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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Katia de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelino, Eulalia Flores Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:53:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:53:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312383 | - |
Descrição: dc.description | Considerando o Projeto Político Pedagógico como um documento inclusivo, esta pesquisa aborda a necessidade de reconhecer o Público da Educação Especial até os cinco anos como sujeitos potentes, capazes e valorizados por suas diferenças. Tendo como base teórica para as práticas desenvolvidas na Educação Infantil do município de São Paulo, a Pedagogia Histórico Crítica, surgiu a seguinte questão: Como (re) elaborar o Projeto Político Pedagógico dos Centros e Escolas Municipais de Educação Infantil paulistanas de modo que esse documento normativo seja inclusivo e esteja disponível em prol de todas as crianças, entre elas as que são Público da Educação Especial? Nossos objetivos geral e específicos foram, respectivamente: avaliar a possibilidade de implementação do Projeto Político Pedagógico com um viés democrático, guiado por uma concepção inclusiva, e que essas perspectivas permaneçam na revisitação anual desse documento, conforme consta nas normativas de organização das unidades municipais de Educação Infantil paulistanas. Investigar o Projeto Político Pedagógico como um instrumento inclusivo e emancipatório às crianças da Educação Especial matriculadas nas unidades educacionais infantis da prefeitura de São Paulo. Compreender a concepção da educação inclusiva, institucionalizando tais ideias no Projeto Político Pedagógico. Identificar os elementos que os segmentos escolares selecionados forneceram e que podem indicar aspectos que delimitam ou contribuem com a inclusão efetiva das crianças Público da Educação Especial. E desenvolver um Recurso Educacional, utilizando duas tecnologias virtuais e dinâmicas, sendo eles: o Padlet e o Drive, pautados na escuta ativa e na participação coletiva, além de possibilitar a junção e disponibilização online de materiais legais e científicos para subsidiar a (re) construção desse documento normativo, ampliando os conhecimentos acerca da inclusão escolar. O percurso metodológico adotado foi o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa. Como referencial teórico, discutimos a inclusão do Público da Educação Especial matriculado na Educação Infantil por meio do Projeto Político Pedagógico, com base na Pedagogia Histórico-Crítica, ampliando o debate quanto ao desenvolvimento de uma educação emancipadora e equitativa. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a necessidade de fortalecer a gestão democrática e de promover um processo coletivo e dialógico de construção do Projeto Político Pedagógico. Revelou-se que a implementação de tecnologias digitais, como as do Recurso Educacional anteriormente citado, mostram-se essenciais para validar a presença do Público da Educação Especial. Assim, o Padlet e o Drive demonstraram ser ferramentas eficazes ao centralizar informações e promover colaboração entre a comunidade escolar. Por fim, destaca-se a urgência de se estabelecer uma teoria pedagógica explícita e uma atuação efetiva do Professor de Apoio à Inclusão, no intuito de que ele corrobore com o término da segregação que ainda permeia o cotidiano dos Centros e Escolas de Educação Infantil paulistanas. | - |
Descrição: dc.description | Considering the Political-Pedagogical Project as an inclusive document, this research addresses the need to recognize Children with Special Educational Needs up to five years old as potent, capable subjects valued for their differences. Based on the theoretical framework of practices developed in Early Childhood Education in the municipality of São Paulo and Historical-Critical Pedagogy, the following question arose: How to (re)elaborate the Political-Pedagogical Project of São Paulo's Municipal Early Childhood Education Centers and Schools so that this normative document is inclusive and available for the benefit of all children, including those with Special Educational Needs? Our general and specific objectives were, respectively: to evaluate the possibility of implementing the Political-Pedagogical Project with a democratic bias, guided by an inclusive conception, and for these perspectives to remain in the annual review of this document, as stated in the organizational norms of São Paulo's municipal Early Childhood Education units. We also aimed to investigate the Political-Pedagogical Project as an inclusive and emancipatory instrument for children with Special Educational Needs enrolled in São Paulo's municipal early childhood educational units; to understand the concept of inclusive education, institutionalizing such ideas in the Political-Pedagogical Project; to identify elements provided by the selected school segments that may indicate aspects that limit or contribute to the effective inclusion of children with Special Educational Needs. Finally, we aimed to develop an Educational Resource, utilizing two virtual and dynamic technologies: Padlet and Google Drive. This Educational Resource was based on active listening and collective participation, intended to enable the online combination and dissemination of legal and scientific materials to subsidize the (re)construction of this normative document, thereby expanding knowledge about school inclusion.The methodological approach adopted was hypothetical-deductive, with a qualitative approach. As a theoretical framework, we discussed the inclusion of Children with Special Educational Needs enrolled in Early Childhood Education through the Political-Pedagogical Project, based on Historical-Critical Pedagogy, expanding the debate on the development of emancipatory and equitable education. The results of this research evidenced the need to strengthen democratic management and to promote a collective and dialogical process in the construction of the Political-Pedagogical Project. It was revealed that the implementation of digital technologies, such as those of the aforementioned Educational Resource, proved essential to validate the presence of Children with Special Educational Needs in the document. Thus, Padlet and Google Drive demonstrated to be effective tools for centralizing information and promoting collaboration among the school community. Finally, the urgency of establishing an explicit pedagogical theory and effective action by the Inclusion Support Teacher is highlighted, with the aim that they corroborate with the end of the segregation that still permeates the daily lives of São Paulo's Early Childhood Education Centers and Schools. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312382 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil paulistana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political-pedagogical project | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Título: dc.title | O projeto político pedagógico na educação infantil paulistana: um documento em prol de uma educação especial na perspectiva inclusiva | - |
Título: dc.title | The political pedagogical project in early childhood education in São Paulo: a document in favor of special education from an inclusive perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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