
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Verônica Emelin dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312669 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312669 | - |
| Descrição: dc.description | É de grande relevância a compreensão da relação entre as ciências e as fake news, além de como estas apresentam um conflito entre a divulgação e compreensão científica dos diversos fenômenos existentes, podendo ser de grande auxílio para a disseminação de informações corretas em detrimento de notícias falsas. Por isso, o objetivo deste trabalho visa refletir sobre as maneiras em que as Fake News podem ser utilizadas no ensino da Química, de forma a enfatizar o desenvolvimento do letramento científico e senso crítico; para isso, realizar-se-á uma análise de trabalhos que tratam do tema a fim de discutir a eficiência dos métodos utilizados e refletir sobre maneiras de utilizar as notícias em questão em sala de aula. A análise de dados dos 14 trabalhos selecionados foi realizada a partir da denominada Análise de Conteúdo. Foram abordados os conteúdos de cada produção de forma a enfatizar os conteúdos curriculares abordados na construção do pensamento crítico e letramento científico. As produções científicas demonstraram, no geral, quando houve intervenções didáticas realizadas pelos autores, resultados positivos em relação à apropriação de conteúdo e à fundamentação de notícias para a utilização no ensino. Sugerem-se trabalhos que ampliem a realização da divulgação científica de forma assertiva, que abordem o contexto de divulgação científica atual da Química, e a elaboração/utilização de materiais didáticos de baixo custo. As ferramentas de ensino utilizadas nas produções foram diversas, utilizando da gamificação, experimentação e histórias em quadrinhos. Tais abordagens se demonstraram ainda mais eficientes quando trabalhadas em conjunto, atuando como agentes facilitadores do ensino-aprendizado e proporcionando mais engajamento. Assim, os assuntos colocados em pauta se demonstraram como bons norteadores do processo de ensino de Química, permitindo a discussão de conteúdos e temas pertinentes e auxiliando no processo de desenvolvimento da Alfabetização Científica e do senso crítico. | - |
| Descrição: dc.description | Understanding the relationship between science and fake news is of great relevance, as fake news presents a conflict between the dissemination and comprehension ofscientific phenomena, and can play an important role in promoting accurate information over misinformation. Therefore, this work aims to reflect on ways in whichfake news can be used in Chemistry teaching to emphasize the development of scientific literacy and critical thinking. To achieve this, an analysis of academic works on the topic was carried out to discuss the effectiveness of the methods used and to reflect on strategies for incorporating such news into the classroom. The data analysis of the 14 selected studies was conducted using Content Analysis methodology. The content of each work was examined to highlight how curricular content supports the development of critical thinking and scientific literacy. In general, when didactic interventions were carried out by the authors, the scientific works showed positive results in terms of content appropriation and the foundation of news for educational purposes. It is suggested that further studies be conducted to improvescience communication in Chemistry, address the current context of scientific dissemination, and develop low-cost educational materials. The teaching tools used in the reviewed works were diverse, including gamification, experimentation, and comics. These approaches proved even more effective when applied together, acting as facilitators of the teaching-learning process and increasing student engagement.Thus, the topics discussed have shown to be good guiding elements in Chemistry education, allowing the exploration of relevant content and themes, and supporting the development of Scientific Literacy and critical thinking. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química no colegial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação secundária de Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fake News | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
| Título: dc.title | Levantamento bibliográfico sobre as fake news no ensino de Química | - |
| Título: dc.title | Bibliographical survey on fake news in chemistry education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: