Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osti, Andréia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Zeule, Ana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312450 | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, o campo da alfabetização passou por mudanças significativas, abandonando abordagens tradicionais e mecânicas em favor de uma compreensão mais ampla da escrita como uma prática sociocultural complexa. No entanto, apesar dessas mudanças teóricas, muitas práticas de alfabetização ainda mantêm elementos tradicionais e negligenciam o ensino sistemático do funcionamento da escrita alfabética. Este trabalho examina a importância de integrar a dimensão linguística no processo de alfabetização e discute o potencial dos jogos como recursos didáticos. Busca entender como os jogos podem contribuir para a alfabetização e a formação de professores, enfatizando a necessidade de abordagens colaborativas e práticas diferenciadas na educação. | - |
Descrição: dc.description | In recent decades, the field of literacy has undergone significant changes, abandoning traditional and mechanical approaches in favor of a broader understanding of writing as a complex sociocultural practice. However, despite these theoretical changes, literacy practices still retain traditional elements and neglect the systematic teaching of how alphabetic writing works. This text examines the importance of integrating the linguistic dimension into the literacy process and discusses the potential of games as teaching resources. Ongoing research seeks to understand how games can contribute to literacy and teacher training, emphasizing the need for collaborative approaches and effective practices in education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Título: dc.title | A contribuição dos jogos educacionais para o processo de alfabetização | - |
Título: dc.title | The contribution of educational games to the literacy process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: