
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Luca, Tania Regina de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Priscila Constantino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:04:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:04:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312361 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312361 | - |
| Descrição: dc.description | Inspirada pela história das mulheres e das relações de gênero, esta pesquisa aborda a formação e consolidação do campo historiográfico do cinema, com ênfase na produção cinematográfica das mulheres no cenário brasileiro. A tese é dividida em três momentos-chave: o primeiro versa sobre as mostras de cinema de mulheres e os artigos sobre cinema feitos por mulheres publicados no jornal Mulherio nas décadas de 1970 e 1980. O segundo momento se concentra nas teses e dissertações produzidas entre 1980 e 2023. Por último, a terceira etapa investiga o impacto das imagens na formação da memória e na construção do conhecimento histórico acerca do cinema produzido por mulheres. São analisados documentários como Mulheres de Cinema (1976), de Ana Maria Magalhães, O Cinema das Mulheres (2020), de Vanessa de Araújo Souza, e as séries Mulheres no Cinema (1993), de Lúcia Murat, As Mulheres no Cinema Brasileiro (2000), de Sonia Nercessian e Norma Bengell, e As Protagonistas (2021), de Tata Amaral. O objetivo central é compreender as principais contribuições teóricas e metodológicas da historiografia feminista para a história do cinema brasileiro e os desafios enfrentados com os arquivos nesse contexto. Além disso, pretende-se analisar como as obras e narrativas das mulheres influenciaram a memória coletiva a partir do debate com o movimento feminista. | - |
| Descrição: dc.description | Inspired by the women’s history and gender relations, this research examines the formation and consolidation of the historiographical field of cinema, focusing on women's film production in the Brazilian context. The study is divided into three key moments: the first addresses women's film festivals and articles on cinema written by women and published in the newspaper Mulherio in the 1970s and 1980s. The second phase focuses on dissertations and theses produced between 1980 and 2023. Finally, the third stage explores the impact of images on memory formation and the construction of historical knowledge regarding women's cinema. The research includes an analysis of documentaries such as Mulheres de Cinema (1976) by Ana Maria Magalhães, O Cinema das Mulheres (2020) by Vanessa de Araújo Souza, and the series Mulheres no Cinema (1993) by Lúcia Murat, As Mulheres no Cinema Brasileiro (2000) by Sonia Nercessian and Norma Bengell, and As Protagonistas (2021) by Tata Amaral. The primary objective is to understand the key theoretical and methodological contributions of feminist historiography to the history of Brazilian cinema and the challenges posed by archives in this context. Additionally, the study seeks to analyze how women's works and narratives have influenced collective memory in dialogue with the feminist movement. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 163791/2021-0 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia do Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção cinematográfica das mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento Feminista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women's film production | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Archives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminist movement | - |
| Título: dc.title | Cinema, audiovisualidades, mulheres e feminismos: trajetos para uma história | - |
| Título: dc.title | Cinema, audiovisualities, women, and feminisms: paths to a history | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: