A experiência do usuário e o bem-estar digital em redes sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLassala, Gustavo Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorDick, Maurício Elias Klafke-
Autor(es): dc.creatorVianna, Fernanda Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312745-
Descrição: dc.descriptionAs redes sociais são sites online que possuem o principal objetivo de facilitar a comunicação de seus usuários com amigos e familiares, como também conhecer novas pessoas (Boyd e Ellison, 2007). No cenário global, o Brasil se destaca como o terceiro maior consumidor de redes sociais. Dos internautas brasileiros, 83,6% utilizam essas plataformas, e a maior parte desses usuários tem entre 20 e 29 anos (Revista Forbes, 2023; Belandi, 2023). Os números são preocupantes, pois vários estudos apontam que o uso excessivo de redes sociais é considerado um vício comportamental e está associado ao isolamento social. Em casos assim, as redes sociais deixam de cumprir o seu propósito de criação (Bhargava; Velasquez, 2021). Cherry (2018) acredita que uma cultura obcecada por tecnologia exige um design mais responsável e levanta um debate importante sobre a responsabilidade das plataformas em relação ao design de interfaces que impactam o usuário negativamente. Diante desse cenário, esse projeto tem como objetivo propor uma interface de rede social que promova o bem-estar digital do usuário. A metodologia combinou revisão bibliográfica com a aplicação do modelo "Os Cinco Planos" de Garrett (2011), com foco nas necessidades dos usuários. Como resultado, foi desenvolvido o aplicativo Lêmu, que tem como objetivo ser uma rede social com decisões de design que favoreçam o bem-estar digital, além de oferecer funcionalidades ativas para gerenciamento do tempo de uso na plataforma.-
Descrição: dc.descriptionSocial media platforms are online websites primarily designed to facilitate communication between users, their friends, and family, as well as to help them meet new people (Boyd & Ellison, 2007). On the global stage, Brazil stands out as the third-largest consumer of social media. Of Brazilian internet users, 83.6% utilize these platforms, with the majority of these users being between 20 and 29 years old (Revista Forbes, 2023; Belandi, 2023). These figures are concerning, as several studies indicate that the excessive use of social media is considered a behavioral addiction and is associated with social isolation. In such cases, social media platforms fail to fulfill their original purpose (Bhargava; Velasquez, 2021). Cherry (2018) believes that a technology-obsessed culture demands more responsible design and raises an important debate about the responsibility of platforms regarding interface design that negatively impacts the user. Given this scenario, this project aims to propose a social media interface that promotes user digital well-being. The methodology combined a literature review with the application of Garrett's (2011) "The Five Planes" model, focusing on user needs. As a result, the Lêmu application was developed. Lêmu aims to be a social network with design decisions that favor digital well-being, in addition to offering active functionalities for managing usage time on the platform.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesign centrado no usuário-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar digital-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectUser experience-
Palavras-chave: dc.subjectDigital wellbeing-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Palavras-chave: dc.subjectApplication-
Título: dc.titleA experiência do usuário e o bem-estar digital em redes sociais-
Título: dc.titleUser experience and digital well-being on social networks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.