Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marlene da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312378 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa a importância da formação continuada do Professor da Educação Especial (PEE) para a efetivação da inclusão escolar. Desenvolvido em um município do interior paulista, o estudo parte da constatação de que a formação inicial dos docentes ainda é insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva. Adotou-se uma abordagem qualitativa com apoio de dados quantitativos, estruturada em duas etapas metodológicas: a primeira consistiu em uma revisão bibliográfica e documental sobre legislação, políticas públicas e literatura científica; a segunda envolveu a aplicação de questionário semiestruturado, via Google Forms, a professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de identificar suas práticas, dificuldades e percepções sobre os processos formativos. Além disso, aplicou-se um questionário específico para a Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de descrever a estrutura e organização da própria rede municipal de ensino. Os resultados evidenciaram fragilidades como a ausência de critérios claros na seleção de materiais didáticos, a limitada articulação entre professores da sala comum e do AEE, e a escassez de formações práticas e contextualizadas. Como resposta a essas demandas, foi elaborado um guia de orientação pedagógica como produto educacional da pesquisa, contendo propostas e estratégias para o planejamento e o desenvolvimento de práticas inclusivas. Conclui-se que uma política estruturada, contínua e articulada de formação docente é fundamental para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência na escola regular, contribuindo significativamente para a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes the importance of continuing education for Specialized Educational Services (AEE) teachers in ensuring effective school inclusion. Conducted in a municipality in the state of São Paulo, the study starts from the premise that initial teacher training remains insufficient to meet the demands of inclusive education. A qualitative approach was adopted, supported by quantitative data, and structured in two methodological stages: the first included a bibliographic and documentary review on legislation, public policies, and academic literature; the second consisted of a semi-structured questionnaire administered via Google Forms to municipal school teachers to identify their practices, difficulties, and perceptions regarding training processes. Additionally, a specific questionnaire was directed to the Municipal Department of Education itself, aiming to describe the structure and organization of the municipal education network. The results revealed weaknesses such as the lack of clear criteria for selecting teaching materials, limited collaboration between regular classroom teachers and AEE professionals, and a shortage of practical and contextualized training. In response, a pedagogical guidance guide was developed as an educational product, offering proposals and strategies for planning and implementing inclusive practices. It is concluded that a structured, continuous, and coordinated teacher training policy is essential to ensure access, participation, and learning for students with disabilities in regular schools, significantly contributing to the consolidation of truly inclusive education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312379 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities | - |
Título: dc.title | A formação continuada de professores da educação especial para a educação inclusiva escolar | - |
Título: dc.title | Continuing educational of special educational teachers for inclusive school educational | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: