Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rumenos, Nijima Novello | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sancassani, Lívia | - |
Autor(es): dc.creator | Candido, Luís Fernando da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Piccolo, Rodrigo Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312367 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312367 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi realizado na Escola do Meio Ambiente (EMA) (22o55’23”S, 48o27’28”O), uma importante área de proteção e educação ambiental localizada no município de Botucatu/SP. Como principal objetivo, buscou-se desenvolver um material de apoio pedagógico para a identificação de espécies de microalgas e plantas sem sementes, voltado às trilhas interpretativas da EMA. No entanto, o guia pode ser adaptado e utilizado em diferentes contextos educacionais, em ambientes formais e não formais de ensino. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória das espécies, identificadas por meio de levantamento bibliográfico, observações de campo e revisão por especialistas da área. Como proposta de aplicação, busca-se inserir o guia didático em trilhas interpretativas do ensino fundamental - anos finais (6o ao 9o ano), para oferecer aos estudantes oportunidades de interação com o ambiente, construindo um conhecimento significativo por meio da sensibilização e reflexão acerca das espécies encontradas, proporcionando o contato direto com o ambiente natural e incentivando a participação ativa dos estudantes na coleta e identificação de espécies. | - |
Descrição: dc.description | The present work was carried out at the Escola do Meio Ambiente (EMA) (22°55'23"S, 48°27'28"W), an important area for conservation and environmental education located in the municipality of Botucatu, São Paulo, Brazil. The main objective was to develop pedagogical support material for the identification of microalgae and non-seed plant species, aimed at the interpretive trails of the EMA. However, the guide can be adapted and used in various educational contexts, including both formal and non-formal learning environments. The research is characterized as qualitative, with a descriptive and exploratory approach to the species, which were identified through bibliographic research, field observations, and expert review. As an application proposal, the guide is intended to be incorporated into interpretive trails for students in upper elementary school (6th to 9th grades), providing opportunities for interaction with the environment, promoting meaningful learning through awareness and reflection on the species encountered, enabling direct contact with nature, and encouraging active student participation in the collection and identification of species. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trilhas interpretativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microalgas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas sem sementes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
Título: dc.title | A construção de uma proposta didática através da elaboração de um guia sobre microalgas e espécies vegetais sem sementes encontradas na Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu | - |
Título: dc.title | Constructing a teaching proposal through the preparation of a guide on microalgae and seedless plant species found at the Botucatu Environmental School (EMA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: