
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rosolen, Vânia Silvia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Beatriz Silos Coito | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:40:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:40:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312881 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312881 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi identificar técnicas sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade do solo, aplicáveis tanto em sistemas agroecológicos quanto na remediação de áreas degradadas destinadas à produção de alimentos e à promoção da soberania alimentar. Para isso, foi realizada uma revisão de escopo voltada ao mapeamento de artigos que apresentaram evidências sobre o aumento da qualidade do solo por meio de intervenções com técnicas de conservação do solo. A revisão abrangeu a consulta a artigos disponíveis em bases de dados abertos da UNESP, UNIFESP, EMBRAPA (Alice), SBIcafe, eduCapes e Scielo. Os materiais selecionados foram organizados em uma planilha, categorizados de acordo com os temas abordados em estudos científicos, repositórios acadêmicos e sites especializados. As principais informações foram reunidas em uma tabela, contendo descrições das abordagens metodológicas, técnicas de pesquisa e resultados, de forma a apoiar a elaboração de roteiros para trabalhos práticos e avaliações em diferentes áreas do conhecimento. Assim, reunir e sistematizar essas pesquisas possibilita a análise e adaptação dos resultados, oferecendo subsídios para futuras intervenções de campo, além de apoiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à conservação do solo e à produção sustentável de alimentos. Diante da base de dados gerada, contendo descrições de técnicas vindas de 548 evidências cientificas encontradas, como resultado foram escolhidas e agrupadas as que se relacionavam com técnicas de adubação verde, técnicas de consórcio e saberes sobre sementes crioulas. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this study was to identify sustainable techniques that contribute to improving soil quality, applicable both in agroecological systems and in the remediation of degraded areas intended for food production and the promotion of food sovereignty. To this end, a scoping review was conducted to map articles that presented evidence on improving soil quality through interventions with soil conservation techniques. The review included consultation of articles available in open databases of UNESP, UNIFESP, EMBRAPA (Alice), SBIcafe, eduCapes and Scielo. The selected publications were organized in a spreadsheet, categorized according to the topics addressed in scientific studies, academic repositories and specialized websites. The main information was gathered in a spreadsheet, containing descriptions of the methodological approaches, research techniques and results, in order to support the development of scripts for practical work and evaluations in different areas of knowledge. Thus, gathering and systematizing these studies enables the analysis and adaptation of results, providing subsidies for future field interventions, in addition to supporting the development of public policies aimed at soil conservation and sustainable food production. Given the database generated, containing descriptions of techniques from 548 scientific evidences found, as a result, those related to green manure techniques, consortium techniques and knowledge about creole seeds were selected and grouped. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão Escopo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adubação verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consórcio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sementes crioulas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas agroflorestais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroforestry systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creole seeds | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consortium | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scoping review | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green manure | - |
| Título: dc.title | Revisão escopo de técnicas para a melhoria da qualidade do solo aplicadas em agrossistemas sobre bases ecológicas | - |
| Título: dc.title | Scoping review of techniques for improving soil quality applied in agroecosystems on ecological bases | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: