Inclusão no ensino superior: o olhar de acadêmicos com necessidades educacionais específicas sobre as barreiras atitudinais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Débora Chiararia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:46:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:46:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312571-
Descrição: dc.descriptionA busca pelo ingresso na educação superior tem sido cada vez mais frequente entre os estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). Este movimento tem aumentado em razão da implementação de políticas públicas educacionais inclusivas como respostas institucionais destinadas a viabilizar a presença desses estudantes no ensino superior e amenizar a presença de barreiras atitudinais nesse contexto. Em razão da complexidade das dinâmicas de interações sociais inerentes ao ambiente universitário, especialmente decorrentes de estigmas de opressão, discriminação e do capacitismo relacionados às pessoas em situação de deficiência e diversidade, esta pesquisa objetivou investigar como acadêmicos autodeclarados com NEE avaliam a presença de políticas públicas educacionais inclusivas de uma universidade estadual pública brasileira. Como objetivos específicos, procurou analisar como as barreiras atitudinais interferem nas vivências e percepções desses sobre as políticas públicas educacionais inclusivas da respectiva universidade. Para compor o universo de participantes, a coleta de dados partiu de um universo geral de acadêmicos matriculados em cursos de graduação, ingressantes e veteranos, da respectiva universidade, os quais se autodeclararam com NEE, com especial atenção aos que se reconheceram na situação da deficiência. A produção dos dados foi realizada em dois momentos diferentes. No momento A foi feita a aplicação dos seguintes instrumentos avaliativos: Formulário de Identificação de Universitários com e sem Necessidades Educacionais Específicas (FIUNEE) e o Índice de Inclusão para Educação Superior (INES-BRASIL), adaptado para o português, para estudantes com e sem NEE. No momento B foram realizados encontros focais com acadêmicos que se autodeclararam com NEE. Dos 347 respondentes que participaram do estudo, 31 se autodeclararam com NEE, sendo 66% de caráter permanente e 33,33% temporário, majoritariamente de natureza pedagógica, que implicavam em sua permanência ou não na universidade. No que se referiu à identificação das políticas públicas educacionais inclusivas, foi possível concluir, com base nos dados emergentes do INES-BRASIL, a parca presença de ações voltadas à redução das barreiras atitudinais evidenciadas nas práticas docentes, na participação limitada dos estudantes com NEE e na oferta de programas de extensão/projeção social. Em relação aos resultados dos encontros focais, foram identificados sete “Núcleos de Significação” com maior carga emocional, a saber: “Existir para além de um formulário sociodemográfico”; “A exclusão dentro da inclusão”; “Uma prática docente capacitista e opressora”; “Acessibilidade e inclusão: uma pauta que não “viraliza”; “Garantia de direitos à mercê de interesses políticos”; “Em meio ao mar de solidão, uma busca por acolhimento” e “A luz que nos faltava”.-
Descrição: dc.descriptionThe aspiration to access higher education has become increasingly common among students with specific educational needs (NEE). This trend has been reinforced by the implementation of inclusive public educational policies, conceived as institutional responses aimed at enabling the presence of these students in higher education and mitigating the persistence of attitudinal barriers in this context. Given the complexity of the social interaction dynamics inherent to the university environment — particularly those stemming from stigma, oppression, discrimination, and ableism toward individuals in situations of disability and diversity — this study aimed to investigate how self-declared SEN students assess the presence of inclusive public educational policies at a Brazilian state public university. More specifically, the study sought to analyze how attitudinal barriers influence these students’ experiences and perceptions regarding such policies at the institution. Data collection involved students enrolled in undergraduate programs, both newcomers and senior, who self-identified as having SEN, with particular attention to those who recognized themselves as experiencing disability. Data production occurred in two phases. Phase A involved the application of two evaluative instruments: the Identification Form for University Students With and Without Specific Educational Needs (FIUNEE) and the Higher Education Inclusion Index (INES-BRASIL), adapted into Portuguese for use with students with and without SEN. Phase B consisted of focus group meetings with students who had self-identified as having SEN. Among the 347 participants in the study, 31 self-declared as having SEN, 66% of a permanent nature and 33.33% of a temporary nature, most of which were pedagogical in character and impacted their ability to remain enrolled at the university. Based on data emerging from the INES-BRASIL, the identification of inclusive public educational policies revealed a limited presence of actions aimed at reducing attitudinal barriers. These results were reflected in exclusionary teaching practices, the limited participation of students with NEE, and the scarce availability of extension programs and social outreach initiatives. The focus group results led to the identification of seven emotionally charged “Meaning Cores,” namely: “Existing beyond a sociodemographic form”; “Exclusion within inclusion”; “Ableist and oppressive teaching practices”; “Accessibility and inclusion: an unpopular agenda”; “Rights at the mercy of political interests”; “Surrounded by a sea of solitude, seeking acceptance”; and “The light we lacked.”-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educacionais específicas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais inclusivas-
Palavras-chave: dc.subjectBarreiras atitudinais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva - Política governamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Título: dc.titleInclusão no ensino superior: o olhar de acadêmicos com necessidades educacionais específicas sobre as barreiras atitudinais-
Título: dc.titleInclusion in higher education: the perspectives of university students with special educational needs on attitudinal barriers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.