Formação continuada em serviço nos anos iniciais: estratégias colaborativas e práticas educacionais inclusivas baseadas no DUA para estudantes com TEA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes Junior, Jair-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorDalanesi, Viviane Teles Vidal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:20:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:20:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312724-
Descrição: dc.descriptionO movimento mundial pela educação inclusiva impulsionou o aumento das matrículas dos Estudantes Elegíveis aos Serviços da Educação Especial (EESEE) na rede regular, trazendo consigo dificuldades quanto à escolarização destes discentes. No caso dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essas dificuldades são maximizadas devido às suas especificidades, dentre as quais, o comprometimento acentuado da comunicação e interação social e comportamentos restritos e repetitivos. Com frequência, os educadores não sabem como lidar com este diferencial, declaram que não foram preparados para ensinar estudantes com deficiência e, assim, acabam por negligenciar o ensino destas crianças. Destarte, os entraves relativos à efetivação da aprendizagem dos estudantes com TEA, podem estar relacionados, entre outros fatores, ao desconhecimento dos professores sobre as características do transtorno, em identificar as potencialidades destes estudantes e, consequentemente, no despreparo em desenvolver práticas de ensino que possam atender suas necessidades educacionais. Diante disso, esta pesquisa objetivou fomentar conhecimentos para o aprimoramento de práticas educacionais inclusivas subsidiadas pelo DUA voltadas ao estudante com TEA no contexto de sala de aula, por meio da implementação de um Programa de Formação Continuada em Serviço para docentes atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, permeado por estratégias colaborativas. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com a adoção de procedimentos e estratégias consistentes com a pesquisa colaborativa. O estudo contou com a participação de três professoras lotadas em uma escola da rede pública municipal. A pesquisa teve início com: (a) a caracterização das necessidades formativas dos aprendizes, por meio do questionário inicial, (b) a análise dos planos de aula semanais, assim como, (c) a caracterização das práticas de ensino vigentes mediante as observações em sala de aula. A partir disso, houve a elaboração e implementação do Programa de Formação Continuada em Serviço, no qual foram abordados temas da área da Educação Especial que se mostraram relevantes e necessários para o aprimoramento da formação docente e de práticas inclusivas. O Programa de Formação também contemplou a elaboração de planos de aula em colaboração pesquisadora-professoras, subsidiados pelo DUA e planos realizados individualmente pelas participantes. Foram constatadas dificuldades e incompreensão das professoras participantes em relação à inclusão escolar, ao TEA e ao DUA, assim como, em desenvolver práticas de ensino para a promoção da aprendizagem dos EESEE, de modo particular, os estudantes com TEA. Após o Programa de Formação, as professoras demonstraram maior compreensão e conhecimentos sobre o TEA e o DUA, por meio de discussões e reflexões geradas nos encontros da formação, e na execução dos planejamentos. Além disso, o Programa de Formação se mostrou suficiente para viabilizar aprendizagens para que duas professoras, de modo autônomo, elaborassem um plano de aula aplicando os princípios do DUA, promovendo a inclusão dos estudantes com TEA, sendo capazes de proporcionar a participação, o engajamento e ampliando as possibilidades de aprendizagem de todos os estudantes da turma. Nesta pesquisa, confirmou-se a tese de que um Programa de Formação Continuada em Serviço, permeado por estratégias colaborativas entre pesquisadora e professoras e fundamentado no DUA, contribui para a organização de práticas educacionais inclusivas com vista a melhorar a escolarização de estudantes com TEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThe global movement for inclusive education has driven an increase in enrollments of Students Eligible for Special Education Services (SESES) in the regular school system, bringing with it difficulties in the schooling of these students. In the case of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), these difficulties are maximized due to their specificities, including the marked impairment of communication and social interaction and restricted and repetitive behaviors. Educators often do not know how to deal with this difference, stating that they were not prepared to teach students with disabilities and, therefore, end up neglecting the teaching of these children. Thus, the obstacles related to the effective learning of students with ASD may be related, among other factors, to teachers' lack of knowledge about the characteristics of the disorder, in identifying the potential of these students and, consequently, in their lack of preparation to develop teaching practices that can meet their educational needs. In view of this, this research aimed to evaluate the implementation of a Continuing In-Service Training Program for teachers working in the Initial Years of Elementary Education, through collaborative strategies, with an emphasis on inclusive educational practices supported by Universal Design for Learning (UDL) aimed at students with ASD in the classroom context. A qualitative research approach was conducted with the adoption of procedures and strategies consistent with collaborative research. The study included the participation of three teachers assigned to a municipal public school. The research began with (a) the characterization of the learning needs of the learners, through the initial questionnaire, (b) the analysis of the weekly lesson plans, as well as, (c) the characterization of the current teaching practices through classroom observations. From this, the Continuing In-Service Training Program was developed and implemented, in which topics in the area of Special Education that proved to be relevant and necessary for improving teacher training and inclusive practices were addressed. . The Training Program also included the preparation of lesson plans in collaboration between researchers and teachers, supported by the UDL and plans carried out individually by the participants. Recurrent difficulties and lack of understanding were observed among the participating teachers in relation to school inclusion, ASD and UDL, as well as in developing teaching practices to promote learning for SESES, particularly students with ASD. After the Training Program, teachers demonstrated greater understanding and knowledge about ASD and ULD, through discussions and reflections generated in the training meetings, and in the execution of plans. Furthermore, the Training Program proved sufficient to enable learning so that two teachers, autonomously, could develop a lesson plan applying the principles of UDL, promoting the inclusion of students with ASD, being able to provide participation, engagement and expanding the learning possibilities of all students in the class. In this research, the thesis was confirmed that a Continuing In-Service Training Program, permeated by collaborative strategies between researchers and teachers and based on the UDL, contributes to the organization of inclusive educational practices with a view to improving the schooling of students with ASD in the Initial Years of Elementary School.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal para a aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectInitial years of elementary school-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorder-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design for learning-
Título: dc.titleFormação continuada em serviço nos anos iniciais: estratégias colaborativas e práticas educacionais inclusivas baseadas no DUA para estudantes com TEA-
Título: dc.titleContinuing in-service training in the early years: collaborative strategies and inclusive educational practices based on UDL for students with ASD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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