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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leão, Andreza Marques de Castro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Bruna Siqueira Moraes dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:35:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:35:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312994 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312994 | - |
| Descrição: dc.description | Os contos de fadas, quando abordados criticamente, auxiliam na formação do pensamento dos infantes, e muitos desses contos são hoje transmitidos em plataformas digitais, como o YouTube. É necessário observar como são apresentados às crianças, no intento da não perpetuação de padrões de gênero e para a não sexualização das personagens femininas. A presente pesquisa, de natureza qualitativa e cunho descritivo-analítica, se fundamenta na popularidade do conteúdo de contos de fadas entre crianças e no impacto que essas narrativas audiovisuais exercem na formação do imaginário infantil e na construção de papéis de gênero. Para a realização da análise, foram considerados os três maiores canais brasileiros de contos de fadas no YouTube: "Varal de Histórias", "Kids Planet Portuguese" e "Os Amiguinhos". Com um roteiro de análise, foi examinada a apresentação de alguns contos, tais como Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve e A Princesa e o Sapo, explorando aspectos visuais e narrativos para identificar se a sexualização das personagens e a presença de modelos de gênero são mantidos nesses contos ou modificados. Elementos como vestimentas, expressões e o contexto das personagens femininas foram avaliados, observando se a estrutura tradicional dos contos — onde as personagens femininas são retratadas de forma frágil, submissa e dependente do resgate masculino — permanece na versão digital. Nota-se que os contos são adaptados para o contexto moderno e para o formato visual do YouTube, sendo que persiste a essência das representações de gênero tradicionais. Nas histórias, às princesas e personagens femininas continuam a ser retratadas como belas e dependentes do apoio masculino para alcançar seus ‘felizes para sempre’, enquanto a estrutura narrativa reforça papéis de gênero, em que figuras masculinas assumem o papel de salvadores. Esse tipo de representação permite que as crianças internalizem noções restritivas sobre o que se espera de homens e mulheres, influenciando suas percepções sobre identidade e comportamento. Este aspecto salienta a necessidade de uma abordagem pedagógica que incentive a leitura crítica dos contos de fadas no âmbito da educação infantil. Os educadores precisam empregar essas histórias a partir de um prisma crítico, na perspectiva da educação sexual, como ferramenta para estimular o questionamento e a reflexão sobre papéis de gênero e a sexualização dos personagens, de modo a promover uma visão mais inclusiva, equânime e equitativa. Outrossim, sugere-se a adoção de práticas educativas inovadoras e críticas, aliadas a uma mediação cuidadosa, pois são fundamentais para desconstruir padrões e para contribuir com uma formação infantil que valorize a diversidade, a equidade de gênero e o respeito. | - |
| Descrição: dc.description | When critically approached, fairy tales help to shape children's thinking, and many of these tales are broadcast on digital platforms such as YouTube. However, it is necessary to observe how they are presented to children, with the aim of not perpetuating gender patterns and not sexualizing the female characters. This qualitative, descriptive-analytical research is based on the popularity of fairy tale content among children and the impact that these audiovisual narratives have on the formation of children's imagination and the construction of gender roles. In order to carry out the analysis, the three largest Brazilian fairy tale channels on YouTube were considered: “Varal de Histórias”, “Kids Planet Portuguese” and “Os Amiguinhos”. With an analysis script, the presentation of some tales, such as Rapunzel, Cinderella, Snow White and The Princess and the Frog, was examined, exploring visual and narrative aspects to identify whether the sexualization of the characters and the presence of gender models are maintained in these tales or modified. Elements such as clothing, expressions and the context of the female characters were evaluated, observing whether the traditional structure of the tales - where the female characters are portrayed as fragile, submissive and dependent on male rescue - remain in the digital version. It can be seen that the tales are adapted to the modern context and to the visual format of YouTube, but the essence of the traditional gender representations persists. In the stories, princesses and female characters continue to be portrayed as beautiful and dependent on male support to achieve their “happily ever after”, while the narrative structure reinforces gender roles, in which male figures take on the role of saviors. This type of representation allows children to internalize restrictive notions about what is expected of men and women, influencing their perceptions of identity and behaviour. This aspect highlights the need for a pedagogical approach that encourages a critical reading of fairy tales in early childhood education. Educators need to use these stories critically from the perspective of sex education, as a tool to encourage questioning and reflection on gender roles and the sexualization of characters, in order to promote a more inclusive, equitable and fair vision. Furthermore, it is suggested that innovative and critical educational practices, combined with careful mediation, are fundamental to deconstructing patterns and contributing to a child's education that values diversity, gender equality and respect. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contos de fadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Padrões de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexualização feminina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fairy tales | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sex education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender patterns | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Female sexualization | - |
| Título: dc.title | Influências dos contos de fadas infantis na sexualização feminina: análise de canais do YouTube | - |
| Título: dc.title | Influences of children's fairy tales on female sexualization: analysis of YouTube channels | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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