Contribuições da ciência cidadã para o aprendizado científico e ambiental de estudantes da educação básica: uma análise a luz da teoria de Vigostki

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpazziani, Maria de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPaoli, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312969-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa visa explorar alternativas para promover um ensino de Ciências que amplie a consciência socioambiental crítica dos alunos. A pergunta central da investigação é: “Um projeto de Educação Ambiental Sintrópica que utiliza a abordagem da Ciência Cidadã pode possibilitar a apropriação e valorização de conhecimentos científicos que contribuam para a transformação da relação entre ser humano, natureza e sociedade?” O objetivo geral é analisar, à luz de Vigotski, as contribuições de uma proposta de formação socioambiental mediada pela Ciência Cidadã para aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento de uma consciência socioambiental crítica e reflexiva. Para responder a essa pergunta, a pesquisa utilizou métodos qualitativos, empregando a pesquisa-ação e a pesquisa intervenção com a participação ativa dos sujeitos envolvidos. Os instrumentos de coleta de dados incluíram oficinas diagnósticas, intervenções educativas e observações de aula e entrevistas. Para analisar os dados em questão utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) combinada com algumas ferramentas da pesquisa qualitativa. Os resultados revelam que a abordagem da Ciência Cidadã em um projeto de Educação Ambiental Sintrópica não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também promoveu o desenvolvimento de uma consciência socioambiental mais crítica. Além disso, a abordagem favoreceu a interação social, criando um ambiente colaborativo onde os alunos puderam discutir e construir conhecimento de forma conjunta. O engajamento dos estudantes nas atividades propostas e a aplicação prática dos conceitos em intervenções no ambiente escolar, como a construção de horta agroflorestal, indicam que a integração da Ciência Cidadã teve um impacto positivo, estimulando um aprendizado mais profundo e uma postura mais reflexiva em relação às questões ambientais.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to explore alternatives to promote Science teaching that expands students' critical socio-environmental awareness. The central question of the investigation is: “Can a Syntropic Environmental Education project that uses the Citizen Science approach enable the appropriation and appreciation of scientific knowledge that contributes to the transformation of the relationship between human beings, nature, and society?” The general objective is to analyze, in the light of Vigotski, the contributions of a socio-environmental education proposal mediated by Citizen Science to the learning of scientific concepts and the development of a critical and reflective socio-environmental awareness. To answer this question, the research used qualitative methods, employing action research and intervention research with the active participation of the subjects involved. The data collection instruments included diagnostic workshops, educational interventions, classroom observations, and interviews. To analyze the data in question, we used Bardin's Content Analysis (2016) combined with some qualitative research tools. The results reveal that the Citizen Science approach in a Syntropic Environmental Education project not only facilitated the understanding of scientific concepts, but also promoted the development of a more critical socio-environmental awareness. In addition, the approach favored social interaction, creating a collaborative environment where students could discuss and build knowledge together. The students' engagement in the proposed activities and the practical application of the concepts in interventions in the school environment, such as the construction of an agroforestry garden, indicate that the integration of Citizen Science had a positive impact, stimulating deeper learning and a more reflective stance towards environmental issues.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectVigotski-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-environmental education-
Palavras-chave: dc.subjectQualitative research-
Título: dc.titleContribuições da ciência cidadã para o aprendizado científico e ambiental de estudantes da educação básica: uma análise a luz da teoria de Vigostki-
Título: dc.titleAportes de la ciencia ciudadana al aprendizaje científico y ambiental de estudiantes de educación básica: un análisis a la luz de la teoría de Vigotski-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.