three girls in the development of a robotics project-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.