
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Del-Masso, Maria Candida Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Laplechade, Andréa Vieira Siqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312447 | - |
| Descrição: dc.description | Este guia didático é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, de Presidente Prudente, que teve como objeto de estudo a Educação Inclusiva na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: os desafios docentes e as possibilidades formativas. A inclusão dos jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência, nos anos iniciais doensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vem fomentando reflexões sob o ponto de vista do professor regente. Somado a questionamentos relacionados às ações de políticas públicas para a formação continuada, a construção do novo currículo, as práticas pedagógicas, a participação da gestão, a interseção de parcerias e o apoio aos sujeitos da EJA, com ou sem deficiência, a proposta visa além da garantia de acesso à efetivação do aprendizado para todos progredirem em seus processos de escolarização, concebendo também a visibilidade e transformação social. Nesse sentido, a intenção deste Recurso Educacional foi servir como um material orientador para subsidiar o trabalho dos educadores e dos gestores na organização do currículo para a elaboração de práticas pedagógicas inclusivas junto à educação de jovens, adultos e idosos. O material foi elaborado em consonância às discussões sinalizadas pelos educadores durante o processo investigativo deste trabalho. O Recurso Educacional oferece uma proposta formativa para docentes e gestores, constituída por uma ação prática, com duração de 3 horas, para serem concretizadas de forma presencial e/ou on-line. Como complemento, o material apresenta sugestões sobre a formação de uma educação inclusiva junto às especificidades da EJA para dar subsídios à cultura inclusiva no ambiente escolar. O alicerce deste Recurso Educacional fundamenta-se pela pedagogia libertadora, pautada nos estudos da Pedagogia do Oprimido (Freire, 1979) que se refere a uma pedagogia crítica que tem compromissos com a libertação das classes oprimidas por intermédio de um trabalho em comunhão para sensibilização de forças, centrada na valorização do cotidiano, na realidade concreta a partir da alfabetização cultural. Além disso, o recurso soma-se aos estudos da Pedagogia da Autonomia (Freire, 2021) para construção de uma práxis educativa que estimule a leitura de mundo a fim de analisar criticamente a sociedade capitalista que estamos inseridos. | - |
| Descrição: dc.description | This teaching guide is the result of research conducted in the Professional Master's Program in Inclusive Education (PROFEI), at the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University (UNESP), in Presidente Prudente. The study focused on Inclusive Education in Youth, Adult, and Senior Education: teaching challenges and training possibilities. The inclusion of young people, adults, and seniors, with and without disabilities, in the initial years of elementary school in Youth and Adult Education (EJA) has fostered reflections from the perspective of the teacher. Along with questions related to public policy actions for continuing education, the development of the new curriculum, pedagogical practices, management participation, the intersection of partnerships, and support for EJA students, with and without disabilities, the proposal aims to guarantee access to effective learning so that everyone can progress in their schooling processes, also conceiving visibility and social transformation. In this sense, the intention of this Educational Resource was to serve as a guiding material to support the work of educators and administrators in organizing the curriculum for the development of inclusive pedagogical practices in the education of young adults, adults, and seniors. The material was developed in line with the discussions highlighted by educators during the research process of this work. The Educational Resource offers a training proposal for teachers and administrators, consisting of a practical activity lasting three hours, to be completed in person and/or online. In addition, the material presents suggestions on the development of inclusive education within the specificities of EJA to support an inclusive culture in the school environment. The foundation of this Educational Resource is based on liberatory pedagogy, based on studies of the Pedagogy of the Oppressed (Freire, 1979), which refers to a critical pedagogy committed to the liberation of oppressed classes through collaborative work to raise awareness of forces, centered on valuing everyday life and concrete reality through cultural literacy. Furthermore, the resource combines studies of the Pedagogy of Autonomy (Freire, 2021) to construct an educational praxis that encourages worldviews and critically analyzes the capitalist society in which we live. | - |
| Formato: dc.format | - | |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312446 | - |
| Relação: dc.relation | Educação inclusiva na educação de jovens, adultos e idosos: os desafios e as possibilidades formativas | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adultos e idosos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas docentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education for young people | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adults and the elderly | - |
| Palavras-chave: dc.subject | First years of elementary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational practices | - |
| Título: dc.title | Guia didático: possibilidade formativa para educadores e gestores da educação de jovens, adultos e idosos: anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: