Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Belluzzo, Regina Célia Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Turcarelli, Simone de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:04:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:04:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312932 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312932 | - |
Descrição: dc.description | O mundo digital transformou radicalmente a maneira como aprendemos e nos comunicamos, e o ensino de línguas não ficou de fora dessa revolução. Com o Inglês se consolidando como a língua global, tornou-se essencial não apenas dominar suas estruturas gramaticais, mas também desenvolver competências que permitam um aprendizado mais autônomo, crítico e conectado com a realidade digital. Assim, a pesquisa analisa o impacto dessas competências no desenvolvimento dos alunos e na prática pedagógica, tendo como objetivo compreender a situação do ensino e a aprendizagem de língua Inglesa mediados pelas tecnologias digitais sob o enfoque e em inter-relação com a competência em informação, competência midiática e competência digital e propor diretrizes voltadas à adoção de estratégias pedagógicas que auxiliem no aprendizado dos alunos. A metodologia é qualitativa, sendo desenvolvida, mediante abordagem à literatura nacional e internacional sobre os temas em foco visando à construção de referencial teórico. Ainda, foi realizada pesquisa de campo, junto às duas escolas de ensino de Inglês da cidade de Bauru - SP, com o propósito de identificar quais os conhecimentos, habilidades e atitudes que compreendem a competência em informação, competência midiática e competência digital e que estão sendo desenvolvidos no ensino e aprendizagem do Inglês. Para tanto, foram utilizadas a técnica da entrevista junto aos coordenadores e professores das duas escolas selecionadas como universo de pesquisa, ambas da cidade de Bauru - SP e a técnica de questionário com os 60 alunos das referidas escolas. Os resultados mostraram que a integração dessas competências no processo educacional potencializa a aprendizagem da língua, estimula o pensamento crítico e amplia a autonomia dos estudantes no uso das tecnologias digitais. Ainda, são apresentadas reflexões sobre como essa integração pode preparar os alunos para os desafios da sociedade digital e apresentado um Framework FLUENT-X para o ensino e aprendizagem de Inglês com apoio dos princípios da competência em informação, midiática e digital, o que reforça a importância de um ensino de línguas que vá além da gramática e da conversação, promovendo uma aprendizagem conectada à realidade tecnológica e às demandas do século XXI. | - |
Descrição: dc.description | The digital world has radically transformed the way we learn and communicate, and language teaching has not been left out of this revolution. With English establishing itself as the global language, it has become essential not only to master its grammatical structures but also to develop skills that enable more autonomous, critical, and digitally connected learning. This research analyzes the impact of these competencies on student development and teaching practices, aiming to understand the current situation of English language teaching and learning mediated by digital technologies, from the perspective of—and in relation to—information literacy, media literacy, and digital literacy. It also proposes guidelines for adopting pedagogical strategies that support students' learning. The methodology is qualitative and was developed through a review of national and international literature on the topics in focus, in order to build the theoretical framework. Additionally, field research was conducted with two English language schools in the city of Bauru, São Paulo, to identify the knowledge, skills, and attitudes that encompass information, media, and digital literacy and how they are being developed in English teaching and learning. To this end, interviews were conducted with the coordinators and teachers from the two selected schools, and questionnaires were administered to 60 students from those schools. The results showed that integrating these competencies into the educational process enhances language learning, stimulates critical thinking, and increases students’ autonomy in the use of digital technologies. Furthermore, reflections are presented on how this integration can prepare students for the challenges of the digital society, along with the presentation of the FLUENT-X Framework for English language teaching and learning, supported by the principles of information, media, and digital literacy. This reinforces the importance of language education that goes beyond grammar and conversation, promoting learning that is connected to technological reality and the demands of the 21st century. | - |
Descrição: dc.description | Outra | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência midiática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Título: dc.title | A competência em informação, midiática e digital: explorando inter-relações com o aprendizado da língua Inglesa nas escolas de idiomas | - |
Título: dc.title | La competencia en información, mediática y digital: explorando interrelaciones con el aprendizaje del idioma inglés en las escuelas de idiomas | - |
Título: dc.title | Information, media, and digital literacy: exploring interrelations with English language learning in language schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: