Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Yasmin Lima de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:57:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:57:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312844 | - |
Descrição: dc.description | Os avanços na área das Ciências Biológicas, particularmente da genômica, têm levantado diversos debates de ordem moral e ética. No cenário mundial atual, questões como engenharia genética, clonagem reprodutiva e terapêutica, pesquisas com células-tronco, xenotransplante, terapia gênica e manipulação genética de seres humanos e de outros organismos vivos têm, ocasionalmente, provocado debates na sociedade, apontando para novos desafios. Tais questões se configuram como questões sociocientíficas, as quais vêm sendo assumidas, na Educação em Ciências, como uma possibilidade para promover uma formação cidadã crítica frente a esses desafios causados pelo encontro dos artefatos do mundo científico-tecnológico com o mundo da vida, considerando seus possíveis impactos e danos. É nesse contexto que o presente estudo se insere, tendo como objetivo geral compreender como futuros professores de Ciências e Biologia percebem e experimentam conflitos, dilemas morais, promessas e soluções advindas do campo científico-tecnológico em discussões envolvendo a questão sociocientífica da manipulação e do melhoramento genético em seres humanos, a partir da discussão de dilemas morais no campo da biotecnologia no contexto da formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Para tanto, a Fenomenografia é adotada como perspectiva metodológica do estudo. A pesquisa contou com a participação de 17 licenciandos em Ciências Biológicas de uma instituição pública da região Nordeste do Brasil. A constituição dos dados ocorreu em duas etapas. A primeira etapa consistiu na realização de entrevistas individuais, constituindo os diálogos iniciais sobre o tema. Por sua vez, a segunda etapa configurou-se na realização dos grupos focais para discussão dos dilemas morais relacionados à questão sociocientífica da manipulação com finalidade de melhoramento genético humano como nova forma de eugenia, a partir dos avanços das técnicas de edição genética. Vale destacar que o estudo foi conduzido em conformidade com as normas éticas, considerando que se trata de uma pesquisa envolvendo seres humanos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme parecer emitido sob o registro CAAE 68786723.3.0000.5398, na Plataforma Brasil. O processo analítico ocorreu à luz da Fenomenografia e do referencial teórico sobre moralidade em QSC e Filosofia Moral. Os dados indicam a grande relevância de aspectos da dimensão emocional, bem como de outros aspectos, como experiências de vida no processo de julgamento moral. Além disso, há evidências de contribuições positivas do contato com casos dilemáticos na promoção da sensibilidade moral na formação inicial de professores e no enfrentamento das contradições da tecnociência, por meio de discussões coletivas que se configuram como uma esfera pública de debate sobre essas questões relevantes, possibilitando, assim, um contexto formativo potencialmente crítico, ético e socialmente responsável. | - |
Descrição: dc.description | Advancements in the field of Biological Sciences, particularly in genomics, have sparked numerous moral and ethical debates. In the current global scenario, issues such as genetic engineering, reproductive and therapeutic cloning, stem cell research, xenotransplantation, gene therapy, and genetic manipulation of humans and other living organisms have occasionally provoked societal debates, pointing to new challenges. These issues are framed as socio-scientific questions, which have been embraced in Science Education as an opportunity to promote critical citizenship education in response to these challenges posed by the intersection of scientific-technological artifacts and the world of life, considering their potential impacts and harms. It is within this context that the present study is situated, with the general objective of understanding how future science and biology teachers perceive and experience conflicts, moral dilemmas, promises, and solutions arising from the scientific-technological field in discussions involving the socio-scientific issue of genetic enhancement in humans, through the discussion of moral dilemmas in biotechnology within the context of initial teacher training in Science and Biology. To this end, phenomenography is adopted as the methodological perspective of the study. The research involved 17 Biological Sciences undergraduates from a public institution in the Northeast region of Brazil. The data collection occurred in two stages. The first stage consisted of individual interviews, constituting the initial dialogues on the topic. In turn, the second stage involved focus groups for the discussion of moral dilemmas related to the socio-scientific issue of genetic enhancement in humans as a new form of eugenics, following advances in genetic editing techniques. It is worth noting that the study was conducted in compliance with ethical standards, considering it involves research with human subjects. The study was approved by the Research Ethics Committee, as per the opinion issued under registration CAAE 68786723.3.0000.5398, on the Plataforma Brasil. The analytical process was conducted in light of phenomenography and the theoretical framework on morality in socio-scientific questions (SSQs) and moral philosophy. Initial analyses have indicated the significant relevance of emotional dimensions, as well as other aspects, such as life experiences, in the moral judgment process. Furthermore, there is evidence of positive contributions from contact with case studies of dilemmas in promoting moral sensitivity in the initial training of teachers and in addressing the contradictions of technoscience, through collective discussions that constitute a public sphere for debating these relevant issues. | - |
Descrição: dc.description | Los avances en el área de las Ciencias Biológicas, particularmente en la genómica, han generado diversos debates de orden moral y ético. En el escenario actual mundial, cuestiones como la ingeniería genética, la clonación reproductiva y terapéutica, las investigaciones con células madre, xenotransplante, terapia génica y manipulación genética de seres humanos y otros organismos vivos, ocasionalmente, han provocado debates en la sociedad, señalando nuevos desafíos. Tales cuestiones se configuran como cuestiones sociocientíficas, las cuales han sido asumidas, en la Educación en Ciencias, como una posibilidad para promover una formación ciudadana crítica frente a estos desafíos causados por el encuentro de los artefactos del mundo científico-tecnológico con el mundo de la vida, considerando sus posibles impactos y daños. Es en este contexto que se inserta este estudio, cuyo objetivo general es comprender cómo los futuros profesores de ciencias y biología perciben y experimentan los conflictos, dilemas morales, promesas y soluciones provenientes del campo científico-tecnológico en discusiones sobre la cuestión sociocientífica de la mejora genética en seres humanos, a partir de la discusión de dilemas morales en el campo de la biotecnología en el contexto de la formación inicial de profesores de Ciencias y Biología. Para ello, se adopta la fenomenografía como perspectiva metodológica del estudio. La investigación contó con la participación de 17 estudiantes de licenciatura en Ciencias Biológicas de una institución pública de la región Nordeste de Brasil. La constitución de los datos se realizó en dos etapas. La primera etapa consistió en la realización de entrevistas individuales, constituyéndose en los diálogos iniciales sobre el tema. Por su parte, la segunda etapa se configuró en la realización de grupos focales para la discusión de los dilemas morales relacionados con la cuestión sociocientífica de la manipulación con el fin de mejorar la genética humana como una nueva forma de eugenesia a partir de los avances en las técnicas de edición genética. Cabe destacar que el estudio se realizó en conformidad con las normas éticas, dado que se trata de una investigación que involucra seres humanos. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, conforme al parecer emitido bajo el registro CAAE 68786723.3.0000.5398, en la Plataforma Brasil. El proceso analítico se llevó a cabo a la luz de la fenomenografía y del marco teórico sobre moralidad en QSC y filosofía moral. Los análisis iniciales han indicado la gran relevancia de aspectos de la dimensión emocional, así como otros aspectos, como las experiencias de vida en el proceso de juicio moral. Además, hay evidencias de contribuciones positivas del contacto con estudios de casos dilemáticos en la promoción de la sensibilidad moral en la formación inicial de profesores y en el enfrentamiento de las contradicciones de la tecnociencia, a través de discusiones colectivas que se configuran como una esfera pública de debate sobre estas cuestiones relevantes. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controvérsias sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edição genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melhoramento genético humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eugenia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências e biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação sociopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioscientific controversies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic editing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human genetic enhancemen | - |
Título: dc.title | Sensibilidade e julgamento moral na abordagem de questões sociocientíficas na educação em ciências: promessas e dilemas na era da engenharia genética | - |
Título: dc.title | Moral sensitivity and moral judgment in the approach to socioscientific issues in science education: promises and dilemmas in the era of genetic engineering | - |
Título: dc.title | Sensibilidad y juicio moral en el abordaje de cuestiones sociocientíficas en la educación en ciencias: promesas y dilemas en la era de la ingeniería genética | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: