Efeito da atividade física sobre a atenção em crianças: uma revisão de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alexandre Gabarra de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCarreira, Gustavo Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:24:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:24:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312405-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo investigar e sintetizar as evidências científicas disponíveis sobre a relação entre a prática da atividade física e a capacidade de atenção em crianças que frequentam escolas. Para alcançar esse propósito, a equipe de pesquisadores utilizou a abrangente e conceituada base de dados Web of Science, pertencente à Clarivate Analytics, e a Pubmed, uma base de dados de investigação em biomedicina. A revisão da literatura foi conduzida seguindo critérios de seleção específicos, e os artigos selecionados foram analisados e sintetizados em termos de seus principais achados. A revisão da literatura permitiu identificar uma série de estudos que abordaram a relação entre a prática da atividade física e a atenção de crianças na escola. As evidências encontradas sugerem que a atividade física regular pode ter um efeito positivo na melhora da atenção de crianças em idade escolar. Diversas pesquisas abordaram o tema, apontando que a realização de atividades físicas, seja durante as aulas de educação física, nos momentos de recreação ou como parte de programas de intervenção específicos, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, incluindo a capacidade de atenção. Esses estudos revelaram que a atividade física contribui significativamente para o aprimoramento das funções cerebrais relacionadas à concentração e ao foco, tornando-as mais receptivas ao processo de aprendizagem. Além disso, verificou-se que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade nas crianças, fatores que frequentemente interferem negativamente na atenção e no desempenho acadêmico. Os resultados da presente pesquisa oferecem importantes subsídios para a comunidade acadêmica e escolar. Eles reforçam a necessidade de valorizar e promover a inclusão de atividades físicas em ambientes educacionais, tanto em contextos formais quanto informais, a fim de proporcionar um ambiente mais propício para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to investigate and synthesize the available scientific evidence regarding the relationship between physical activity and attention capacity in school-going children. To achieve this purpose, the team of researchers utilized the comprehensive and esteemed Web of Science database, owned by Clarivate Analytics, and Pubmed, a biomedical research database. The systematic literature review was conducted following specific selection criteria, and the selected articles were analyzed and synthesized in terms of their key findings. The literature review allowed the identification of a series of studies that addressed the relationship between physical activity and children's attention in school. The evidence found suggests that regular physical activity may have a positive effect on improving the attention of school-aged children. Various studies tackled the subject, indicating that engaging in physical activities, whether during physical education classes, recreational moments, or as part of specific intervention programs, plays a fundamental role in the development of children's cognitive abilities, including attention capacity. These studies revealed that physical activity significantly contributes to enhancing brain functions related to concentration and focus, making them more receptive to the learning process. Furthermore, it was observed that regular exercise can reduce levels of stress and anxiety in children, factors that often negatively interfere with attention and academic performance. The results of this research provide important insights for the academic and school community. They reinforce the need to value and promote the inclusion of physical activities in educational settings, both in formal and informal contexts, in order to create a more conducive environment for the cognitive and socio-emotional development of children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical activity-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-
Título: dc.titleEfeito da atividade física sobre a atenção em crianças: uma revisão de literatura-
Título: dc.titleEffect of physical activity on attention in children: a literature review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.