A formação de professores de educação física no século XXI: análise dos dispositivos de formação e profissionalização docente no estágio supervisionado na modalidade de Educação a Distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza Neto, Samuel de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCecchetto, Jacqueline Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:48:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:48:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312674-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como foco o estudo dos dispositivos formativos e suas contribuições para a profissionalização dos professores de Educação Física na formação inicial em Educação a Distância. Com o crescimento dos cursos de LEF na EaD, há no horizonte novos desafios a serem estudados, questionados e analisados. Como problema de pesquisa apresentou-se a seguinte questão: quais são os elementos dos dispositivos de formação que podem contribuir para a mobilização de saberes, análise da prática e possível engajamento do futuro professor na escola? Como pressuposto de investigação este trabalho parte da premissa de que, no presente, assiste-se a diferentes projetos de profissionalização em que se pode caminhar para uma perspectiva de conservação daquilo que já existe enquanto currículo, reivindicando-se o aumento de verbas para investimento; há também a perspectiva de rotas alternativas de formação com as quais os reformadores do neoliberalismo acreditam que a formação deve ser mínima, optando-se quase por uma formação em serviço; mas há também, os que acreditam que devamos enfatizar modelos de transformação no âmbito do processo formativo, levando em consideração as reivindicações dos conservadores e dos reformadores. Como objetivo geral, essa pesquisa buscou analisar os dispositivos de formação na disciplina de Estágio Supervisionado de um curso de LEF EaD, visando compreender a contribuição que podem trazer para a profissionalização. Especificamente se propôs a: a) Identificar e analisar, nas propostas de formação inicial do professor de EF em EaD, o perfil profissional proposto, a base de conhecimento selecionada e a proposta de estágio supervisionado; b) Identificar e analisar os dispositivos utilizados na disciplina de ECS dos cursos de LEF na EaD quanto à perspectiva de formação (ou controle); c) Analisar os desafios e as contribuições dos dispositivos para a mobilização de saberes, análise da prática e possível engajamento do futuro professor na escola; d) Analisar os desafios e as contribuições dos dispositivos para o exercício da profissionalidade e de autonomia docente pelos estagiários, na perspectiva da profissionalização. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de delineamento interpretativo, tendo como perspectiva estudar uma Instituição de Ensino Superior (IES) na EaD envolvendo como participantes nove sujeitos vinculados ao campo do ECS (estudantes, professores da universidade, tutores, coordenadores de curso). Entre os instrumentos escolhidos temse: análise documental, questionário, entrevista. Os dados da primeira parte da pesquisa foram analisados a partir da análise de conteúdo, tendo como direcionamento quatro eixos: tecnologias da informação e comunicação como dispositivo; relações pedagógicas como dispositivo; currículo como dispositivo; relação universidade escola como dispositivo. Na segunda parte da pesquisa, os eixos de análise foram: disposição pessoal, disposição relacional, disposição organizacional, disposição reflexiva, disposição deliberativa e disposição para o uso das tecnologias digitais. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a perspectiva de formação voltada para a cultura corporal, orientada por saberes das ciências humanas, bem como a importância das TIC como ambiente para promover as relações entre os agentes formadores e os estudantes. No entanto, as intervenções dos participantes se deram majoritariamente por um viés vocacional em detrimento de pautarem-se na lógica e nos saberes de base da profissão, apontando para uma formação da autonomia pautada na dependência dos sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze the training devices used in the discipline of supervised internship in the Bachelor's Degree in Physical Education courses in the Distance Learning modality, aiming to understand the training model, the professional profile, the university-school partnership, and the monitoring of the intern. The premise was that, with the growth of Bachelor's Degree courses in Physical Education in the Distance Learning modality, there are new challenges on the horizon to be studied, questioned, and analyzed. The following research problem was presented as the following question: what are the elements of the training devices that can contribute to the mobilization of knowledge, analysis of practice, and possible engagement of the future teacher in the school? As a research premise, this work is based on the premise that, at present, we are witnessing different professionalization projects in which it is possible to move towards a perspective of conservation of what already exists as a curriculum, demanding an increase in investment funds; there is also the prospect of alternative training routes with which the reformers of neoliberalism believe that training should be minimal, opting almost for in-service training; but there are also those who believe that we should emphasize transformation models within the training process, taking into account the demands of conservatives and reformers. In light of this understanding, the question arises: what is the place occupied by the Distance Learning modality? As a general objective, we sought to understand, based on the training devices, whether the adopted curriculum model allows the development of a professionalization process that moves towards the perspective of transformation or a model that is restricted to alternative neoliberal training routes. Specifically, we proposed: a) To identify and analyze, in the initial training proposals for PE teachers in distance learning, the proposed professional profile, the selected knowledge base and the supervised internship proposal; b) To identify and analyze the devices used in the supervised internship discipline of undergraduate Physical Education courses in distance learning with regard to the training (or control) perspective; c) Analyze the challenges and contributions of devices for the mobilization of knowledge, analysis of practice and possible engagement of future teachers in schools; and d) Analyze the challenges and contributions of devices for the exercise of professionalism and teaching autonomy by interns. Qualitative research with an interpretative design was chosen, with the perspective of studying a HEI in the Distance Learning modality involving as participants 9 subjects linked to the field of supervised internship (students, university professors, tutors, course coordinators). Among the instruments chosen are: document analysis, questionnaire, and interview. The data from the first part of the research were analyzed based on content analysis, with four axes as its focus: information and communication technologies as a device; pedagogical relationships as a device; curriculum as a device; university-school relationship as a device. In the second part of the research, the axes of analysis were: personal disposition, relational disposition, organizational disposition, reflective disposition, deliberative disposition, and disposition to use digital technologies. From the analysis of the data, it was possible to verify the perspective of training focused on body culture, guided by knowledge of the human sciences, as well as the importance of ICT as an environment to promote relationships between training agents and students. However, the interventions of the participants were mostly based on a vocational bias to the detriment of the logic and basic knowledge of the profession, pointing to a formation of autonomy based on the dependence of the subjects.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación tuvo como objetivo analizar los dispositivos de entrenamiento utilizados en la disciplina de práctica supervisada en los cursos de Licenciatura en Educación Física en la modalidad a Distancia, buscando comprender el modelo de formación, el perfil profesional, la asociación universidad-escuela y el acompañamiento del pasante. La premisa fue que, con el crecimiento de los cursos de Licenciatura en Educación Física en la modalidad a Distancia, hay nuevos desafíos en el horizonte para ser estudiados, cuestionados y analizados. Se planteó como problema de investigación la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los elementos de los dispositivos de formación que pueden contribuir a la movilización de conocimientos, al análisis de la práctica y al posible compromiso del futuro docente en la escuela? Como premisa de investigación, este trabajo parte de la premisa de que, en la actualidad, asistimos a diferentes proyectos de profesionalización en los que podemos avanzar hacia una perspectiva de conservación de lo ya existente como currículo, demandando un incremento de los fondos de inversión; También existe la perspectiva de rutas de formación alternativas con las que los reformistas neoliberales creen que la formación debe ser mínima, optando casi por la formación en el puesto de trabajo; Pero también hay quienes creen que debemos enfatizar modelos de transformación dentro del proceso de formación, teniendo en cuenta las demandas de los conservadores y reformistas. A la luz de este entendimiento, la pregunta es: ¿qué lugar ocupa la modalidad de Educación a Distancia? Como objetivo general, buscamos comprender, a partir de los dispositivos de formación, si el modelo curricular adoptado permite el desarrollo de un proceso de profesionalización que transita hacia la perspectiva de la transformación o un modelo que se restringe a rutas alternativas de formación neoliberal. En concreto, se propuso: a) Identificar y analizar, en las propuestas de formación inicial del profesorado de EF en modalidad a distancia, el perfil profesional propuesto, la base de conocimientos seleccionada y la propuesta de prácticas supervisadas; b) Identificar y analizar los dispositivos utilizados en la disciplina de prácticas supervisadas de los cursos de pregrado en Educación Física en EaD desde la perspectiva de formación (o control); c) Analizar los desafíos y aportes de los dispositivos para la movilización de saberes, análisis de la práctica y posible involucramiento del futuro docente en la escuela y d) Analizar los desafíos y aportes de los dispositivos para el ejercicio de la profesionalidad y autonomía docente de los docentes en formación. Se optó por una investigación cualitativa con diseño interpretativo, con la perspectiva de estudiar una IES en la modalidad de Educación a Distancia involucrando como participantes a 9 sujetos vinculados al campo de la práctica supervisada (estudiantes, profesores universitarios, tutores, coordinadores de curso). Entre los instrumentos elegidos están: análisis documental, cuestionario, entrevista. Los datos de la primera parte de la investigación fueron analizados con base en el análisis de contenido, centrándose en cuatro ejes: las tecnologías de la información y la comunicación como dispositivo; Las relaciones pedagógicas como dispositivo; el currículo como dispositivo; Relación entre universidad y escuela como dispositivo. En la segunda parte de la investigación, los ejes de análisis fueron: disposición personal, disposición relacional, disposición organizacional, disposición reflexiva, disposición deliberativa y disposición al uso de tecnologías digitales. A partir del análisis de los datos, fue posible confirmar la perspectiva de una formación centrada en la cultura del cuerpo, orientada por conocimientos provenientes de las ciencias humanas, así como la importancia de las TIC como entorno para promover las relaciones entre agentes formadores y estudiantes. Sin embargo, las intervenciones de los participantes se basaron mayoritariamente en un sesgo vocacional más que en la lógica y el conocimiento básico de la profesión, apuntando a una formación de autonomía basada en la dependencia de los sujetos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectDegree in physical education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectDevices-
Palavras-chave: dc.subjectSupervised internship-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura en educación física-
Palavras-chave: dc.subjectEducación a distancia-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de profesores-
Palavras-chave: dc.subjectPrácticas supervisadas-
Título: dc.titleA formação de professores de educação física no século XXI: análise dos dispositivos de formação e profissionalização docente no estágio supervisionado na modalidade de Educação a Distância-
Título: dc.titlePhysical Education teachers’ training in the 21st century: analysis of teacher training and professionalization devices in supervised internship in the Distance Education modality-
Título: dc.titleLa formación del profesorado de educación física en el siglo XXI: análisis de los dispositivos de formación y profesionalización docente en prácticas supervisadas en la modalidad de Educación a Distancia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.