A verbivocovisualidade em ato: aspectos teórico-metodológicos da filosofia bakhtiniana da linguagem

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Autor(es): dc.contributorPaula, Luciane de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLuciano, José Antonio Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:22:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:22:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312535-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/4301370177650518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312535-
Descrição: dc.descriptionResultado de desdobramento do nosso trabalho Mestrado (Luciano, 2021), no qual pensamos a concepção tridimensional da linguagem verbivocovisual na filosofia da linguagem bakhtiniana, nesta pesquisa, propomos refletir acerca da sua materialização a partir de três obras de três diferentes semioses, a saber, o quadro Composição VIII (1923), de Vassili Kandínski; o poema “Conversa sobre poesia com o fiscal de rendas” (1926), de Vladimir Maiakóvski; e a peça Sonata para piano op. 12 (1926), de Chostakóvich. A delimitação das obras se centrou em quatro critérios teórico-metodológicos: de um lado, autores pertencentes ao contexto russo-soviético do século e, de outro, que fossem representantes expressivos de cada uma das materialidades analisadas por nós (verbal, visual e sonora) ao mesmo tempo em que apresentassem uma interrelação artística em suas produções, dois critérios que nos permitiram chegar nos autores selecionados. Acrescenta-se ainda, para as obras, a necessidade de cada uma das criações artísticas fosse constituídas supostamente por uma única materialidade externa, além de terem sido concebidas na década de 1920 pelos autores, o que resultou na formação do corpus estabelecido acima. O objetivo é compreender e analisar como as dimensões verbivocovisuais da linguagem, identificadas e estudadas anteriormente por nós na filosofia da linguagem proposta pelo Círculo “Bakhtin, Medviédev e Volóchinov” (Vauthier, 2010), manifestam-se no ato enunciativo nas produções estéticas supracitadas, por meio da organização, articulação e interrelação tridimensional da linguagem em seu potencial valorativo na materialidade sígnica em vista da produção de sentido no ato enunciativo, expresso em dada construção arquitetônica, genérica. Para tanto, analisamos as três obras supramencionadas a partir do viés bakhtiniano e seu método dialético-dialógico (Paula et alii, 2011). Consideramos que tais obras tanto as estéticas quanto a proposição filosófica do Coletivo pensante B.M.V. revelam uma concepção filosófica e um princípio metodológico em voga na União Soviética da década de 1920 em torno do conceito de Slovo (palavra viva), que remete à ideia de linguagem enquanto criação/revelação/encarnação do ser e do mundo e está presente nas produções da época, constituindo uma agenda de pesquisa particular a este período, compartilhada de maneira geral pelos intelectuais pertencentes a esse contexto, a fim de se voltarem para a aspiração máxima do século de construção e consolidação do grande projeto que era a nova sociedade e homem soviéticos. A pertinência desta pesquisa caracteriza-se por lançar luz às concepções de linguagem, enunciado e aos fundamentos do e no Círculo (e a partir dele), bem como a proposição de uma nova abordagem nos estudos bakhtinianos no Brasil, a ampliação e atualização das possibilidades teórico-metodológicas nesta perspectiva para análises de produções verbivocovisuais contemporâneas em um contexto sócio-histórico marcado pelas novas tecnologias e recursos computacionais.-
Descrição: dc.descriptionAs a result of our Master’s thesis (Luciano, 2021), in which we think about the three-dimensional conception of the verbivocovisual language in the Bakhtinian philosophy of language, we propose for this research a reflection about the materialization from three works of different semiosis: Wassily Kandinsky’s Composition VIII (1923), Vladimir Mayakovsky’s Conversation with a tax collector about poetry (1926) and the Shostakovich’s Piano sonata op. 12 (1926). In order to delimit our research’s corpus, there was four theoretical-methodological criteria: on one hand, there was the need of authors from the 20th century Russian Soviet context and, on the other hand, authors who are expressive representatives of each materiality analysed by us (verbal, visual and sound). At the same time, the authors should represent an artistic interrelation in their works. Those were two criteria that led us to those artists. Furthermore, for the works, there was the need for each of the artistic creations to be supposedly constituted by a single external materiality, in addition to having been conceived in the 1920s by the authors, which resulted in the corpus formation established above. Our purpose is to comprehend and analyse how verbivocovisual language dimensions, identified and studied previously by us in the “Bakhtin, Medvedev, Voloshinov” Circle (Vauthier, 2010) language philosophy, manifest themselves in the aforementioned aesthetic productions, through the organization, articulation and three-dimensional interrelation of language in its evaluative potential in sign materiality in view of the production of meaning in the enunciative act, expressed in a given architectural, generic construction. For that, we analyze the three forementioned works through the Bakhtinian line of study and their dialetic-dialogical method (Paula et alii, 2011). We consider that these works, both the aesthetical ones and the thinking collective B.M.V.’s philosophical proposition, reveal a philosophical conception and a methodological principle in vogue in the 1920’s Soviet Union around the conception of Slovo (living word), which refers to the idea of language as the subject and the world’s creation/revelation/incarnation and also is present in that time’s production, creating a particular research agenda to this period of time shared in a general way by this context’s intellectuals in order to reach the maximum aspiration of the century of the great project’s construction and consolidation that was the new Soviet society and man. The relevance of this research is characterized by bringing light to the concepts of language, utterance and the foundations of and in the Circle (and from it), as well as the proposition of a new approach in Bakhtinian studies in Brazil, the expansion and updating of theoretical-methodological possibilities in this perspective for analyses of contemporary verbivocovisual productions in a socio-historical context marked by new technologies and computational resources.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCírculo 'Bakhtin, Medviédev, Volóchinov"-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectVerbivocovisualidade-
Palavras-chave: dc.subjectChostakóvich-
Palavras-chave: dc.subjectKandínski-
Palavras-chave: dc.subjectMaiakóvski-
Palavras-chave: dc.subjectKandinsky-
Palavras-chave: dc.subjectMaiakovsky-
Palavras-chave: dc.subject“Bakhtin, Medvedev, Voloshinov” Circle-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of Language-
Palavras-chave: dc.subjectVerbivocovisuality-
Palavras-chave: dc.subjectShostakovich-
Título: dc.titleA verbivocovisualidade em ato: aspectos teórico-metodológicos da filosofia bakhtiniana da linguagem-
Título: dc.titleVerbivocovisuality in act: theorical-methodological elements of the Bakhtinian philosophy of language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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