Ensino por investigação para a aprendizagem significativa de ácidos e bases: uma análise dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGibin, Gustavo Bizarria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leonardo Augusto Natércio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:57:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:57:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312996-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca responder a seguinte questão: “De que modo uma proposta pautada no Ensino por Investigação (EI) e no suporte das tecnologias digitais (TD) contribui para que estudantes do Ensino Médio de uma escola privada do interior paulista apresentem indícios de aprendizagem significativa de conteúdos de natureza conceitual, relacionados aos ácidos e bases, bem como de natureza procedimental e atitudinal?”. Além disso, o trabalho tem como objetivo geral investigar se os estudantes de uma escola privada do interior paulista apresentam indícios de aprendizagem significativa de conteúdos conceituais sobre ácidos e bases, conteúdos procedimentais e atitudinais, por meio da abordagem investigativa atrelada ao uso de TD. Os objetivos específicos consistem em: (i) compreender se as TD contribuem para o processo de resolução de problemas em atividades baseadas no EI e (ii) evidenciar se houve avanços na aprendizagem de conteúdos conceituais sobre ácidos e bases, bem como de conteúdos procedimentais e atitudinais relacionados à abordagem investigativa, sob a perspectiva ausubeliana. Para tanto, o referencial teórico adotado foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Contudo, ao se considerar que a teoria ausubeliana dá ênfase à aprendizagem conceitual, buscou-se por aproximações entre a teoria e os conteúdos de aprendizagem atitudinais e procedimentais. Os participantes da pesquisa foram vinte e um estudantes das três turmas do Ensino Médio de uma escola particular localizada no interior paulista. A pesquisa tem caráter qualitativo e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e mapas conceituais. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, e os resultados evidenciam que os estudantes possuíam concepções prévias distintas sobre ácidos e bases antes da realização das atividades investigativas. Após as atividades, apresentaram indícios de aprendizagem significativa conceitual sobre o tema, uma vez que os mapas conceituais elaborados continham diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Além disso, majoritariamente, os estudantes perceberam que já possuíam determinados conteúdos atitudinais prévios, como trabalho em equipe, organização frente à resolução de problemas, entre outros, antes da realização das atividades investigativas. Contudo, após as atividades, suas concepções sofreram alterações, principalmente em relação à liderança de grupos, o que indica indícios de aprendizagem significativa atitudinal. No que diz respeito aos procedimentos adotados durante as três atividades investigativas, os dados revelam que os grupos seguiram etapas de forma progressiva, partindo de procedimentos mais simples para os mais complexos. Em alguns casos, foi possível observar a articulação entre etapas mais complexas e etapas mais simples, o que demonstra a presença de reconciliação integrativa e, consequentemente, de aprendizagem significativa dos procedimentos. Por fim, os dados indicam que as TD foram utilizadas como ferramentas auxiliares na resolução das situações-problema, porém de forma restrita, limitando-se à busca por informações que poderiam ter sido acessadas por outros meios, como, por exemplo, livros didáticos. Contudo, conclui-se que os estudantes apresentaram indícios de aprendizagem significativa nos âmbitos conceitual, procedimental e atitudinal através das atividades investigativas atreladas às TD, evidenciando o potencial dessa abordagem no ensino de Química.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to answer the following research question: “How does an approach based on Inquiry-Based Learning (IBL), supported by Digital Technologies (DT), contribute to enabling high school students from a private school in the countryside of São Paulo state to show evidence of meaningful learning regarding conceptual content related to acids and bases, as well as procedural and attitudinal content?” In addition, the general objective of this study is to investigate whether students from a private high school demonstrate evidence of meaningful learning of conceptual content about acids and bases, as well as procedural and attitudinal content, through the inquiry-based approach supported by the use of DT. The specific objectives are: (i) to understand whether DT contributes to the problem-solving process in activities based on IBL, and (ii) to identify whether there was progress in learning conceptual content about acids and bases, as well as procedural and attitudinal content related to the inquiry-based approach, from the perspective of Ausubel's theory. To this end, the theoretical framework adopted was Ausubel’s Theory of Meaningful Learning. However, considering that Ausubel’s theory emphasizes conceptual learning, this research sought to establish connections between the theory and the learning of attitudinal and procedural content. The research participants were twenty-one students from three high school classes at a private school located in the countryside of São Paulo state. This is a qualitative study, and data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and concept maps. The data were analyzed using Content Analysis, as proposed by Bardin. The results show that students had different prior conceptions about acids and bases before carrying out the inquiry-based activities. After the activities, they demonstrated evidence of meaningful conceptual learning on the subject, as the concept maps they produced contained signs of progressive differentiation and integrative reconciliation. Furthermore, most students recognized that they already possessed certain prior attitudinal skills, such as teamwork and organization in problem-solving, before participating in the inquiry-based activities. However, after the activities, their conceptions changed, particularly regarding group leadership, indicating evidence of meaningful attitudinal learning. Regarding the procedures adopted during the three investigative activities, the data reveal that the groups followed the steps progressively, moving from simpler to more complex procedures. In some cases, it was possible to observe the articulation between more complex and simpler steps, which demonstrates the presence of integrative reconciliation and, consequently, meaningful learning of procedural aspects. Finally, the data indicate that DT were used as auxiliary tools in solving problem situations, but in a limited way, restricted mainly to searching for information that could have been accessed through other means, such as textbooks. Nevertheless, it is concluded that the students showed evidence of meaningful learning in conceptual, procedural, and attitudinal domains through the inquiry-based activities supported by DT, highlighting the potential of this approach in chemistry teaching.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAusubel-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Título: dc.titleEnsino por investigação para a aprendizagem significativa de ácidos e bases: uma análise dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais-
Título: dc.titleEnseñanza por indagación para el aprendizaje significativo de ácidos y bases: un análisis de los contenidos conceptuales, procedimentales y actitudinales-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.