Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Mata, Marta Leandro da | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Cíntia Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312894 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese analisou o papel do bibliotecário escolar no processo de ensino e aprendizagem, com base na inter-relação entre os subcampos da mediação da informação e da competência em informação, no contexto do Programa de Competência em Informação da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Vila Velha/ES. A pesquisa parte da lacuna existente na literatura científica quanto à função educativa do bibliotecário escolar, especialmente na perspectiva da Ciência da Informação. Fundamenta-se nos conceitos de processo de ensino e aprendizagem, competência em informação e mediação da informação, apresentados cronologicamente para evidenciar suas principais contribuições ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva-exploratória, conduzida por meio de estudo de caso no referido programa. A coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, a análise documental de registros do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Municipal de Educação e relatórios da coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares, abrangendo os bibliotecários escolares e as duas coordenadoras do programa formativo. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. O tratamento dos dados empíricos foi organizado em três eixos: gerencial, prático e avaliativo. O eixo gerencial destacou a atuação das coordenadoras na articulação entre planejamento, formação e o trabalho colaborativo, favorecendo ações voltadas à gestão da rede e à extensão universitária. O eixo prático demonstrou a aplicação dos conceitos teóricos em ações observáveis e replicáveis pelos bibliotecários escolares. Já, o eixo avaliativo evidenciou o acompanhamento sistemático das atividades e a construção coletiva de melhorias. As práticas identificadas foram sistematizadas em subcategorias de ações de mediação da informação e de competência em informação, configurando uma contribuição original ao propor uma estrutura teórico-prática aplicável a outras redes de bibliotecas escolares. Ao evidenciar práticas educativas sustentadas pelos subcampos da mediação da informação e da competência em informação, esta tese contribui para o fortalecimento da Biblioteconomia Escolar e oferece subsídios para a formação continuada de bibliotecários escolares, bem como para futuras pesquisas com ênfase social no campo da Ciência da Informação. Dessa forma, a tese contribui para consolidar o papel do bibliotecário escolar como educador, formador e mediador no contexto da educação básica, reforçando o diálogo entre fundamentos teóricos e a prática profissional no campo da Ciência da Informação. | - |
Descrição: dc.description | This thesis analyzed the role of school librarians in the teaching and learning process, based on the interrelationship between the subfields of information mediation and information literacy, in the context of the Information Literacy Program of the Municipal School Library Network of Vila Velha, Espírito Santo. The research addresses a gap in the scientific literature regarding the educational role of school librarians, especially from the perspective of Information Science. It is based on the concepts of teaching and learning process, information literacy, and information mediation, presented chronologically to highlight their main contributions over time. This is a descriptive-exploratory research, conducted through a case study in the aforementioned program. Data collection included semi-structured interviews, documentary analysis of records from the Virtual Learning Environment (VLE) of the Municipal Department of Education, and reports from the coordination of the School Library Network, covering school librarians and the two coordinators of the training program. Data analysis was performed using content analysis techniques. The empirical data was organized into three axes: managerial, practical, and evaluative. The managerial axis highlighted the coordinators' role in articulating planning, training, and collaborative work, favoring actions aimed at network management and university extension. The practical axis demonstrated the application of theoretical concepts in actions that are observable and replicable by school librarians. The evaluative axis highlighted the systematic monitoring of activities and the collective construction of improvements. The practices identified were systematized into subcategories of information mediation and information competence actions, constituting an original contribution by proposing a theoretical-practical structure applicable to other school library networks. By highlighting educational practices supported by the subfields of information mediation and information literacy, this thesis contributes to the strengthening of School Librarianship and provides support for the continuing education of school librarians, as well as for future research with a social emphasis in the field of Information Science. In this way, the thesis contributes to consolidating the role of the school librarian as an educator, trainer, and mediator in the context of basic education, reinforcing the dialogue between theoretical foundations and professional practice in the field of Information Science. | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis analizó el papel del bibliotecario escolar en el proceso de enseñanza y aprendizaje, basándose en la interrelación entre los subcampos de la mediación de la información y la competencia en información, en el contexto del Programa de Competencia en Información de la Red Municipal de Bibliotecas Escolares de Vila Velha/ES. La investigación parte de la laguna existente en la literatura científica sobre la función educativa del bibliotecario escolar, especialmente desde la perspectiva de la Ciencia de la Información. Se basa en los conceptos de proceso de enseñanza y aprendizaje, competencia en información y mediación de la información, presentados cronológicamente para evidenciar sus principales contribuciones a lo largo del tiempo. Se trata de una investigación de naturaleza descriptiva-exploratoria, realizada mediante un estudio de caso en el programa mencionado. La recopilación de datos incluyó entrevistas semiestructuradas, el análisis documental de los registros del Entorno Virtual de Aprendizaje (AVA) de la Secretaría Municipal de Educación y los informes de la coordinación de la Red de Bibliotecas Escolares, que abarcaban a los bibliotecarios escolares y a las dos coordinadoras del programa formativo. El análisis de los datos se realizó mediante la técnica de análisis de contenido. El tratamiento de los datos empíricos se organizó en tres ejes: gerencial, práctico y evaluativo. El eje gerencial destacó la actuación de las coordinadoras en la articulación entre la planificación, la formación y el trabajo colaborativo, favoreciendo acciones orientadas a la gestión de la red y la extensión universitaria. El eje práctico demostró la aplicación de los conceptos teóricos en acciones observables y replicables por los bibliotecarios escolares. Por su parte, el eje evaluativo evidenció el seguimiento sistemático de las actividades y la construcción colectiva de mejoras. Las prácticas identificadas se sistematizaron en subcategorías de acciones de mediación de la información y de competencia en información, lo que constituye una contribución original al proponer una estructura teórico-práctica aplicable a otras redes de bibliotecas escolares. Al evidenciar prácticas educativas sustentadas por los subcampos de la mediación de la información y la competencia en información, esta tesis contribuye al fortalecimiento de la Biblioteconomía Escolar y ofrece subsidios para la formación continua de bibliotecarios escolares, así como para futuras investigaciones con énfasis social en el campo de la Ciencia de la Información. De este modo, la tesis contribuye a consolidar el papel del bibliotecario escolar como educador, formador y mediador en el contexto de la educación básica, reforzando el diálogo entre los fundamentos teóricos y la práctica profesional en el campo de la Ciencia de la Información. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecários escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | School librarians | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecario escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proceso de enseñanza y aprendizaje | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencia en información | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediación de la información | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de competencia en información | - |
Título: dc.title | Bibliotecário escolar no processo de ensino e aprendizagem: educando, formando e mediando | - |
Título: dc.title | School librarian in the teaching and learning process: educating, training and mediating | - |
Título: dc.title | El bibliotecario escolar en el proceso de enseñanza y aprendizaje: educando, formando y mediando | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: