Práticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLima, Elizia Cintra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:44:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:44:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/313023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313023-
Descrição: dc.descriptionOrientadora Profª. Dra. Daniela Melaré Vieira Barros Elaboração Profª. Elizia Cintra Lima Design e projeto gráfico Guilherme Pantaleão Albano GPA Design-
Descrição: dc.descriptionEste Recurso Educacional apresenta resultados da pesquisa “Contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem nas Estratégias Didático-Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Destina-se a profissionais da educação básica interessados no AEE, oferecendo um estudo autoformativo e de livre acesso, com linguagem clara e acessível. Organizado em quatro temas — (1) DUA e Inclusão Escolar; (2) Conceitos de AEE e DUA; (3) Conexões entre Apoios e Princípios; e (4) Estratégias Práticas —, o material visa apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, reconhecendo as potencialidades dos estudantes e fortalecendo metodologias aplicadas à educação especial.-
Descrição: dc.descriptionThis educational resource presents the results of the research “Contribution of Universal Design for Learning in Didactic-Pedagogical Strategies in Specialized Educational Assistance”, developed within the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI/UNESP). It is aimed at basic education professionals interested in Specialized Educational Assistance (SEA), offering a self-training, freely accessible study with clear and straightforward language. Organized into four topics — (1) UDL and School Inclusion; (2) Concepts of SEA and UDL; (3) Connecting Supports and Principles; and (4) Practical Strategies — the material seeks to support the development of inclusive teaching practices, recognizing students’ potential and strengthening methodologies applied in special education.-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/313021-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design for learning-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive pedagogical practices-
Título: dc.titlePráticas pedagógicas inclusivas nos princípios do DUA: roteiro formativo para professores do AEE e da sala comum-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.