Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria Eduarda Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312706 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312706 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investigou a mobilidade urbana no Brasil, destacando desafios e oportunidades para promover um sistema de transporte mais eficiente, sustentável e acessível. A pesquisa analisou dados da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, enfocando a predominância de modos motorizados. Os resultados apontam impactos significativos, como altos custos financeiros para os usuários, elevado índice de acidentes e emissão de poluentes, exigindo soluções alternativas para mitigar esses problemas. A metodologia utilizou análises quantitativas e qualitativas, considerando a distribuição regional do transporte, tempo médio de deslocamento e condições da infraestrutura de transporte coletivo. A discussão dos resultados destacou a importância de modos alternativos, como o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que combinam eficiência, menor impacto ambiental e maior capacidade de transporte. Para deslocamentos curtos, opções como bicicletas e patinetes se mostraram viáveis, com benefícios econômicos e à saúde da população. A conclusão reforça que a transformação da mobilidade urbana no Brasil requer esforços conjuntos entre governo, setor privado e sociedade civil. A renovação da frota de transporte coletivo, a priorização de investimentos em sistemas como o BRT e o VLT, e a implementação de tecnologias avançadas podem reduzir os impactos negativos do transporte motorizado e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Este estudo contribui para o debate sobre mobilidade urbana, destacando a necessidade de um planejamento integrado e sustentável como elemento central para o desenvolvimento urbano equilibrado e inclusivo. | - |
Descrição: dc.description | This study investigated urban mobility in Brazil, highlighting the challenges and opportunities for promoting a more efficient, sustainable, and accessible transportation system. The research analyzed data from the National Urban Mobility Survey, focusing on the predominance of motorized transport modes. The results revealed significant impacts, such as high financial costs for users, a high rate of traffic accidents, and pollutant emissions, calling for alternative solutions to mitigate these issues.The methodology employed both quantitative and qualitative analyses, taking into account the regional distribution of transportation, average travel time, and the conditions of public transport infrastructure. The discussion of the results emphasized the importance of alternative modes such as Bus Rapid Transit (BRT) and Light Rail Transit (LRT), which combine efficiency, lower environmental impact, and greater passenger capacity. For short-distance travel, options like bicycles and electric scooters proved to be viable, offering both economic and health benefits to the population. The conclusion reinforces that transforming urban mobility in Brazil requires joint efforts among the government, the private sector, and civil society. The renewal of the public transport fleet, the prioritization of investments in systems like BRT and LRT, and the implementation of advanced technologies can reduce the negative impacts of motorized transport and improve quality of life in cities. This study contributes to the urban mobility debate by highlighting the need for integrated and sustainable planning as a key element for balanced and inclusive urban development. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | BRT | - |
Palavras-chave: dc.subject | VLT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban planning | - |
Título: dc.title | Análise dos impactos causados pelos modos de transporte utilizados atualmente no Brasil e viabilidade de mudanças visando tornar os modos de transporte mais sustentáveis | - |
Título: dc.title | Analysis of the impacts caused by the modes of transportation currently used in Brazil and the feasibility of changes aimed at making transportation modes more sustainable | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: