
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Nanci | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Thomás André Vendrame. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312478 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/4615614749400348 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-3941-7906 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312478 | - |
| Descrição: dc.description | A temática “Envelhecimento e diversidade sexual, na produção acadêmico-científica do Serviço Social”, é atual e possui uma relevância social, política e acadêmica. No tocante ao social, a comunidade LGBTI+ – enfrenta as piores consequências das expressões da questão social, como preconceito, abandono familiar, violência institucional e negligência nos serviços de saúde, educação e assistência nas quais se intensificam na velhice. Há ausência de dados oficiais sobre os processos de envelhecimento e velhice da população LGBTI+, bem como, nas produções acadêmico-científicas do Serviço Social. Na produção acadêmico científica do Serviço Social, acerca do envelhecimento e velhice da comunidade LGBTI+. A expectativa de vida dessa população é atravessada por fatores estruturais e simbólicos como preconceito, abandono familiar, violência institucional e negligência nos serviços de saúde, educação e assistência. Na questão política, observa-se que esta população vem envelhecendo, mas ainda sofrem com a invisibilização nas políticas públicas. A presente dissertação tem como objetivo geral, compreender e aproximar das produções acadêmico-científicas do Serviço Social, acerca dos processos de envelhecimento e velhice da comunidade LGBTI+. Partindo da constatação de que a população brasileira está envelhecendo rapidamente, essa transição demográfica vem ocorrendo de forma desigual, uma vez que é atravessada por determinantes sociais de classe, raça, gênero e sexualidade. Contudo, as produções acadêmico-científicas, ainda são incipiente no que diz respeito à velhice da comunidade LGBTI+, grupo que historicamente vem sofrendo tentativas de invisibilização e negação, constantemente ameaçados pela supremacia neoconservadora, fascista e heterocispatriarcal, presente no parlamento brasileiro, no qual cria normativas para restringir os acessos da comunidade às políticas públicas e sociais, bem como aos direitos sociais básicos. Para tanto, como se trata de uma pesquisa qualiquantitativa de natureza exploratória, adotou-se enquanto metodologia a revisão sistemática de literatura, com os resultados elaborados, a partir de ensaios teóricos, fundamentados e compreendidos a partir do método histórico-dialético. As fontes foram coletadas em bases acadêmicas e eventos significativos da área do Serviço Social, sem delimitação temporal. A compreensão dos dados, seguiu um protocolo rigoroso de inclusão e exclusão, priorizando produções que articulassem as categorias de velhice, processos de envelhecimento, sexualidade, identidade de gênero e Serviço Social. Os resultados revelaram lacunas significativas nas produções acadêmicocientificas sobre a temática, tendo em vista que as categoriais: sexualidade, gênero, processos de envelhecimento e velhice, são temas em constante construção, disputas e tensionamentos no campo do Serviço Social, embora o material apreendido ter apresentado esforços, resistências e crítica ao modelo socioeconômico hegemônico, propondo, diante da abertura pluralista da prática profissional, posicionamentos antirracistas, antipatriarcais e anti-LGBTIfóbicas. Conclui-se assim, a importância de incorporar esses debates, a partir do materialismo históricodialético, bem como da Gerontologia social-crítica, nas formações de graduação e pósgraduação em Serviço Social, por meio de oficinas, disciplinas específicas, eventos científicos, campos de estágios, entre outras ferramentas que possam incorporar elaborações críticas sobre os processos de envelhecimento e velhice em conjunto com a diversidade sexual e de gênero da classe trabalhadora e suas múltiplas expressões. | - |
| Descrição: dc.description | The theme “Aging and sexual diversity in the academic-scientific production of Social Work” is both current and socially, politically, and academically relevant. From a social perspective, the LGBTI+ community faces the harshest consequences of the expressions of the social question, such as prejudice, family abandonment, institutional violence, and neglect in health, education, and social assistance services—issues that are exacerbated in old age. There is a lack of official data on the aging processes and old age of the LGBTI+ population, as well as a scarcity of academic-scientific productions on this topic within Social Work. In the academic-scientific output of Social Work, regarding the aging and old age of the LGBTI+ community, life expectancy is affected by both structural and symbolic factors such as prejudice, family abandonment, institutional violence, and neglect in public services. On the political front, although this population is aging, it continues to suffer from invisibility in public policies. This dissertation aims to understand and engage with the academic-scientific production in Social Work related to the aging processes and old age of the LGBTI+ community. It starts from the recognition that the Brazilian population is aging rapidly, but this demographic transition is happening unequally, as it is shaped by social determinants such as class, race, gender, and sexuality. Nevertheless, academic-scientific productions remain incipient when it comes to old age within the LGBTI+ community—a group that has historically been subjected to attempts of invisibilization and denial, constantly threatened by a neoconservative, fascist, and heterocispatriarchal supremacy present in the Brazilian parliament, which enacts norms that restrict the community's access to public and social policies, as well as to basic social rights. As this is a qualitative and quantitative exploratory study, the chosen methodology was a systematic literature review. The results were developed through theoretical essays, grounded and understood from the historical-dialectical method. Sources were collected from academic databases and significant events in the Social Work field, without temporal restrictions. The data were interpreted following a strict inclusion and exclusion protocol, prioritizing works that addressed the categories of old age, aging processes, sexuality, gender identity, and Social Work. The results revealed significant gaps in the academic-scientific production on the subject, considering that the categories of sexuality, gender, aging processes, and old age are constantly under construction, dispute, and tension within the Social Work field. Despite this, the reviewed materials demonstrated efforts, resistance, and critique of the hegemonic socioeconomic model, proposing, in light of the pluralistic scope of professional practice, anti-racist, anti-patriarchal, and anti-LGBTIphobic stances. In conclusion, it is crucial to incorporate these debates—through the lens of historical-dialectical materialism and critical social gerontology—into undergraduate and graduate Social Work education. This can be achieved through workshops, specific courses, scientific events, internship fields, and other tools that foster critical reflections on the aging processes and old age in connection with the sexual and gender diversity of the working class and its multiple expressions. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade LGBTI+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção acadêmico-cientifica em Serviço Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico-dialético | - |
| Título: dc.title | Envelhecimento, diversidade sexual e de gênero na produção acadêmico-científica do Serviço Social. | - |
| Título: dc.title | Aging, sexual and gender diversity in the academic-scientific production of Social Work. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: