
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Maria José da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Marcelo. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:20:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:20:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312825 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312825 | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação discute os fundamentos do Currículo Paulista como expressão da política educacional, com ênfase no ensino de Geografia. Para tanto, recorremos à contextualização das reformas que introduziram o ensino por competências e habilidades na rede estadual paulista e os modelos de gestão (tecnologias políticas) como foco em resultados. O objetivo principal foi desenvolver um infográfico para a compreensão dos impactos das atividades humanas sobre os elementos físico-naturais da litosfera e as transformações da paisagem. Trata-se de um protótipo de Produto Educacional, um recurso didático para o momento da instrumentalização da prática social como estratégia para os estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa reside no questionamento acerca das limitações do ensino pautado no uso dos materiais didáticos obrigatórios, disponibilizados como fonte principal para a sistematização do saber em sala de aula. A hipótese norteadora da pesquisa considera que o ensino de Geografia, quando estruturado a partir da prática social, pode superar os limites impostos pelos materiais didáticos padronizados e potencializar a compreensão dos conteúdos escolares. A pesquisa, de caráter exploratória com uso de fontes documentais, esteve ancorada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e fundamenta-se no papel da mediação docente para a construção do conhecimento. O resultado esperado foi a elaboração do infográfico, um gênero textual que combina a linguagem visual e verbal para a leitura e interpretação do espaço. Esta pesquisa reafirma a importância do trabalho docente no processo de ensino-aprendizagem e contribui para a ampliação do acervo metodológico para o ensino de Geografia na Educação Básica. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation discusses the foundations of the Currículo Paulista (São Paulo State Curriculum) as an expression of educational policy, with an emphasis on the teaching of Geography. To this end, it contextualizes the reforms that introduced competencyand skills-based teaching in São Paulo’s state school system, along with management models (political technologies) focused on results. The main objective was to develop an infographic to help understand the impacts of human activities on the physicalnatural elements of the lithosphere and the transformations of the landscape. This is a prototype of an Educational Product a didactic resource for the moment of social practice instrumentalization, intended as a strategy for 6th-grade students in Elementary School. The research problem lies in questioning the limitations of teaching based solely on mandatory didactic materials, which are provided as the primary source for organizing knowledge in the classroom. The guiding hypothesis of the study considers that Geography teaching, when structured around social practice, can overcome the constraints imposed by standardized teaching materials and enhance the understanding of school content. This exploratory research, using documentary sources, is anchored in the principles of Historical-Critical Pedagogy and based on the role of teacher mediation in the construction of knowledge. The expected outcome was the creation of the infographic a textual genre that combines visual and verbal language for reading and interpreting space. This research reaffirms the importance of teaching work in the teaching-learning process and contributes to expanding the methodological repertoire for Geography teaching in Basic Education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social practice | - |
| Título: dc.title | O currículo paulista e a prática social como estratégia no ensino de Geografia | - |
| Título: dc.title | The São Paulo curriculum and social practice as a strategy in teaching geography | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: