Aprendendo a divulgar a ciência produzida na própria universidade: um design voltado à formação de graduandos em Química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBego, Amadeu Moura-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorIerick, Isabela Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:05:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:05:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312397-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312397-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga o desenvolvimento de estudantes de graduação para a realização de atividades de Divulgação Científica (DC), com ênfase na produção de materiais com caráter extensionista, que visam aproximar o conhecimento científico da sociedade em geral. Reconhecendo a importância da DC como um instrumento fundamental para a socialização do conhecimento produzido na universidade, o estudo propõe uma abordagem formativa que combina aulas teóricas, palestras e atividades práticas voltadas para o desenvolvimento de competências comunicativas, compreensão crítica da ciência e da sua função social, além da construção da identidade dos estudantes como capazes de divulgar a ciência. O foco principal da formação está na capacitação dos estudantes para elaborar Textos de Divulgação Científica (TDC), reconhecidos como ferramentas eficazes para tornar o conhecimento acessível e compreensível a diferentes públicos, especialmente aqueles fora do meio acadêmico. Os TDC produzidos no âmbito deste projeto têm como base uma pesquisa científica sobre processos de oxidação e redução desenvolvida no Instituto de Química da UNESP, evidenciando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio da tradução do conhecimento acadêmico em linguagem acessível. A produção dos TDC é concebida não apenas como uma atividade acadêmica, mas como uma prática pré-extensionista, sendo que, uma vez posto em contato com seu público-alvo, o texto apresenta capacidade de ampliar o alcance social do conhecimento científico e contribui para a democratização da ciência. Ao longo da pesquisa, é analisado o percurso formativo dos estudantes, identificando os avanços no desenvolvimento de habilidades comunicativas, tais como clareza, adequação da linguagem e estratégias de engajamento do público. Além disso, a pesquisa destaca a reflexão crítica dos estudantes sobre o papel social da DC, fortalecendo a percepção da importância de uma comunicação ética, responsável e alinhada às necessidades sociais. Os resultados indicam que a formação oferecida, aliada à prática da produção de materiais extensionistas como os TDC, tem potencial de futuramente fortalecer a relação entre universidade e sociedade, ampliando o acesso ao conhecimento científico e fomentando uma cultura científica mais inclusiva e participativa.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the engagement of undergraduate students for engaging in Science Communication (SC) activities, with an emphasis on producing outreachoriented materials aimed at bridging the gap between scientific knowledge and society at large. Recognizing the importance of SC as a fundamental tool for the socialization of knowledge produced at the university, the study proposes an educational approach that combines theoretical classes, lectures, and practical activities focused on developing communicative competencies, critical understanding of science and its social role, as well as fostering students’ identities as capable science communicators. The core focus of the training lies in preparing students to write science communication texts, recognized as effective tools for making scientific knowledge accessible and understandable to diverse audiences, especially those outside academia. The TDC produced in this project are based on a scientific research study on oxidation and reduction processes developed at the Institute of Chemistry of UNESP, illustrating the articulation between teaching, research, and outreach through the translation of academic knowledge into accessible language. The production of these texts is conceived not merely as an academic activity, but as a pre-extensionist practice; once shared with a target audience, these texts have the potential to broaden the social reach of scientific knowledge and contribute to the democratization of science. Throughout the research, the students’ formative journey is analyzed, identifying progress in the development of communicative skills such as clarity, appropriate language use, and audience engagement strategies. Additionally, the study highlights students’ critical reflection on the social role of SC, reinforcing the perception of its importance as an ethical, responsible, and socially aligned form of communication. The results indicate that the training provided—alongside the practice of producing outreach materials like SCTs—holds the potential to strengthen the relationship between university and society, broaden access to scientific knowledge, and foster a more inclusive and participatory scientific culture.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectReação de oxidação-redução-
Título: dc.titleAprendendo a divulgar a ciência produzida na própria universidade: um design voltado à formação de graduandos em Química-
Título: dc.titleLearning to communicate science produced at the university: a design aimed at training undergraduate chemistry students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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