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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pagni, Pedro Ângelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Jonas Rangel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:03:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:03:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312904 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312904 | - |
Descrição: dc.description | Fomento: Edital 05/2024/PROP – Modalidade Ampla concorrência (PD-AC): PPI (pretos e pardos). ID 5437. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa pós-doutoral que analisou os impactos do semiocapitalismo sobre a escola pública paulista com ênfase na emergência da chamada “geração pós-alfabética”, nas reformas curriculares neoliberais e nas novas formas de subjetivação em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais. A partir da filosofia da educação e de uma abordagem genealógica foucaultiana, investiga-se como as novas formas de governamentalidade algorítmica influenciam a autoformação, subordinando a educação a regimes de vigilância, produtividade e performatividade. Com base na obra de Franco “Bifo” Berardi, o estudo caracteriza o semiocapitalismo como um regime de exploração da energia psíquica, no qual a aceleração informacional e a financeirização da vida rompem os vínculos simbólicos. A geração pós-alfabética, socializada por dispositivos digitais, forma-se em um ambiente onde a linguagem escrita cede espaço a fluxos de dados audiovisuais, afetando a atenção, a cognição e a capacidade crítica. O trabalho argumenta que tais mutações se traduzem em uma crise intergeracional, evidenciada pela ruptura da mediação simbólica entre professores e estudantes. A análise das reformas educacionais brasileiras — em especial a BNCC e a instauração dos programas de ensino integral — revela como essas políticas consolidam uma lógica performativa e mercantil, naturalizando a autoexploração e o empreendedorismo de si como práticas pedagógicas. Denuncia-se a redução da escola a um dispositivo de datificação da experiência e de formação para a mensuração, em detrimento da formação ética, crítica e afetiva. Ao mesmo tempo, a precarização docente é analisada à luz da pesquisa de Wanderley Codo, mostrando como a lógica neoliberal interrompe o circuito afetivo essencial à prática pedagógica, produzindo exaustão, sofrimento e desistência. O relatório conclui que a escola contemporânea opera sob tensão entre a promessa de inovação pedagógica e a captura semiótica das subjetividades. Diante da erosão dos vínculos afetivos, da fragmentação cognitiva e da estetização do desempenho escolar, propõe-se resgatar a filosofia da educação como prática de resistência. O cuidado de si, enquanto atitude ética e pedagógica é destacada como eixo fundamental para uma reconfiguração da escola que recupere o tempo, a escuta e a criação de sentido como fundamentos da formação humana. Nesse horizonte, a educação integral, aliada à promoção dos direitos humanos e à crítica das racionalidades neoliberais, aparece como caminho possível para reimaginar a cidadania no século XXI. | - |
Descrição: dc.description | Outra | - |
Descrição: dc.description | 5437 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiocapitalismo, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise intergeracional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reformismo educacional e subjetividades | - |
Título: dc.title | Geração pós-alfabética no Brasil: políticas curriculares e autoformação em contexto de semiocapitalismo | - |
Título: dc.title | Post-alphabetic generation in Brazil: curriculum policies and self-formation in the context of semiocapitalism | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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