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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Savanna da Rosa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Nathália Gomes Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:00:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:00:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312411 | - |
| Descrição: dc.description | O Turismo Pedagógico pode contribuir de maneira valiosa para o desenvolvimento de estudantes quando inserido nas didáticas de ensino das escolas. Embora não seja reconhecido como um segmento de forma expressiva, tem estado mais presente na prática escolar e entrando em discussões teóricas da área. E se tratando de políticas públicas ligadas ao turismo dentro do campo pedagógico, no Brasil elas são muito limitadas. Observa-se ações políticas com suporte de normatizações em alguns estados do país, as quais interagem, principalmente, nas áreas do turismo, educação e política e se realizam em diversas localidades. Particularmente no Estado de São Paulo, há cerca de 40 anos, foi desenvolvido o programa “Caravanas do Conhecimento” com descontinuidades políticas. Anos mais tarde, na sequência, denominado “Turismo do Saber”, e atualmente, com ações pontuais como veículos de educação, o turismo pedagógico se realiza. Com isso, estabelece-se a problemática da pesquisa: Onde o turismo pedagógico está sendo desenvolvido? Como o segmento vem sendo tratado nas normatizações? Esse segmento vem encontrando direcionamentos legais nas políticas públicas de turismo e de educação? Quais agentes implementam esse segmento de turismo? Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar a inserção do segmento de turismo pedagógico a partir das políticas públicas de turismo e educação considerando escolas públicas no Itaim Paulista em São Paulo/SP. Também, identificar direcionamentos legais nas políticas públicas para esse segmento; verificar os agentes que implementam esse segmento; investigar as normatizações voltadas para o turismo no setor de educação e as de turismo que tenham a educação como enfoque; foram os objetivos específicos. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa-descritiva, e a partir de levantamento, teve-se a pesquisa bibliográfica e documental buscando documentos de ordem jurídica oficiais, como leis, planos, projetos e programas governamentais com acesso público sobre normatizações nos âmbitos nacional e internacional. Também, a partir do estudo de caso foram aplicados questionários a fim de aferir as análises. Na análise dos resultados, foram identificados benefícios do turismo pedagógico relativo ao desenvolvimento da consciência cidadã do aluno, através do contato com os patrimônios históricos, culturais, ambientais, conforme reforçado por Silva (2015); a reafirmação da memória social e a valorização das peculiaridades regionais e locais, também vistas por Rubim (2010). Foi identificada que sua construção está baseada em atividades ligadas ao projeto pedagógico das escolas, que Matos (2012) denominou Estudo do Meio. A implementação do segmento está liderada pela administração de mulheres à frente das ações nas escolas e por instabilidade políticas nas ações de políticas públicas do governo estadual e municipal, não tendo um recurso específico para essas atividades. Já as dificuldades enfrentadas pelas escolas foram em relação aos recursos humanos e a descontinuidade de um auxílio financeiro para o desenvolvimento das propostas. Assim, considera-se que para o Turismo Pedagógico ter relevância, precisa ser visto como uma possibilidade de atividade complementar às atividades formais com normatizações que assegurem políticas públicas efetivas nos dois setores (turismo e educação). | - |
| Descrição: dc.description | Pedagogical Tourism contributes in a valuable way to the development of students, when it is within the teaching methods of schools. Even though it is not widely recognized as a segment, it has been more present in school practice and has been included in theoretical discussions in the area. When it comes to public policies related to tourism within the educational field, they are very limited in Brazil. Political actions supported by regulations can be observed in some states of the country, which interact mainly in the areas of tourism, education and politics and are carried out in various locations. Particularly in the state of São Paulo, about 40 years ago, the “Caravans of Knowledge” program was developed with political discontinuities, years later, it was renamed “Tourism of Knowledge”, and currently, with specific actions as educational vehicles, thus forming pedagogical tourism. Thus, the Research Problem is established: Where is pedagogical tourism being developed? How has the segment been treated in regulations? Has this segment found legal guidelines in public tourism and education policies? Which agents have implemented this tourism segment? In this context, the general objective was to analyze the insertion of the pedagogical tourism segment based on public tourism and education policies considering public schools in São Paulo/SP. Also, to identify legal guidelines in public policies for this segment; to verify the agents that implement this segment; to investigate external regulations for tourism in the education sector and those for tourism that have education as an approach; these were the specific objectives. The research was characterized as qualitative-descriptive, and from a survey, a bibliographic and documentary research was carried out searching on official legal documents, as laws, plans, projects and government programs with public access on regulations at the national and international levels. Also, based on the case study questionnaires were applied in order to compare the analyses. In the analysis of the results, benefits of Pedagogical tourism were identified in relation to the development of the student's civic awareness, through contact with historical, cultural and environmental heritage, as reinforced by Silva (2015); the reaffirmation of social memory and the appreciation of regional and local peculiarities, also seen by Rubim (2010). It was identified that its construction is based on activities linked to the schools' pedagogical project, which Matos (2012) called Environmental Study. The implementation of the segment is led by the administration of women leading the actions in the schools and by political instability in the actions of public policies of the state and municipal government, without specific resources for these activities. The difficulties faced by the schools were in relation to human resources and the discontinuation of financial aid for the development of the proposals. Thus, it is considered that for Pedagogical Tourism to be relevant, it needs to be seen as a possibility of complementary activity to formal activities with regulations that ensure effective public policies in both sectors (tourism and education). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo Pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Normatizações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Tourism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regulations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public Policies | - |
| Título: dc.title | Perspectivas do turismo pedagógico a partir das políticas públicas de estado: estudo de caso em escolas públicas no Itaim Paulista em São Paulo/SP | - |
| Título: dc.title | Perspectives on pedagogical tourism from state public policies: case study in public schools in Itaim Paulista in São Paulo/SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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