
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Del-Masso, Maria Candida Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Laplechade, Andréa Vieira Siqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:46:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:46:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312446 | - |
| Descrição: dc.description | A Educação Inclusiva (EI) caracteriza-se como uma educação escolar que tem por finalidade atender todos os estudantes, assim como os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possuem ou não alguma deficiência, sujeitos que por um longo período foram excluídos do processo educacional por inúmeras questões. Entre as diferentes condições de exclusão podemos citar as de classe, gênero, etnia, idade e a própria condição de deficiência. Nessa perspectiva, esta pesquisa considera a problemática: Como vem se constituindo a inclusão das pessoas com ou sem deficiência na EJA, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas da rede municipal de Sorocaba, São Paulo, a partir de 2024? Quais as contradições, desafios e dificuldades do corpo docente em relação ao discente dentro desse contexto escolar? O objetivo geral consistiu em analisar a partir da ótica do professor regente das salas da EJA, nos anos iniciais do ensino fundamental, o impacto da condição desses estudantes, que apresentam ou não algum tipo de deficiência, no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa trouxe como objetivos específicos: estabelecer o perfil e a formação dos docentes que atuam nas classes da EJA; identificar as facilidades e dificuldades encontradas a partir da implantação do novo currículo pedagógico no município; elaborar um recurso educacional como suporte à prática docente. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, desenvolvida por revisão de literatura e estudo de caso realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba que possuem classes da EJA, com professores em exercício nas salas da EJA no ano de 2024. A pesquisa teve como referencial teórico básico os estudos de Paulo Freire e suas concepções que contribuem para a educação inclusiva junto aos estudantes da EJA. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo, a partir de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que na visão dos professores, o currículo apontou um caminho no processo de ensino e aprendizagem, porém ainda há uma dissonância entre as práticas curriculares e a gestão escolar. Assim, é imperativo que uma formação continuada direcionada às complexidades da EJA e da Educação Inclusiva seja oferecida aos educadores acrescido do fortalecimento de políticas públicas relacionadas a essa temática visando a efetiva materialidade de recursos e apoios aos docentes e à gestão escolar. A partir do estudo foi elaborado como Recurso Educacional, um material orientador para subsidiar o trabalho dos docentes na organização do currículo para a movimentação de práticas pedagógicas inclusivas. | - |
| Descrição: dc.description | Inclusive Education is characterized as a school education that aims to serve all students, as well as those in Youth and Adult Education (EJA) who may or may not have a disability, subjects who for a long period have been excluded from the educational process for numerous reasons. Among the different conditions of exclusion, we can mention those of class, gender, ethnicity, age and the condition of disability itself. From this perspective, this research considers the following problem: How has the inclusion of people with or without disabilities in EJA been established, in the initial years of elementary school, in municipal schools in a city in the interior of São Paulo, in 2024? What are the contradictions, challenges and difficulties of the teaching staff in relation to the students within this school context? The general objective was to analyze, from the perspective of the teacher in charge of the EJA classrooms, in the initial years of elementary school, the impact of the condition of these students, whether or not they have some type of disability, on the teaching and learning process. The research had the following specific objectives: to establish the profile and training of teachers who work in EJA classes; to identify the facilities and difficulties encountered after the implementation of the new pedagogical curriculum in the municipality; to develop an educational resource to support teaching practice. The research was carried out using a qualitative approach, with an exploratory objective, developed through a literature review and a case study carried out in schools of the Municipal Education Network of Sorocaba that have EJA classes, with teachers working in EJA classrooms in the year 2024. The research had as its basic theoretical reference the studies of Paulo Freire and his concepts that contribute to inclusive education among EJA students. For data analysis, the Content Analysis technique was used, based on Bardin (2016). The results showed that, in the teachers' view, the curriculum pointed the way in the teaching and learning process, but there is still a dissonance between curricular practices and school management. Therefore, it is imperative that continuing education focused on the complexities of EJA and Inclusive Education be offered to educators, in addition to strengthening public policies related to this topic, aiming at the effective materialization of resources and support for teachers and school management. Based on the study, an Educational Resource was developed, a guiding material to support the work of teachers in organizing the curriculum for the movement of inclusive pedagogical practices. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312447 | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adultos e idosos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education for young people | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adults and the elderly | - |
| Palavras-chave: dc.subject | First years of elementary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational practices | - |
| Título: dc.title | Educação Inclusiva na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: os desafios docentes e as possibilidades formativas | - |
| Título: dc.title | Inclusive Education in the Education of Young Peoples, Adults and Eldery People: teaching challenges and training possibilities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: