O discurso sobre protagonismo direcionado aos educadores e sua possível relação com as práticas de linguagem: uma análise dialógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Marina Célia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Daiane Pereira Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312488-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo analisar o signo “protagonismo” em enunciados oficiais e de formação continuada, direcionados aos professores e influenciados por diferentes esferas de atividade, de forma a observar os sentidos do referido signo em discursos pedagógicos brasileiros voltados para a disciplina de Língua Portuguesa. Com base nas atualizações ocorridas nos documentos e nos contextos sociais de educação, voltamos os nossos olhares para o processo de ensino/aprendizagem, com o objetivo específico de: 1) investigar sobre o sentido de protagonismo no corpus, ou seja, analisar quais são suas correlações e aproximações; 2) investigar se a noção de protagonismo está relacionada às práticas de linguagem trabalhadas na disciplina de Língua Portuguesa; e 3) discutir de que forma os fatores ideológicos contribuem para a imagem do sujeito-estudante no contexto didático-pedagógico brasileiro. Para tal análise, o trabalho pautou-se nos estudos de Bakhtin e seu Círculo, considerando as discussões dos comentadores a respeito da abordagem dialógica da linguagem. Os conceitos trabalhados para a mobilização da análise foram: diálogo, enunciado concreto, gênero do discurso, esfera de atividade, signo ideológico e tema e significação, analisando o corpus por meio de suas relações – como propõe a teoria bakhtiniana. Nesta pesquisa, analisamos: 1) os documentos oficiais federais/estaduais BNCC (Brasil, 2018a); DCRB (Bahia, 2022), PNLD (Brasil, 2017d, [2021b], [2024c]); Currículo em Ação – Caderno do Professor (São Paulo, 2023b); e 2) Curso de formação continuada do Educa Brasil de Linguagens e suas Tecnologias – “Protagonismo e projeto de vida para as juventudes”. Os resultados mostram que o signo “protagonismo”, na cadeia discursiva, está relacionado às noções de autonomia, autoria, criticidade, criatividade, empoderamento e projeto de vida. Além disso, pudemos observar também que o signo está diretamente atrelado às práticas de linguagem presentes na disciplina de Língua Portuguesa, sendo desenvolvidas a partir do trabalho com os gêneros do discurso e de forma contextualizada. Por fim, as análises ainda revelaram que os valores ideológicos a respeito do signo em questão ecoam uma bivocalidade discursiva nos documentos e no curso acerca do sentido de “protagonismo”, em que há uma influência de ideais que impulsionam uma ação coletiva de inclusão social e de vida participativa que está em embate com uma proposta de ascensão no mercado de trabalho, centrado no projeto individual de sucesso pessoal.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the sign “protagonism” in official and continuing education statements, directed at teachers and influenced by different spheres of activity, in order to observe the meanings of the referred sign in Brazilian pedagogical discourses focused on the Portuguese Language discipline. Based on the updates that occurred in the documents and in the social contexts of education, we turn our attention to the teaching/learning process, with the specific objective of: 1) investigating the meaning of protagonism in the corpus, in other words, analyzing its correlations and approximations; 2) investigating whether the notion of protagonism is related to the language practices worked on in the Portuguese Language subject; and 3) discussing how ideological factors contribute to the image of the subject-student in the Brazilian didactic-pedagogical context. For this analysis, the work was based on the studies of Bakhtin and his Circle, considering the discussions of the commentators regarding the dialogic approach to language. The concepts used to mobilize the analysis were: dialogue, concrete statement, discourse genre, sphere of activity, ideological sign, and theme and meaning, analyzing the corpus through their relationships – as proposed by Bakhtinian theory. In this research, we analyzed: 1) official federal/state documents BNCC (Brasil, 2018a); DCRB (Bahia, 2022), PNLD (Brasil, 2017d, [2021b], [2024c]); Currículo em Ação – Caderno do Professor (São Paulo, 2023b); and 2) Educa Brasil's continuing education course on Languages and Technologies – “Protagonism and life project for youth”. The results show that the sign “protagonism”, in the discursive chain, is related to the notions of autonomy, authorship, criticality, creativity, empowerment, and life project. Furthermore, we were also able to observe that the sign is directly linked to the language practices present in the Portuguese Language subject, being developed based on work with discourse genres and in a contextualized manner. Finally, the analyses also revealed that the ideological values regarding the sign in question echo a discursive bivocality in the documents and in the course regarding the meaning of “protagonism”, in which there is an influence of ideals that drive a collective action of social inclusion and participatory life that is in conflict with a proposal for ascension in the job market, centered on the individual project of personal success. Keywords: protagonism; teachers; official documents; training course; dialogic analysis of discourse.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.description2021/10774-0-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentos oficiais-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de formação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise dialógica do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonism-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectOfficial documents-
Palavras-chave: dc.subjectTraining course-
Palavras-chave: dc.subjectDialogic analysis of discourse-
Título: dc.titleO discurso sobre protagonismo direcionado aos educadores e sua possível relação com as práticas de linguagem: uma análise dialógica-
Título: dc.titleThe discourse about protagonism directed to educators and its possible relationship with language practices: a dialogic analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.