Geração pós-alfabética no Brasil: políticas curriculares e autoformação em contexto de semiocapitalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPagni, Pedro Ângelo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Jonas Rangel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312904-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312904-
Descrição: dc.descriptionFomento: Edital 05/2024/PROP – Modalidade Ampla concorrência (PD-AC): PPI (pretos e pardos). ID 5437.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa pós-doutoral que analisou os impactos do semiocapitalismo sobre a escola pública paulista com ênfase na emergência da chamada “geração pós-alfabética”, nas reformas curriculares neoliberais e nas novas formas de subjetivação em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais. A partir da filosofia da educação e de uma abordagem genealógica foucaultiana, investiga-se como as novas formas de governamentalidade algorítmica influenciam a autoformação, subordinando a educação a regimes de vigilância, produtividade e performatividade. Com base na obra de Franco “Bifo” Berardi, o estudo caracteriza o semiocapitalismo como um regime de exploração da energia psíquica, no qual a aceleração informacional e a financeirização da vida rompem os vínculos simbólicos. A geração pós-alfabética, socializada por dispositivos digitais, forma-se em um ambiente onde a linguagem escrita cede espaço a fluxos de dados audiovisuais, afetando a atenção, a cognição e a capacidade crítica. O trabalho argumenta que tais mutações se traduzem em uma crise intergeracional, evidenciada pela ruptura da mediação simbólica entre professores e estudantes. A análise das reformas educacionais brasileiras — em especial a BNCC e a instauração dos programas de ensino integral — revela como essas políticas consolidam uma lógica performativa e mercantil, naturalizando a autoexploração e o empreendedorismo de si como práticas pedagógicas. Denuncia-se a redução da escola a um dispositivo de datificação da experiência e de formação para a mensuração, em detrimento da formação ética, crítica e afetiva. Ao mesmo tempo, a precarização docente é analisada à luz da pesquisa de Wanderley Codo, mostrando como a lógica neoliberal interrompe o circuito afetivo essencial à prática pedagógica, produzindo exaustão, sofrimento e desistência. O relatório conclui que a escola contemporânea opera sob tensão entre a promessa de inovação pedagógica e a captura semiótica das subjetividades. Diante da erosão dos vínculos afetivos, da fragmentação cognitiva e da estetização do desempenho escolar, propõe-se resgatar a filosofia da educação como prática de resistência. O cuidado de si, enquanto atitude ética e pedagógica é destacada como eixo fundamental para uma reconfiguração da escola que recupere o tempo, a escuta e a criação de sentido como fundamentos da formação humana. Nesse horizonte, a educação integral, aliada à promoção dos direitos humanos e à crítica das racionalidades neoliberais, aparece como caminho possível para reimaginar a cidadania no século XXI.-
Descrição: dc.descriptionOutra-
Descrição: dc.description5437-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSemiocapitalismo,-
Palavras-chave: dc.subjectCrise intergeracional-
Palavras-chave: dc.subjectReformismo educacional e subjetividades-
Título: dc.titleGeração pós-alfabética no Brasil: políticas curriculares e autoformação em contexto de semiocapitalismo-
Título: dc.titlePost-alphabetic generation in Brazil: curriculum policies and self-formation in the context of semiocapitalism-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.