Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lassala, Gustavo Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Dick, Maurício Elias Klafke | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Fernanda Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312745 | - |
Descrição: dc.description | As redes sociais são sites online que possuem o principal objetivo de facilitar a comunicação de seus usuários com amigos e familiares, como também conhecer novas pessoas (Boyd e Ellison, 2007). No cenário global, o Brasil se destaca como o terceiro maior consumidor de redes sociais. Dos internautas brasileiros, 83,6% utilizam essas plataformas, e a maior parte desses usuários tem entre 20 e 29 anos (Revista Forbes, 2023; Belandi, 2023). Os números são preocupantes, pois vários estudos apontam que o uso excessivo de redes sociais é considerado um vício comportamental e está associado ao isolamento social. Em casos assim, as redes sociais deixam de cumprir o seu propósito de criação (Bhargava; Velasquez, 2021). Cherry (2018) acredita que uma cultura obcecada por tecnologia exige um design mais responsável e levanta um debate importante sobre a responsabilidade das plataformas em relação ao design de interfaces que impactam o usuário negativamente. Diante desse cenário, esse projeto tem como objetivo propor uma interface de rede social que promova o bem-estar digital do usuário. A metodologia combinou revisão bibliográfica com a aplicação do modelo "Os Cinco Planos" de Garrett (2011), com foco nas necessidades dos usuários. Como resultado, foi desenvolvido o aplicativo Lêmu, que tem como objetivo ser uma rede social com decisões de design que favoreçam o bem-estar digital, além de oferecer funcionalidades ativas para gerenciamento do tempo de uso na plataforma. | - |
Descrição: dc.description | Social media platforms are online websites primarily designed to facilitate communication between users, their friends, and family, as well as to help them meet new people (Boyd & Ellison, 2007). On the global stage, Brazil stands out as the third-largest consumer of social media. Of Brazilian internet users, 83.6% utilize these platforms, with the majority of these users being between 20 and 29 years old (Revista Forbes, 2023; Belandi, 2023). These figures are concerning, as several studies indicate that the excessive use of social media is considered a behavioral addiction and is associated with social isolation. In such cases, social media platforms fail to fulfill their original purpose (Bhargava; Velasquez, 2021). Cherry (2018) believes that a technology-obsessed culture demands more responsible design and raises an important debate about the responsibility of platforms regarding interface design that negatively impacts the user. Given this scenario, this project aims to propose a social media interface that promotes user digital well-being. The methodology combined a literature review with the application of Garrett's (2011) "The Five Planes" model, focusing on user needs. As a result, the Lêmu application was developed. Lêmu aims to be a social network with design decisions that favor digital well-being, in addition to offering active functionalities for managing usage time on the platform. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design centrado no usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | User experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital wellbeing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application | - |
Título: dc.title | A experiência do usuário e o bem-estar digital em redes sociais | - |
Título: dc.title | User experience and digital well-being on social networks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: