A contribuição dos jogos educacionais para o processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOsti, Andréia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorZeule, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312450-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, o campo da alfabetização passou por mudanças significativas, abandonando abordagens tradicionais e mecânicas em favor de uma compreensão mais ampla da escrita como uma prática sociocultural complexa. No entanto, apesar dessas mudanças teóricas, muitas práticas de alfabetização ainda mantêm elementos tradicionais e negligenciam o ensino sistemático do funcionamento da escrita alfabética. Este trabalho examina a importância de integrar a dimensão linguística no processo de alfabetização e discute o potencial dos jogos como recursos didáticos. Busca entender como os jogos podem contribuir para a alfabetização e a formação de professores, enfatizando a necessidade de abordagens colaborativas e práticas diferenciadas na educação.-
Descrição: dc.descriptionIn recent decades, the field of literacy has undergone significant changes, abandoning traditional and mechanical approaches in favor of a broader understanding of writing as a complex sociocultural practice. However, despite these theoretical changes, literacy practices still retain traditional elements and neglect the systematic teaching of how alphabetic writing works. This text examines the importance of integrating the linguistic dimension into the literacy process and discusses the potential of games as teaching resources. Ongoing research seeks to understand how games can contribute to literacy and teacher training, emphasizing the need for collaborative approaches and effective practices in education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de brincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectPlay methodology-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Título: dc.titleA contribuição dos jogos educacionais para o processo de alfabetização-
Título: dc.titleThe contribution of educational games to the literacy process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.