Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Nildicéia Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Vani, João Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312679 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/9226924634930047 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-3526-9603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312679 | - |
Descrição: dc.description | O relatório de pós-doutorado apresenta os resultados do projeto “Formação Docente e Transversalidade: Inovação e Internacionalização no Ambiente Formativo”, desenvolvido na UNESP com apoio do Programa CAPES-PrInt. O projeto teve como foco a criação de um curso modular inovador e de um repositório digital, o HabiLab [PRO], com vistas à formação de licenciandos em Letras a partir de saberes transversais. As ações buscaram superar o modelo tradicional de ensino, promovendo uma formação docente mais crítica, interdisciplinar e sintonizada com os desafios contemporâneos, incluindo a internacionalização, os direitos humanos e o desenvolvimento de soft skills. O curso de formação continuada, com 120 horas, foi estruturado em cinco módulos temáticos, articulando temas como comunicação, gestão, equidade racial e inovação educacional. O HabiLab [PRO], por sua vez, configurou-se como ambiente híbrido de aprendizagem, com ênfase na produção e compartilhamento de materiais pedagógicos. O projeto também se integrou às ações da Assessoria de Relações Exteriores (AREX/UNESP) e à Política de Idiomas da universidade, favorecendo o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU. Entre os desdobramentos destacam-se a organização de uma coletânea interdisciplinar e a consolidação dos Centros de Línguas como pólos de formação extensionista. O relatório evidencia o impacto positivo da proposta na qualificação docente e sua contribuição para uma formação engajada, ética e socialmente transformadora. | - |
Descrição: dc.description | This postdoctoral report presents the outcomes of the project “Teacher Training and Transversality: Innovation and Internationalization in the Educational Environment,” conducted at São Paulo State University (UNESP) with support from the CAPES-PrInt program. The initiative focused on designing an innovative modular course and a digital repository, HabiLab [PRO], aimed at strengthening teacher education through transversal knowledge and global competencies. The project sought to go beyond traditional content-centered models, fostering a more interdisciplinary, critical, and socially committed approach to teacher training. The 120-hour continuing education course was structured into five thematic modules covering communication, school management, human rights, interculturality, and educational innovation. HabiLab [PRO] was developed as a hybrid learning environment, supporting the production and sharing of pedagogical materials and methodologies. The project aligned with UNESP's Institutional Language Policy and internationalization strategies, promoting connections with the UN's 2030 Agenda and Sustainable Development Goals. It also engaged with the university's International Relations Office (AREX), expanding academic mobility and intercultural training. Key outcomes include the consolidation of the Language and Teacher Development Centers (CLDPs) as extension hubs and the organization of a collective volume that synthesizes interdisciplinary reflections from the research. Overall, the report demonstrates the project's impact on teacher education, offering innovative pathways to prepare educators for the complex demands of 21st-century education. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 88887.916268/2023-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes transversais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agenda 2030 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transversal knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internationalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soft skills | - |
Título: dc.title | Formação docente e transversalidade: inovação e internacionalização no ambiente formativo | - |
Título: dc.title | Teacher Training and Transversality: Innovation and Internationalization in the Educational Environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: