A interdisciplinaridade entre matemática e arte em uma atividade orientadora de ensino com figuras geométricas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Marisa da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Gisele Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:48:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:48:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312393-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa busca responder à seguinte questão: como uma organização de ensino com base na Atividade Orientadora de Ensino desenvolvida com o propósito interdisciplinar que relaciona Matemática e Arte, pode contribuir com o ensino dos conceitos de ambas as áreas do conhecimento? Diante desta questão, o objetivo de pesquisa é investigar a formação de conceitos geométricos e artísticos por meio do desenvolvimento de uma Atividade Orientadora de Ensino, elaborada com propósito interdisciplinar, com enfoque na visualização de figuras geométricas. A pesquisa é baseada nos pressupostos teóricos da interdisciplinaridade, da visualização, da perspectiva e da Atividade Orientadora de Ensino. Os procedimentos metodológicos seguem uma abordagem qualitativa, incluindo o estudo dos fundamentos teóricos e históricos fundamentais para esta investigação, bem como uma revisão bibliográfica, a organização do ensino no desenvolvimento de uma Atividade Orientadora de Ensino. Dentre as etapas, destacam-se a coleta de dados, por meio de gravações audiovisuais e das produções escritas dos estudantes, bem como da transcrição e organização desses dados para a análise. A realização da organização de ensino com base na Atividade Orientadora de Ensino junto a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de um município do interior do estado de São Paulo, permitiu a análise do potencial da interdisciplinaridade com a integração entre aspectos das áreas de Artes Visuais e Matemática por meio dos conceitos de perspectiva e visualização. Enquanto a Arte ampliou o repertório imagético dos estudantes, a Matemática forneceu a base conceitual para esse aprendizado. Uma proposta de Situações Desencadeadoras de aprendizagem configura-se como um produto educacional requisito do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to answer the following question: How can a Teaching-Guiding Activity, developed with an interdisciplinary approach that connects Mathematics and Art, contribute to the teaching of concepts in both areas of knowledge? Given this question, the research objective is to investigate the formation of geometric and artistic concepts through the development of a Teaching-Guiding Activity, designed with an interdisciplinary purpose and focused on the visualization of geometric figures.The research is based on theoretical principles of Interdisciplinarity, Visualization, Perspective, and the Teaching-Guiding Activity. The methodological procedures follow a qualitative approach, including the study of theoretical and historical foundations essential to this investigation, as well as a literature review and the development and implementation of the Teaching-Guiding Activity.Among the research stages, data collection was carried out through audiovisual recordings and students' written productions, followed by the transcription and organization of these data for analysis. The implementation of the Teaching-Guiding Activity with second-year elementary school students from a private school in a municipality in the interior of the state of São Paulo allowed for the analysis of the development of geometric and artistic concepts among the participants.The results revealed the potential of interdisciplinarity between Mathematics and Art, highlighting how this integration was essential for enhancing visualization skills and facilitating the understanding of plane geometric shapes and geometric solids. While Art expanded the students' imagetic repertoire, Mathematics provided the conceptual foundation for this learning process.As an educational product required by the Master's Program, a proposal for Learning-Triggering Situations was developed as part of this study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade orientadora de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-guided activity-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade entre matemática e arte em uma atividade orientadora de ensino com figuras geométricas-
Título: dc.titleInterdisciplinarity between mathematics and art in a teaching activity with geometric figures-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.