"Escrevivência” de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das Meninas Negras na Escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Maria Valéria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Wahuane Maraiva Faria Branco Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/313012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313012-
Descrição: dc.descriptionO projeto “Escrevivência de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das meninas negras na escola” teve como objetivo principal compreender as experiências de meninas negras no ambiente escolar, a partir da obra e do conceito de escrevivência da escritora Conceição Evaristo. A escrevivência é entendida como uma forma de escrita que nasce das vivências, especialmente das mulheres negras, e que possibilita transformar essas experiências em resistência e reconhecimento. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, o estudo buscou dar visibilidade às histórias de estudantes, que muitas vezes são marginalizadas e silenciadas na escola. O projeto investiga como essas meninas constroem sua identidade, quais são os desafios que enfrentam na escola e como o racismo estrutural e a ausência de representatividade afetam esse processo. Além disso, busca propor práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da identidade racial dessas alunas, valorizando suas vozes e suas histórias. A intenção foi oferecer caminhos para uma educação mais inclusiva, que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial presente nas salas de aula. Por fim, espera-se que a pesquisa contribua para a construção de espaços escolares mais acolhedores, que promovam o pertencimento, o empoderamento e a valorização das culturas negras na formação de meninas negras.-
Descrição: dc.descriptionThe project “Conceição Evaristo’s Escrevivência Experience: Problematizing the Construction of Black Girls’ Identity at School” aimed to understand the experiences of black girls in the school environment, based on the work and concept of escrevivência by writer Conceição Evaristo. Escrevivência experience is understood as a form of writing that arises, especially those of black women, and that makes it possible to transform these experiences into resistance and recognition. We used a qualitative research methodology; the study sought to give visibility to the stories of these students, who are often marginalized and silenced at school. The project investigates how these girls construct their identity, what challenges they face at school, and how structural racism and the lack of representation affect this process. In addition, it seeks to propose pedagogical practices that contribute to strengthening the racial identity of these students, valuing their voices and their stories. The intention is to offer ways for a more inclusive education that recognizes and respects the ethnic-racial diversity present in classrooms. Finally, it is expected that the research will contribute to the construction of more welcoming school spaces that promote belonging, empowerment and the appreciation of black cultures in the education of black girls. Keywords: Escrevivência; identity; black girls; school. anti-racist education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade negra-
Palavras-chave: dc.subjectMeninas negras-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity; black girls; school. anti-racist education.-
Palavras-chave: dc.subjectBlack girls-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racist education-
Título: dc.title"Escrevivência” de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das Meninas Negras na Escola-
Título: dc.title“Escrevivência” by Conceição Evaristo: problematizing the construction of the identity of Black Girls at School.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.