
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mayor, Mariana França Soutto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Henrique Nogueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:44:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:44:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312436 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312436 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho busca realizar um levantamento de peças de teatro infantil que abordem as temáticas afro-referenciada, com o principal objetivo de promover a representatividade negra e celebrar a cultura afro-brasileira entre as crianças. Em nossos estudos, acreditamos que fosse necessário revisitar a história do Teatro Negro e sobre a presença do negro nos palcos brasileiros, a fim de reforçar os trabalhos realizados por outros pesquisadores e pesquisadoras e para que pudéssemos ter mais embasamento na seleção das peças que foram escolhidas para compor nosso arquivo de teatro infantil negro. Realizamos um singelo panorama do teatro infantil brasileiro para entender melhor suas características e manifestações, contribuindo para que mais um trabalho se somasse as pesquisas sobre esse tipo de teatro, tão esquecido pelos pesquisadores. A partir do recorte de duas peças, “Bento Batuca” (2018) e “De mãos dadas com minha irmã” (2023), exemplificamos o que acreditamos ser representativo de um espetáculo de teatro infantil negro. Felizmente, essa investigação também identificou, em outros estados brasileiros, artistas, grupos e coletivos que vêm se debruçando na pesquisa da cena e realizando montagens de espetáculos direcionados para as infâncias, valorizando a cultura afro-brasileira e africana. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to survey children's theater plays that address Afro-referenced themes, with the main objective of promoting Black representation and celebrating Afro-Brazilian culture among children in the city of São Paulo. In our research, we believed it was necessary to revisit the history of Black Theater and the presence of Black people on Brazilian stages in order to reinforce the work done by other researchers and to provide us with a stronger foundation for selecting the plays that were chosen to compose our archive of Black children's theater. We conducted a brief overview of Brazilian children's theater to better understand its characteristics and manifestations, contributing to adding another study to the research on this type of theater, which has been largely neglected by scholars. From the selection of two plays, "Bento Batuca" (2018) and "De mãos dadas com minha irmã" (2023), we exemplified what we believe to be representative of a Black children's theater performance. Fortunately, this investigation also identified, in other Brazilian states, artists, groups, and collectives who have been focusing on researching this scene and producing performances aimed at children, valuing Afro-Brazilian and African culture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro infantojuvenil brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro negro - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte negra - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte afrobrasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afrobrasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte afrobrasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afrobrasileira | - |
| Título: dc.title | O teatro infantil negro na cidade de São Paulo: uma história não contada | - |
| Título: dc.title | Black children's theater in the city of São Paulo: an untold story | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: