Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Helder João Arce | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:39:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:39:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312501 | - |
Descrição: dc.description | A Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem é um tema importante na Educação Física escolar, buscando sua legitimidade de várias maneiras. No Brasil, a avaliação na Educação Física tem um histórico de influência por diversas tendências pedagógicas e ainda enfrenta muitas indefinições no cenário educacional. O objetivo é analisar sob a perspectiva docente a aplicabilidade metodológica contemporânea para avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Física escolar. A pesquisa teve como base a abordagem quali-quantitativa caracterizada pela tendência descritiva. Os participantes dessa pesquisa foram selecionados por conveniência, sendo 23 professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental, e cinco gestores de ensino (coordenação e supervisão) na rede pública de ensino no município de Sidrolândia - MS. A pesquisa foi realizada em três etapas: levantamento bibliográfico, estudo de campo com questionário aos professores e entrevista, aos gestores, destinou-se as fases de análise e interpretação dos dados, tendo como enfoque a análise descritiva (frequência e porcentagem), e a Análise de Conteúdo Bardin (1977), com auxílio do software ATLAS.ti. 25. Os resultados evidenciaram que o processo avaliativo, no geral, está alinhado às diretrizes dos documentos educacionais e contempla práticas tradicionais e contemporâneas. Estratégias como avaliação diagnóstica, bimestral e formativa foram amplamente relatadas, também destaca a variedade de métodos avaliativos utilizados pelos docentes, a importância do feedback intencional como parte da rotina pedagógica. Os resultados quantitativos indicam que os professores percebem a Educação Física com um sentido pedagógico ampliado, promovendo saúde e competências socioemocionais, o que legitima a disciplina. No entanto, a análise qualitativa revela desafios estruturais e institucionais, como a desvalorização docente e a inadequação de recursos materiais, que contrastam com o reconhecimento do potencial da disciplina. Além disso, a baixa adesão discente e familiar, como fatores que comprometem a qualidade do ensino-aprendizagem, e a lacuna entre o discurso dos gestores e a realidade escolar evidenciam lacunas significativas de conhecimento quanto aos processos avaliativos das aulas de Educação Física. Diante dessas evidências, conclui-se que a avaliação em Educação Física depende tanto da dimensão didatico-pedagogicas quanto da dimensão procedimental-estrutural. É indispensável investir em condições materiais e em oportunidades de formação continuada, bem como fortalecer o envolvimento da comunidade escolar, a fim de garantir a legitimidade e a efetividade do processo avaliativo. Por fim, o Produto Educacional desenvolvido a partir da pesquisa demonstrou potencial para contribuir positivamente para a prática pedagógica e para novas reflexões e políticas públicas voltadas à avaliação em Educação Física escolar. | - |
Descrição: dc.description | The Assessment of the Teaching-Learning Process is an important topic in Physical Education at school, seeking its legitimacy in several ways. In Brazil, assessment in Physical Education has a history of influence by several pedagogical trends and still faces many uncertainties in the educational scenario. The objective is to analyze, from the teaching perspective, the contemporary methodological applicability for the assessment of the teaching-learning process in Physical Education at school. The research was based on the qualitative-quantitative approach characterized by the descriptive tendency. The participants of this research were selected by convenience, being 23 Physical Education teachers working in elementary education, and five teaching managers (coordination and supervision) in the public education network in the city of Sidrolândia - MS. The research was carried out in three stages: bibliographical survey, field study with questionnaire to the teachers and interview, with the managers, destined to the phases of analysis and interpretation of the data, focusing on the descriptive analysis (frequency and percentage), and the Bardin Content Analysis (1977), with the aid of the ATLAS.ti software. 25. The results showed that the assessment process, in general, is aligned with the guidelines of educational documents and includes traditional and contemporary practices. Strategies such as diagnostic, bimonthly and formative assessments were widely reported, and the variety of assessment methods used by teachers and the importance of intentional feedback as part of the pedagogical routine are also highlighted. The quantitative results indicate that teachers perceive Physical Education with a broader pedagogical meaning, promoting health and socio-emotional skills, which legitimizes the subject. However, the qualitative analysis reveals structural and institutional challenges, such as the devaluation of teachers and the inadequacy of material resources, which contrast with the recognition of the subject's potential. In addition, low student and family participation, as factors that compromise the quality of teaching and learning, and the gap between the discourse of managers and the school reality highlight significant knowledge gaps regarding the assessment processes of Physical Education classes. Given this evidence, it is concluded that assessment in Physical Education depends on both the didactic-pedagogical dimension and the procedural-structural dimension. It is essential to invest in material conditions and opportunities for continued training, as well as to strengthen the involvement of the school community, in order to guarantee the legitimacy and effectiveness of the assessment process. Finally, the Educational Product developed from the research demonstrated potential to contribute positively to pedagogical practice and to new reflections and public policies aimed at assessment in school Physical Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312502 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método misto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumento de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mixed method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment instrument | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Título: dc.title | Avaliação do processo ensino aprendizagem da educação física escolar: perspectiva docente no ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Assessment of the teaching-learning process of physical education at school: teaching perspective in elementary education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: