Formação docente e transversalidade: inovação e internacionalização no ambiente formativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorRocha, Nildicéia Aparecida-
Autor(es): dc.creatorVani, João Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:59:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:59:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312679-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/9226924634930047-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-3526-9603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312679-
Descrição: dc.descriptionO relatório de pós-doutorado apresenta os resultados do projeto “Formação Docente e Transversalidade: Inovação e Internacionalização no Ambiente Formativo”, desenvolvido na UNESP com apoio do Programa CAPES-PrInt. O projeto teve como foco a criação de um curso modular inovador e de um repositório digital, o HabiLab [PRO], com vistas à formação de licenciandos em Letras a partir de saberes transversais. As ações buscaram superar o modelo tradicional de ensino, promovendo uma formação docente mais crítica, interdisciplinar e sintonizada com os desafios contemporâneos, incluindo a internacionalização, os direitos humanos e o desenvolvimento de soft skills. O curso de formação continuada, com 120 horas, foi estruturado em cinco módulos temáticos, articulando temas como comunicação, gestão, equidade racial e inovação educacional. O HabiLab [PRO], por sua vez, configurou-se como ambiente híbrido de aprendizagem, com ênfase na produção e compartilhamento de materiais pedagógicos. O projeto também se integrou às ações da Assessoria de Relações Exteriores (AREX/UNESP) e à Política de Idiomas da universidade, favorecendo o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU. Entre os desdobramentos destacam-se a organização de uma coletânea interdisciplinar e a consolidação dos Centros de Línguas como pólos de formação extensionista. O relatório evidencia o impacto positivo da proposta na qualificação docente e sua contribuição para uma formação engajada, ética e socialmente transformadora.-
Descrição: dc.descriptionThis postdoctoral report presents the outcomes of the project “Teacher Training and Transversality: Innovation and Internationalization in the Educational Environment,” conducted at São Paulo State University (UNESP) with support from the CAPES-PrInt program. The initiative focused on designing an innovative modular course and a digital repository, HabiLab [PRO], aimed at strengthening teacher education through transversal knowledge and global competencies. The project sought to go beyond traditional content-centered models, fostering a more interdisciplinary, critical, and socially committed approach to teacher training. The 120-hour continuing education course was structured into five thematic modules covering communication, school management, human rights, interculturality, and educational innovation. HabiLab [PRO] was developed as a hybrid learning environment, supporting the production and sharing of pedagogical materials and methodologies. The project aligned with UNESP's Institutional Language Policy and internationalization strategies, promoting connections with the UN's 2030 Agenda and Sustainable Development Goals. It also engaged with the university's International Relations Office (AREX), expanding academic mobility and intercultural training. Key outcomes include the consolidation of the Language and Teacher Development Centers (CLDPs) as extension hubs and the organization of a collective volume that synthesizes interdisciplinary reflections from the research. Overall, the report demonstrates the project's impact on teacher education, offering innovative pathways to prepare educators for the complex demands of 21st-century education.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description88887.916268/2023-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes transversais-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectAgenda 2030-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTransversal knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalization-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills-
Título: dc.titleFormação docente e transversalidade: inovação e internacionalização no ambiente formativo-
Título: dc.titleTeacher Training and Transversality: Innovation and Internationalization in the Educational Environment-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.