Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Eliza Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Tsukuda, Julie Akemi Tobias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:23:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:23:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312950 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/5410412383421125 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6377-7779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312950 | - |
Descrição: dc.description | A formação inicial para a docência na Educação Infantil, oferecida nos cursos de Pedagogia das universidades públicas do Paraná, constitui o tema central deste trabalho. A pesquisa adota uma abordagem crítica e reflexiva, buscando superar propostas curriculares alinhadas às pedagogias hegemônicas (Saviani, 2008), que defendem o “aprender a aprender” como princípio educativo, o qual, ao enfatizar a autonomia do aluno e minimizar o papel do ensino e da mediação pedagógica, contribui para a precarização do trabalho docente na educação infantil. Esse princípio parte de uma concepção de desenvolvimento humano naturalizado, pressupondo que o processo ocorre de forma independente ou com pouca dependência da intervenção das gerações adultas sobre as novas gerações. O objetivo principal é, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) dos cursos de Pedagogia, conhecer quantos e quais são os conteúdos formativos voltados à educação infantil, sua vinculação às concepções pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas, e os limites e possibilidades dessa formação, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural. A questão norteadora investiga se os conteúdos teórico-práticos presentes nos PPCs contemplam, de forma equilibrada, aspectos específicos dessa etapa da educação básica e reflexões sobre teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas, permitindo ao egresso decidir, com autonomia, quais fundamentos teórico-práticos são mais adequados para orientar sua atuação profissional. O percurso do trabalho inclui a apresentação de um panorama sobre as pesquisas acerca da formação de professores para a educação infantil no Brasil, a exposição do referencial teórico fundamentado no materialismo histórico-dialético e nas concepções de desenvolvimento humano e de educação infantil, bem como a análise da formação docente nesse contexto, considerando a influência da conjuntura política neoliberal e da cultura pós-moderna, que acentuam a desvalorização do conhecimento teórico. A análise dos PPCs das universidades públicas paranaenses contempla ementas, objetivos e conteúdos da formação, verificando em que medida essa estrutura prepara os futuros professores para fundamentar suas práticas na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados revelam fragilidades nos currículos, com reduzida carga horária e número de disciplinas voltadas às especificidades da educação infantil, além da ausência de abordagens das teorias pedagógicas contra-hegemônicas. Conclui-se que é fundamental fortalecer a formação teórica nos cursos de Pedagogia, contemplando de forma equilibrada as teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas, de modo a capacitar os egressos para compreenderem as especificidades dessa etapa e optarem por práticas pedagógicas alinhadas à construção de uma sociedade mais igualitária. | - |
Descrição: dc.description | The initial training for teaching in Early Childhood Education, offered in the Pedagogy courses of public universities in Paraná, constitutes the central theme of this work. The research adopts a critical and reflective approach, seeking to overcome curricular proposals aligned with hegemonic pedagogies (Saviani, 2008), which advocate “learning to learn” as an educational principle. By emphasizing student autonomy and minimizing the role of teaching and pedagogical mediation, this principle contributes to the precariousness of teaching work in early childhood education. It is based on a naturalized conception of human development, assuming that the process occurs independently or with little dependence on the intervention of adult generations over younger generations. The main objective is, through the analysis of the Pedagogical Curriculum Projects (PCPs) of Pedagogy courses, to know how many and which training contents are aimed at early childhood education, their connection to hegemonic and counter-hegemonic pedagogical conceptions, and the limits and possibilities of such training, in light of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory. The guiding question investigates whether the theoretical-practical contents present in the PCPs balance, in an equitable way, specific aspects of this stage of basic education and reflections on hegemonic and counter-hegemonic pedagogical theories, enabling graduates to decide, with autonomy, which theoretical-practical foundations are most appropriate to guide their professional practice. The course of the work includes presenting an overview of research on teacher training for early childhood education in Brazil, the exposition of the theoretical framework grounded in historical-dialectical materialism and in conceptions of human development and early childhood education, as well as the analysis of teacher training in this context, considering the influence of the neoliberal political environment and postmodern culture, which accentuate the devaluation of theoretical knowledge. The analysis of the PCPs of Paraná’s public universities covers syllabi, objectives, and training content, verifying to what extent this structure prepares future teachers to base their practices on Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory. The results reveal weaknesses in the curricula, with reduced workload and number of subjects dedicated to the specificities of early childhood education, in addition to the absence of approaches to counter-hegemonic pedagogical theories. It is concluded that it is essential to strengthen theoretical training in Pedagogy courses, providing a balanced approach to both hegemonic and counter-hegemonic pedagogical theories, so as to enable graduates to understand the specificities of this stage and to choose pedagogical practices aligned with the construction of a more egalitarian society. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos de pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy courses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural theory | - |
Título: dc.title | A formação inicial para a docência na educação infantil em cursos de pedagogia das universidades públicas do Paraná: análise à luz da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural | - |
Título: dc.title | The initial teacher training in Early Childhood Education Pedagogy Programs at Public Universities in Paraná: Analysis through the Lens of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: