Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peralta, Deise Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Segatto, Antonio Ianni | - |
Autor(es): dc.creator | Taveira, Flavio Augusto Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312767 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, tem como objetivo geral contestar o suposto ideário de neutralidade do conhecimento matemático na realidade social — ideário profundamente enraizado no imaginário coletivo, especialmente no contexto brasileiro. Aqui, defendo a tese de que é possível — e urgente — examinar as injustiças curriculares que atravessam esse campo na contemporaneidade, tomando a noção de injustiça curricular como categoria central de análise. Para tanto, parto da hipótese de que os referenciais teóricos sobre justiça social, especialmente aqueles formulados no interior da Teoria Crítica da Sociedade e voltados à crítica das formas institucionalizadas de dominação e exclusão, oferecem fundamentos para desvelar as desigualdades estruturais, simbólicas e de justificação reproduzidas nos currículos de matemática e nas práticas que os produzem, reproduzem e sustentam. Sustento que a Educação Matemática precisa ser confrontada em sua pretensa neutralidade, de modo a revelar as estruturas de exclusão e silenciamento presentes nos currículos escolares. Organizo o texto no formato multipaper, reunindo cinco artigos independentes que, embora autônomos, compartilham uma lógica interna comum. Cada um deles contribui, à sua maneira, para atingir o objetivo geral da pesquisa e para a defender da tese que proponho, articulada à hipótese inicialmente apresentada. Como principais contribuições, apresento, dentre estes cinco artigos, dois ensaios que materializam, de forma crítica e fundamentada, a análise de duas injustiças curriculares identificadas na área da Educação Matemática na contemporaneidade, a partir de um diagnóstico de tempo presente. Essas análises visam não apenas evidenciar os mecanismos de reprodução das desigualdades, mas também propor caminhos teórico-práticos para sua superação. Na conclusão geral do trabalho, afirmo que pensar uma Educação Matemática orientada pela busca por justiça social, com base na Teoria Crítica, constitui um caminho promissor e necessário para a construção de conhecimentos mais equânimes, inclusivos e socialmente justos. | - |
Descrição: dc.description | This work, carried out in conjunction with the Graduate Program in Science Education at the Faculty of Sciences of the São Paulo State University (Unesp), Bauru campus, has the overall objective of challenging the supposed idea of the neutrality of mathematical knowledge in social reality—an idea deeply rooted in the collective imagination, especially in the Brazilian context. Here, I defend the thesis that it is possible — and urgent — to examine the curricular injustices that permeate this field in contemporary times, taking the notion of curricular injustice as a central category of analysis. To this end, I start from the hypothesis that theoretical references on social justice, especially those formulated within Critical Theory of Society and focused on the critique of institutionalized forms of domination and exclusion, offer foundations for unveiling the structural, symbolic, and justificatory inequalities reproduced in mathematics curricula and in the practices that produce, reproduce, and sustain them. I argue that mathematics education needs to be confronted in its supposed neutrality in order to reveal the structures of exclusion and silencing present in school curricula. I organize the text in a multipaper format, bringing together five independent articles that, although autonomous, share a common internal logic. Each of them contributes, in its own way, to achieving the overall objective of the research and to defending the thesis I propose, articulated with the hypothesis initially presented. Among these five articles, I present two essays as the main contributions, which critically and thoroughly analyze two curricular injustices identified in the field of contemporary mathematics education, based on a diagnosis of the present time. These analyses aim not only to highlight the mechanisms that reproduce inequalities, but also to propose theoretical and practical ways to overcome them. In the general conclusion of the work, I affirm that thinking about Mathematics Education guided by the pursuit of social justice, based on Critical Theory, constitutes a promising and necessary path for the construction of more equitable, inclusive, and socially just knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nancy Fraser | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rainer Forst | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nancy Fraser | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rainer Forst | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical education | - |
Título: dc.title | Injustiças curriculares e educação matemática: questões de reconhecimento, redistribuição e direito à justificação | - |
Título: dc.title | Curricular injustices and mathematical education: issues of recognition, redistribution, and the right to justification | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: