
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Elizia Cintra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/313023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313023 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora Profª. Dra. Daniela Melaré Vieira Barros Elaboração Profª. Elizia Cintra Lima Design e projeto gráfico Guilherme Pantaleão Albano GPA Design | - |
| Descrição: dc.description | Este Recurso Educacional apresenta resultados da pesquisa “Contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem nas Estratégias Didático-Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Destina-se a profissionais da educação básica interessados no AEE, oferecendo um estudo autoformativo e de livre acesso, com linguagem clara e acessível. Organizado em quatro temas — (1) DUA e Inclusão Escolar; (2) Conceitos de AEE e DUA; (3) Conexões entre Apoios e Princípios; e (4) Estratégias Práticas —, o material visa apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, reconhecendo as potencialidades dos estudantes e fortalecendo metodologias aplicadas à educação especial. | - |
| Descrição: dc.description | This educational resource presents the results of the research “Contribution of Universal Design for Learning in Didactic-Pedagogical Strategies in Specialized Educational Assistance”, developed within the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI/UNESP). It is aimed at basic education professionals interested in Specialized Educational Assistance (SEA), offering a self-training, freely accessible study with clear and straightforward language. Organized into four topics — (1) UDL and School Inclusion; (2) Concepts of SEA and UDL; (3) Connecting Supports and Principles; and (4) Practical Strategies — the material seeks to support the development of inclusive teaching practices, recognizing students’ potential and strengthening methodologies applied in special education. | - |
| Formato: dc.format | - | |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/313021 | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho universal para aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universal design for learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive pedagogical practices | - |
| Título: dc.title | Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: