
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ugaya, Andresa de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Aline Aparecida Santana da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312590 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da UNESP buscou ampliar o debate e desenvolvimento de práxis pedagógicas na Educação Física Escolar a partir de uma abordagem crítica sobre as construções sociais de gênero, com ênfase nas masculinidades. Apoiado na teoria da masculinidade hegemônica de Raewyn Connell, o trabalho identifica padrões e normas heteronormativas que sustentam o patriarcado e a dominação de determinados homens sobre mulheres e outros homens. Na Educação Física, tais normas influenciam diretamente a regulação dos corpos e a imposição de estereótipos de gênero, contribuindo para a exclusão ou autoexclusão de estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base no método da pesquisa-ação, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta de dados que resultou na produção de um recurso audiovisual, valorizando o protagonismo da turma participante. A análise de dados foi conduzida por meio da técnica de análise temática, conforme a proposta de Braun e Clarke (2006). | - |
| Descrição: dc.description | This study, linked to the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) at UNESP, sought to broaden the debate and development of pedagogical practices in Physical Education at Schools through a critical approach to the social constructions of gender, with an emphasis on masculinities. Based on Raewyn Connell's theory of hegemonic masculinity, the study identifies heteronormative patterns and norms that sustain patriarchy and the domination of certain men over women and other men. In Physical Education, these norms directly influence the regulation of bodies and the imposition of gender stereotypes, contributing to the exclusion or self-exclusion of students. This qualitative study, based on the action research method, used the focus group technique for data collection, resulting in the production of an audiovisual resource that emphasizes the protagonism of the participating class. Data analysis was conducted using the thematic analysis technique, as proposed by Braun and Clarke (2006). | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Generificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Masculinidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gendering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical Education at Schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Masculinities | - |
| Título: dc.title | Generificação e educação física escolar: diálogos sobre masculinidades | - |
| Título: dc.title | Gendering and school physical education: dialogues on masculinities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: