Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Del-Masso, Maria Candida Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Aline Cordeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312371 | - |
Descrição: dc.description | Ilustração criando pelo canva | - |
Descrição: dc.description | Este material didático, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional- PROFEI, núcleo Presidente Prudente - SP, é fruto da pesquisa intitulada “ESTUDO SOBRE A CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: percepção das monitoras.” (Santos, 2025). O corpo infantil está em constante movimento e aprendizado, e esse movimento é essencial para a exploração do próprio corpo, a orientação motora, a interação social e as trocas significativas na educação infantil. A cultura corporal do movimento se estabelece como um espaço de aprendizagem, reforçando o papel fundamental da educação infantil como porta de entrada para a inclusão escolar. Jogos e brincadeiras são recursos essenciais para o desenvolvimento da identidade, da autonomia e das múltiplas linguagens das crianças, integrando-se de forma lúdica às práticas de cuidado e educação nessa fase. É urgente a criação de materiais didáticos que forneçam subsídios teóricos e metodológicos para a organização de um ambiente de aprendizagem onde bebês e crianças pequenas possam explorar o mundo por meio do movimento corporal. A escolha dos Jogos e Brincadeiras baseia-se na valorização da ludicidade e na construção de um ambiente acolhedor, inclusivo e participativo, evitando a exclusão e a inibição das crianças. Algumas dessas atividades foram desenvolvidas a partir da experiência pedagógica da autora, dialogando com a literatura sobre o tema. O objetivo é oferecer pistas e não propostas fechadas, sugestões que possa aguçar percepções sobre as vivências e experiências na educação infantil. É material que convida professores de Educação Física, Docentes Regulares, Auxiliares e Monitores a refletirem sobre suas práticas e sobre o direito das crianças de aprender, sentir e experimentar por meio do movimento. | - |
Descrição: dc.description | This teaching material, linked to the Professional Master's Program in Inclusive Education in the National Network (PROFEI), Presidente Prudente - SP branch, is the result of research entitled "STUDY ON THE BODY CULTURE OF MOVEMENT WITH CHILDREN WITH DISABILITIES IN EARLY CHILDHOOD SCHOOLS IN A CITY IN THE INTERIOR OF THE STATE OF SÃO PAULO: Perception of Monitors" (Santos, 2025). Children's bodies are in constant movement and learning, and this movement is essential for body exploration, motor orientation, social interaction, and meaningful exchanges in early childhood education. The body culture of movement establishes itself as a learning space, reinforcing the fundamental role of early childhood education as a gateway to school inclusion. Games and play are essential resources for the development of children's identity, autonomy, and multiple languages, integrating playfully into care and education practices at this stage. There is an urgent need to create teaching materials that provide theoretical and methodological support for organizing a learning environment where babies and young children can explore the world through body movement. The choice of Games and Play is based on the appreciation of playfulness and the creation of a welcoming, inclusive, and participatory environment, avoiding exclusion and inhibition of children. Some of these activities were developed based on the author's pedagogical experience, engaging with the literature on the subject. The objective is to offer clues, not closed proposals, suggestions that can sharpen perceptions about experiences in early childhood education. This material invites Physical Education teachers, regular teachers, teaching assistants, and monitors to reflect on their practices and on children's right to learn, feel, and experience through movement. | - |
Formato: dc.format | - | |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312370 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | To play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learn | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body culture | - |
Título: dc.title | Brincar se aprende | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: