Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Junqueira, Renata Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | da Silva, Mariana Veiga Copertino Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Costantino, Vitor Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312915 | - |
Descrição: dc.description | A novela O Barão, de Branquinho da Fonseca, publicada em 1942, e sua transcriação cinematográfica homônima, dirigida por Edgar Pêra em 2011, constituem o núcleo analítico desta pesquisa, situada no campo dos estudos comparados entre literatura e cinema. Partindo da noção de transcriação como um gesto criativo de interpretação e endereçamento, investiga-se de que modo essas duas obras, cada qual ancorada em uma linguagem e um regime estético distintos, mobilizam procedimentos narrativos, simbólicos e formais capazes de interpelar seus públicos. A análise concentra-se nas estratégias de representação do poder e do deslocamento subjetivo, com o intuito de compreender como tais construções estéticas instauram modos específicos de leitura crítica da realidade histórica e social em que as obras se inscrevem. Sustenta-se, ao longo do trabalho, que O Barão, em ambos os meios, opera como plataforma crítica a partir da qual se articulam tensões ligadas à alteridade e ao autoritarismo. Ao evidenciar as permanências e os deslocamentos entre texto-fonte e texto-alvo, esta dissertação reforça a potência da transcriação como prática estética e política, capaz de reinscrever criticamente a literatura no audiovisual. No campo da literatura fonsequiana, a pesquisa se fundamenta nas contribuições de António Manuel Ferreira, Nelly Novaes Coelho e José Maria Rodrigues Filho, cujas reflexões fornecem aparato crítico para o exame da densidade simbólica, da construção estilística e das ambiguidades temáticas que marcam a escrita de Branquinho da Fonseca. A leitura de José Régio, apresentada no pósfácio da novela, é incorporada como chave interpretativa: segundo o autor, a literatura de Branquinho se constrói a partir da articulação de três vetores fundamentais — o lirismo, o realismo e o grotesco. A dissertação propõe que O Barão representa uma síntese expressiva desse percurso estético, e que a transcriação de Edgar Pêra, ao dialogar com essas dimensões, reinscreve tais vetores no campo do cinema português contemporâneo, expandindo-os por meio de uma linguagem metacinematográfica e anti-ilusionista. A análise fílmica se ancora, especialmente, nas contribuições de Paulo Cunha sobre o cinema português e nas formulações de Ismail Xavier a respeito da construção discursiva e estética do audiovisual. Também são mobilizadas declarações do próprio Edgar Pêra, cuja concepção de espectador — entendida como uma figura ativa, inquieta e em constante negociação com a obra — informa sua proposta de endereçamento poético e político. Assim, o filme O Barão não se limita a traduzir a narrativa literária, mas a reinscreve como uma criação autônoma, atravessada por um regime sensório singular e por uma posição crítica em relação à memória cultural e às formas de dominação. Ao fim, esta dissertação propõe que a transcriação, longe de ser uma simples derivação, constitui uma forma legítima e potente de pensamento estético. | - |
Descrição: dc.description | The novella O Barão by Branquinho da Fonseca, published in 1942, and its homonymous cinematic transcreation, directed by Edgar Pêra in 2011, constitute the analytical core of this research, situated within the field of comparative studies between literature and cinema. Drawing on the notion of transcreation as a creative gesture of appropriation and address, the study investigates how these two works—each anchored in distinct languages and aesthetic regimes—mobilize narrative, symbolic, and formal procedures capable of interpellating their respective audiences. The analysis focuses on strategies of representing power, enclosure, and subjective displacement, aiming to understand how such aesthetic constructions establish specific modes of critical engagement with the historical and social realities in which the works are inscribed. Throughout the dissertation, it is argued that O Barão, in both its literary and cinematic versions, operates as a critical platform from which tensions surrounding alterity, oppression, and authoritarianism are articulated. By highlighting both continuities and shifts between source text and target text, this study reinforces the potential of transcreation as an aesthetic and political practice capable of critically reinscribing literature into the audiovisual field. In the context of Fonsequian literature, the research draws on contributions from António Manuel Ferreira, Nelly Novaes Coelho, and José Maria Rodrigues Filho, whose reflections provide critical grounding for the analysis of symbolic density, stylistic construction, and thematic ambiguities that characterize Branquinho da Fonseca’s writing. José Régio’s reading, presented in the novella’s postface, is incorporated as a key interpretative lens: according to Régio, Branquinho’s literature is shaped by the interplay of three foundational vectors—lyricism, realism, and the grotesque. This dissertation proposes that O Barão exemplifies a powerful synthesis of this aesthetic trajectory and that Edgar Pêra’s transcreation, by engaging with these dimensions, reinscribes them within the terrain of contemporary Portuguese cinema, expanding them through a metacinematic and anti-illusionist language. The film analysis is primarily based on the contributions of Paulo Cunha regarding Portuguese cinema and on Ismail Xavier’s theoretical formulations about the discursive and aesthetic construction of audiovisual works. Statements by Edgar Pêra himself are also considered, particularly his understanding of the spectator as an active, restless figure in constant negotiation with the work—an understanding that informs his approach to poetic and political address. Thus, the film O Barão does not merely translate the literary narrative but reinscribes it as an autonomous creation, shaped by a singular sensory regime and a critical stance toward cultural memory and forms of domination. In conclusion, this dissertation contends that transcreation, far from being a secondary derivation, constitutes a legitimate and powerful mode of aesthetic thought. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Branquinho da Fonseca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edgar Pêra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salazarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salazarism | - |
Título: dc.title | O Barão na literatura e no cinema: um estudo comparado entre a novela de Branquinho da Fonseca e o filme de Edgar Pêra | - |
Título: dc.title | O Barão in literature and cinema: a comparative study of Branquinho da Fonseca’s Novella and Edgar Pêra’s film | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: