Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Domiciano, Cassia Letícia Carrara | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Tenguan, Anna Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:10:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:10:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312651 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe a criação de um sistema de notação musical não convencional para o repique, instrumento de percussão. A proposta surge da minha vivência na Naumteria (bateria universitária da UNESP de Bauru) e da percepção das limitações no ensino do instrumento, pautado na oralidade e em registros audiovisuais de baixa qualidade. O projeto tem como objetivo desenvolver uma linguagem visual intuitiva e acessível para auxiliar no ensino e documentação de ritmos. A metodologia inclui pesquisa teórica, análise de similares, construção e refinamento de símbolos por meio de um formulário de opinião, e a produção de um produto final físico: fichas contendo partituras gráficas de cinco ritmos — Levada, Ijexá, Olodum, Arrocha e Reggae. Como resultado, foi desenvolvido um sistema funcional e adaptável, que pode servir tanto como ferramenta pedagógica quanto como instrumento de registro. O material é acessível a músicos iniciantes e oferece potencial de expansão para outros instrumentos e mídias digitais. Conclui-se que a notação criada facilita o ensino musical percussivo e contribui na preservação dos ritmos da Naumteria. | - |
Descrição: dc.description | This project proposes the creation of a non-traditional music notation system for repique, a percussion instrument. The idea originated from my experience with Naumteria (university percussion ensemble at UNESP Bauru) and from observing the limitations of teaching methods based mainly on oral tradition and low-quality audiovisual recordings. The goal of the project is to develop an intuitive and accessible visual language to support the teaching and documentation of rhythms. The methodology involved theoretical research, analysis of similar systems, creation and refinement of symbols through a feedback-based survey, and the production of a physical final product: printed cards featuring graphic scores for five rhythms — Levada, Ijexá, Olodum, Arrocha, and Reggae. The outcome was a functional and adaptable system that can serve both as an educational tool and as a musical documentation. The material is accessible to beginner percussionists and has potential for expansion to other instruments and digital formats. It is concluded that the proposed notation facilitates percussion music learning and contributes to the preservation of the rhythms of Naumteria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percussão (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical notation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information design | - |
Título: dc.title | Notação musical não convencional para repique | - |
Título: dc.title | Unconventional musical notation for repique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: