Interseccionalidade sob o olhar da pesquisa no ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Eder Pires de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLima, Guilherme de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:48:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:48:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312451-
Descrição: dc.descriptionParte da injustiça social de grupos explorados surge de como eles não são reconhecidos ou desprezados, o ensino de física necessita da representação dos grupos não-hegemônicos pois membros desses grupos entrarão em contato com a área no ensino básico e são possíveis candidatos a compor ela no ensino superior. Analisar se e como foi explorada a interseccionalidade utilizando os marcadores de etnia, cultura, gênero e sexualidade de eventos de ensino de física. A amostra analisada será composta de trabalhos de comunicação oral e painéis dos eventos científicos de 2009 até 2022, para isso será utilizado a base de dados da Sociedade Brasileira de Física, selecionando dela artigos que lidem com os temas de: etnia, gênero e sexualidade, com os artigos em mãos, será feito uma categorização dos mesmos, buscando retirar dados notáveis em comum. Ao fim, será feito uma análise qualitativa dos dados adquiridos, com o intuito de verificar a aplicação do conceito de interseccionalidade nos artigos.-
Descrição: dc.descriptionPart of the social injustice faced by exploited groups stems from their lack of recognition or outright marginalization. Physics education needs the representation of non-hegemonic groups, as members of these groups encounter the field during basic education and may eventually join it in higher education. This study aims to analyze if and how intersectionality has been explored using markers of ethnicity, culture, gender, and sexuality within physics education events. The sample for analysis will consist of oral communications and posters presented at scientific events from 2009 to 2022, sourced from the Brazilian Physics Society database. Articles addressing topics such as ethnicity, gender, and sexuality will be selected. These articles will undergo categorization to identify notable commonalities. Finally, a qualitative analysis of the collected data will be conducted to examine the application of the concept of intersectionality in these articles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça social-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Título: dc.titleInterseccionalidade sob o olhar da pesquisa no ensino de Física-
Título: dc.titleIntersectionality through the lens of research in Physics education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.