As micro e pequenas empresas sob a ótica de competências críticas na era digital: tendências no uso da informação, da mídia e das ferramentas de inteligência artificial nos processos de tomada de decisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Vânia Cristina Pires Nogueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorBelluzzo, Regina Célia Baptista-
Autor(es): dc.creatorRanieri, Clemilton Luís Bassetto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:39:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:39:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312725-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312725-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de relatório de pós-doutorado, cujo objetivo foi investigar o uso da informação, da mídia e das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nos processos de tomada de decisão em micro e pequenas empresas (MPE), com foco no desenvolvimento de competências críticas como a Competência em Informação (CoInfo), Competência Midiática (CM) e Competência em IA. Inicialmente, o trabalho apresenta a justificativa, problema, objetivos e a estrutura da pesquisa. Em seguida, no referencial teórico, são discutidos os fundamentos e inter-relações entre CoInfo, CM e IA, abordando seus potenciais, limites e implicações éticas, especialmente no contexto das MPE e seus desafios estruturais e formativos. A metodologia inclui revisão sistemática da literatura, pesquisa documental e análise de cenários com base na abordagem de Godet (1993, 2000), além da caracterização do público-alvo, os empresários atendidos pelo programa Loja do Futuro do SEBRAE na região de Bauru/SP. Os resultados obtidos, por meio da análise dos resultados dos diagnósticos iniciais (T0) e finais (TF) aplicados no início e final do programa, demonstram avanços nas competências dos participantes, analisados a partir de três frameworks: indicadores de CoInfo e CM (Quadro 3), níveis de maturidade (Quadro 4) e competências em IA (Figura 1 - Framework de Mills et al., 2024).A partir da construção de cenários prospectivos, foi possível identificar tendências e oportunidades, entre elas a adoção da Taxonomia de Bloom (1956; Anderson; Krathwohl, 2001) como estratégia formativa para aprimorar futuras edições do programa. As considerações finais ressaltam a importância da integração entre competências críticas e IA, recomendando novas edições avaliativas do programa e estudos que aprofundem os impactos formativos dessas competências nos pequenos negócios. Ainda, destaca-se a aderência do Programa Loja do Futuro a importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, como educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), e inovação e infraestrutura (ODS 9) e ao Sebrae com parcerias e meios de implementação (ODS 17), reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento sustentável regional. A pesquisa contribui com subsídios teórico-práticos para a transformação digital sustentável das MPE, articulando ciência da informação, tecnologias emergentes e inovação organizacional.-
Descrição: dc.descriptionThis postdoctoral report aimed to investigate the use of information, media, and Artificial Intelligence (AI) tools in the decision-making processes of micro and small enterprises (MSEs), focusing on the development of critical competencies such as Information Literacy (CoInfo), Media Literacy (ML), and AI Literacy. Initially, the study presents the justification, problem, objectives, and research structure. Then, the theoretical framework discusses the foundations and interrelations among CoInfo, ML, and AI, addressing their potential, limitations, and ethical implications, especially in the context of MSE and their structural and formative challenges. The methodology includes a systematic literature review, documentary research, and scenario analysis based on Godet’s approach (1993, 2000), in addition to the characterization of the target audience—entrepreneurs supported by the Loja do Futuro (Store of the Future) program of SEBRAE in the Bauru/SP region. The results obtained through the analysis of the initial (T0) and final (TF) diagnostic assessments applied at the beginning and end of the program demonstrate improvements in the participants’ competencies, analyzed through three frameworks: CoInfo and ML indicators (Framework 3), digital maturity levels (Framework 4), and AI Literacy competencies (Figure 1 – Mills et al., 2024 Framework). Through the construction of prospective scenarios, it was possible to identify trends and opportunities, including the adoption of Bloom’s Taxonomy (1956; Anderson & Krathwohl, 2001) as a formative strategy to enhance future editions of the program. The final considerations emphasize the importance of integrating critical competencies and AI, recommending new evaluation cycles and studies that deepen the formative impacts of these competencies on small businesses. Furthermore, the program's alignment with key United Nations Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda is highlighted, such as quality education (SDG 4), decent work and economic growth (SDG 8), industry, innovation and infrastructure (SDG 9), and to Sebrae with partnerships and means of implementation (SDG 17), reinforcing its strategic role in regional sustainable development. This research contributes theoretical and practical insights for the sustainable digital transformation of MSE, articulating information science, emerging technologies, and organizational innovation.-
Descrição: dc.descriptionID 5186-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em informação-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência midiática-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em inteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectMicro e pequenas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectMedia literacy-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence literacy-
Palavras-chave: dc.subjectMicro and small businesses-
Título: dc.titleAs micro e pequenas empresas sob a ótica de competências críticas na era digital: tendências no uso da informação, da mídia e das ferramentas de inteligência artificial nos processos de tomada de decisão-
Título: dc.titleMicro and small businesses from the perspective of critical skills in the digital age: trends in the use of information, media and artificial intelligence tools in decision-making processes-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.