Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Claudia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Dirce Aparecida Foletto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:41:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:41:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312918 | - |
Descrição: dc.description | Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio pós- doutoral vinculado ao Programa de Pós-Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) no período de agosto de 2024 a junho de 2025. Desenvolvemos o projeto de pesquisa intitulado “A Inteligência Artificial Generativa como parceira intelectual das atividades educativas.” Desenvolvemos um estudo de caráter exploratório-explicativo com os seguintes objetivos: - Entender se e como a Inteligência Artificial Generativa pode se tornar parceira intelectual dos professores dos Anos Iniciais em suas atividades educativas; Investigar o papel da Inteligência Artificial Generativa nas interações com alunos dos anos iniciais durante uma experiência didática. Como referencial teórico, a opção é pela cognição distribuída por se constituir como uma teoria que subsidia a compreensão sobre as interações do sujeito no e com o contexto a partir dos processos mediacionais que nele ocorrem, bem como o papel dos artefatos na cultura e no processo cognitivo. Trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade exploratório-explicativo, com princípios pesquisa-formação, constituído por ações formativa e interventivas. Os participantes foram professores e alunos dos anos iniciais de uma escola pública. Os procedimentos de coleta foram: observação, questionário, entrevista, produção de narrativa. Em relação às ações formativas, os resultados indicam que a Inteligência Artificial Generativa se tornou uma parceria intelectual na medida em que se constituiu como auxiliar na organização e direcionamento do trabalho educativo, reduzindo a carga cognitiva das professoras. Os dados indicam ainda que foi transformadora na elaboração e reelaboração do pensamento e da escrita, contribuindo para alcançar melhores resultados e foi como fundamental na medida em que se tornou uma assistência personalizada para a inovação, otimização do tempo e melhoria nos resultados do trabalho educativo. Já em relação às ações interventivas, os resultados indicam que as ações se distanciaram do uso de um artefato digital como recurso de ensino ou material de consulta e se configuraram como elementos mediadores das ações dos estudantes que não apenas auxiliou os alunos na realização das tarefas de forma mais simples e rápida, mas possibilitou uma experiência de parceria que os ajudou a pensar, elaborar melhores respostas, aprender mais, conhecer assuntos novos e superar algumas dificuldades, além disso, contribuíram para o entendimento do uso ético, responsável e diante dos objetivos que pretendiam alcançar. Esses achados reforçam que as agendas curriculares devem ser pautadas em práticas investigativas, plurais, interativas e autorais, que dialoguem com a cultura digital e posicionem os estudantes como produtores e não consumidores de ciência. | - |
Descrição: dc.description | This report aims to present the activities carried out during the postdoctoral internship linked to the Postdoctoral Programme in Education at the Universidade Estadual Paulista (UNESP) from August 2024 to June 2025. We developed a research project entitled ‘Generative Artificial Intelligence as an intellectual partner in educational activities.’ We developed an exploratory-explanatory study with the following objectives: - To understand if and how Generative Artificial Intelligence can become an intellectual partner for teachers in the early years of education in their educational activities; To investigate the role of Generative Artificial Intelligence in interactions with students in the early years of education during a teaching experience. As a theoretical reference, we chose distributed cognition because it is a theory that supports the understanding of the subject's interactions in and with the context based on the mediational processes that occur in it, as well as the role of artefacts in culture and the cognitive process. This is a qualitative study, in the exploratory-explanatory modality, with research-training principles, consisting of training and intervention actions. The participants were teachers and students in the early years of a public school. The collection procedures were: observation, questionnaire, interview, narrative production. Regarding the training actions, the results indicate that Generative Artificial Intelligence became an intellectual partnership insofar as it constituted an aid in the organisation and direction of educational work, reducing the cognitive load on teachers. The data also indicate that it was transformative in the development and reworking of thinking and writing, contributing to achieving better results, and was fundamental in that it became personalised assistance for innovation, time optimisation, and improvement in educational work results. In relation to the intervention actions, the results indicate that the actions moved away from the use of a digital artefact as a teaching resource or reference material and became mediating elements of the students' actions, which not only helped the students to perform the tasks more simply and quickly, but also enabled a partnership experience that helped them think, develop better answers, learn more, discover new subjects and overcome some difficulties. In addition, they contributed to the understanding of ethical and responsible use in line with the objectives they intended to achieve. These findings reinforce that curricula should be based on investigative, plural, interactive, and authorial practices that engage with digital culture and position students as producers rather than consumers of science. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição distribuída | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distributed cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual partnership | - |
Título: dc.title | A Inteligência Artificial como parceira intelectual das atividades educativas | - |
Título: dc.title | Artificial Intelligence as an intellectual partner in educational activities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: