Generificação e educação física escolar: diálogos sobre masculinidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUgaya, Andresa de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aline Aparecida Santana da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:50:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:50:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312590-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da UNESP buscou ampliar o debate e desenvolvimento de práxis pedagógicas na Educação Física Escolar a partir de uma abordagem crítica sobre as construções sociais de gênero, com ênfase nas masculinidades. Apoiado na teoria da masculinidade hegemônica de Raewyn Connell, o trabalho identifica padrões e normas heteronormativas que sustentam o patriarcado e a dominação de determinados homens sobre mulheres e outros homens. Na Educação Física, tais normas influenciam diretamente a regulação dos corpos e a imposição de estereótipos de gênero, contribuindo para a exclusão ou autoexclusão de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base no método da pesquisa-ação, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta de dados que resultou na produção de um recurso audiovisual, valorizando o protagonismo da turma participante. A análise de dados foi conduzida por meio da técnica de análise temática, conforme a proposta de Braun e Clarke (2006).-
Descrição: dc.descriptionThis study, linked to the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) at UNESP, sought to broaden the debate and development of pedagogical practices in Physical Education at Schools through a critical approach to the social constructions of gender, with an emphasis on masculinities. Based on Raewyn Connell's theory of hegemonic masculinity, the study identifies heteronormative patterns and norms that sustain patriarchy and the domination of certain men over women and other men. In Physical Education, these norms directly influence the regulation of bodies and the imposition of gender stereotypes, contributing to the exclusion or self-exclusion of students. This qualitative study, based on the action research method, used the focus group technique for data collection, resulting in the production of an audiovisual resource that emphasizes the protagonism of the participating class. Data analysis was conducted using the thematic analysis technique, as proposed by Braun and Clarke (2006).-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCapes: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGenerificação-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidades-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectGendering-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education at Schools-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinities-
Título: dc.titleGenerificação e educação física escolar: diálogos sobre masculinidades-
Título: dc.titleGendering and school physical education: dialogues on masculinities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.