
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Camargo, Eder Pires de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Guilherme de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:48:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:48:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312451 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312451 | - |
| Descrição: dc.description | Parte da injustiça social de grupos explorados surge de como eles não são reconhecidos ou desprezados, o ensino de física necessita da representação dos grupos não-hegemônicos pois membros desses grupos entrarão em contato com a área no ensino básico e são possíveis candidatos a compor ela no ensino superior. Analisar se e como foi explorada a interseccionalidade utilizando os marcadores de etnia, cultura, gênero e sexualidade de eventos de ensino de física. A amostra analisada será composta de trabalhos de comunicação oral e painéis dos eventos científicos de 2009 até 2022, para isso será utilizado a base de dados da Sociedade Brasileira de Física, selecionando dela artigos que lidem com os temas de: etnia, gênero e sexualidade, com os artigos em mãos, será feito uma categorização dos mesmos, buscando retirar dados notáveis em comum. Ao fim, será feito uma análise qualitativa dos dados adquiridos, com o intuito de verificar a aplicação do conceito de interseccionalidade nos artigos. | - |
| Descrição: dc.description | Part of the social injustice faced by exploited groups stems from their lack of recognition or outright marginalization. Physics education needs the representation of non-hegemonic groups, as members of these groups encounter the field during basic education and may eventually join it in higher education. This study aims to analyze if and how intersectionality has been explored using markers of ethnicity, culture, gender, and sexuality within physics education events. The sample for analysis will consist of oral communications and posters presented at scientific events from 2009 to 2022, sourced from the Brazilian Physics Society database. Articles addressing topics such as ethnicity, gender, and sexuality will be selected. These articles will undergo categorization to identify notable commonalities. Finally, a qualitative analysis of the collected data will be conducted to examine the application of the concept of intersectionality in these articles. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Justiça social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
| Título: dc.title | Interseccionalidade sob o olhar da pesquisa no ensino de Física | - |
| Título: dc.title | Intersectionality through the lens of research in Physics education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: