Quando olhei para os bebês: a docência documentada e refletida no início da carreira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaluh, Laura Noemi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPicelli, Beatriz Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/313004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/313004-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tematiza os desafios enfrentados durante o primeiro ano de docência de uma professora de berçário I, atuando com crianças de 0 a 1 ano no segundo semestre de 2022 no contexto de uma escola municipal do município de Rio Claro-SP. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de constituição docente em seu primeiro ano de exercício da profissão, a partir da leitura dos seus registros reflexivos presentes no diário de bordo da escola. A pesquisa adota uma perspectiva narrativa da experiência do vivido (Lima; Geraldi; Geraldi, 2015) destacando as contribuições de Walter Benjamin sobre a extração de lições a partir da experiência e a concepção da heterociência, baseada em Bakhtin. Há a inspiração nas contribuições teóricas de Ginzburg para identificar elementos-chave nos registros reflexivos e construir a trama da obra, cotejando-os com outros enunciados (Bakhtin, 2003) para construir uma interpretação dos dados. Além disso, a pesquisa visa sistematizar a produção bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que trata do processo reflexivo de professoras de berçário, no período de 2013 a 2023. A experiência, materializada através da narrativa, trouxe algumas lições que apontam caminhos para o futuro: a pesquisa evidencia a discrepância entre o tempo da creche e o tempo do bebê, a desconstrução de idealizações acerca da docência, a importância do trabalho coletivo no berçário, os processos de transformação docente que emergem nas vivências cotidianas, especialmente a partir da reflexão sobre as próprias ações e a escrita como espaço de elaboração e produção de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThis research addresses the challenges faced during the first year of teaching by a nursery teacher working with children aged 0 to 1 year in the second semester of 2022, within the context of a public early childhood education center in the municipality of Rio Claro, São Paulo, Brazil. The main objective is to understand the process of teacher formation during the first year of professional practice, based on the analysis of the teacher's reflective records documented in the school’s logbook. The study adopts a narrative perspective of lived experience (Lima; Geraldi; Geraldi, 2015), drawing on Walter Benjamin’s insights on learning from experience and the concept of heteroscience inspired by Bakhtin. It is also informed by the theoretical contributions of Ginzburg, whose approach guides the identification of key elements within the reflective records and the construction of the narrative, in dialogue with other utterances (Bakhtin, 2003), to build an interpretation of the data. In addition, the research seeks to systematize the academic production found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that addresses the reflective processes of nursery teachers from 2013 to 2023. The experience, materialized through narrative, offered lessons that point toward future directions: the research highlights the discrepancy between the institutional time of the daycare and the time of the baby, the deconstruction of idealizations about teaching, the importance of collective work in nursery settings, and the transformative processes of becoming a teacher that emerge from everyday experiences—especially through reflection on one’s own actions and writing as a space for elaboration and the production of knowledge.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessora em início de carreira-
Palavras-chave: dc.subjectProfessora de bebês-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita docente-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectBeginning teacher-
Palavras-chave: dc.subjectInfant teacher-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher writing-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative research-
Título: dc.titleQuando olhei para os bebês: a docência documentada e refletida no início da carreira-
Título: dc.titleWhen I looked at the babies: teaching documented and reflected at the beginning of the career-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.