Brincar se aprende

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDel-Masso, Maria Candida Soares-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aline Cordeiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:24:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:24:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312371-
Descrição: dc.descriptionIlustração criando pelo canva-
Descrição: dc.descriptionEste material didático, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional- PROFEI, núcleo Presidente Prudente - SP, é fruto da pesquisa intitulada “ESTUDO SOBRE A CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: percepção das monitoras.” (Santos, 2025). O corpo infantil está em constante movimento e aprendizado, e esse movimento é essencial para a exploração do próprio corpo, a orientação motora, a interação social e as trocas significativas na educação infantil. A cultura corporal do movimento se estabelece como um espaço de aprendizagem, reforçando o papel fundamental da educação infantil como porta de entrada para a inclusão escolar. Jogos e brincadeiras são recursos essenciais para o desenvolvimento da identidade, da autonomia e das múltiplas linguagens das crianças, integrando-se de forma lúdica às práticas de cuidado e educação nessa fase. É urgente a criação de materiais didáticos que forneçam subsídios teóricos e metodológicos para a organização de um ambiente de aprendizagem onde bebês e crianças pequenas possam explorar o mundo por meio do movimento corporal. A escolha dos Jogos e Brincadeiras baseia-se na valorização da ludicidade e na construção de um ambiente acolhedor, inclusivo e participativo, evitando a exclusão e a inibição das crianças. Algumas dessas atividades foram desenvolvidas a partir da experiência pedagógica da autora, dialogando com a literatura sobre o tema. O objetivo é oferecer pistas e não propostas fechadas, sugestões que possa aguçar percepções sobre as vivências e experiências na educação infantil. É material que convida professores de Educação Física, Docentes Regulares, Auxiliares e Monitores a refletirem sobre suas práticas e sobre o direito das crianças de aprender, sentir e experimentar por meio do movimento.-
Descrição: dc.descriptionThis teaching material, linked to the Professional Master's Program in Inclusive Education in the National Network (PROFEI), Presidente Prudente - SP branch, is the result of research entitled "STUDY ON THE BODY CULTURE OF MOVEMENT WITH CHILDREN WITH DISABILITIES IN EARLY CHILDHOOD SCHOOLS IN A CITY IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SÃO PAULO: Perception of Monitors" (Santos, 2025). Children's bodies are in constant movement and learning, and this movement is essential for body exploration, motor orientation, social interaction, and meaningful exchanges in early childhood education. The body culture of movement establishes itself as a learning space, reinforcing the fundamental role of early childhood education as a gateway to school inclusion. Games and play are essential resources for the development of children's identity, autonomy, and multiple languages, integrating playfully into care and education practices at this stage. There is an urgent need to create teaching materials that provide theoretical and methodological support for organizing a learning environment where babies and young children can explore the world through body movement. The choice of Games and Play is based on the appreciation of playfulness and the creation of a welcoming, inclusive, and participatory environment, avoiding exclusion and inhibition of children. Some of these activities were developed based on the author's pedagogical experience, engaging with the literature on the subject. The objective is to offer clues, not closed proposals, suggestions that can sharpen perceptions about experiences in early childhood education. This material invites Physical Education teachers, regular teachers, teaching assistants, and monitors to reflect on their practices and on children's right to learn, feel, and experience through movement.-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312370-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectAprender-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporal-
Palavras-chave: dc.subjectTo play-
Palavras-chave: dc.subjectLearn-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectBody culture-
Título: dc.titleBrincar se aprende-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.